Sobre a tembici

Quantas pessoas usam bicicleta no Brasil? Confira tudo sobre o assunto!

Atualizado em 05 abr. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

Diversas pessoas optam pelas bicicletas devido à praticidade de se deslocar para todos os lugares, sem ficar preso por horas no trânsito, e ainda economizar o dinheiro do combustível ou da corrida de aplicativo. Pensando nisso, já se perguntou quantas pessoas usam bicicleta no Brasil?

Com diversos benefícios para tornar o dia a dia mais fácil, o uso de bicicleta virou o principal meio de transporte sustentável de diversas pessoas. Por isso, confira a seguir quantas pessoas usam bicicleta no Brasil.

Afinal, quantas pessoas usam as bikes no Brasil?

Você já imaginou quantas bicicletas existem em todo o mundo? Segundo dados da Bicycle-Guider, há mais de 1 bilhão de bikes espalhadas por todos os países, com 40 milhões só no Brasil, em média. São muitas, não?

Pensando nisso, que parte da população utiliza as bicicletas na sua rotina? De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 7% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte principal.

Muitas pessoas ainda usam outros meios de transporte para percorrer as cidades, mesmo com as bicicletas oferecendo tantos benefícios. Afinal, ao pedalar, você economiza dinheiro, coloca seu corpo em movimento e ainda ajuda o meio ambiente.

Estados que registraram aumento das bikes

Uma pesquisa realizada pela Strava (aplicativo para Android e iPhone que permite registrar número de pedaladas, corridas e outras atividades físicas) mostrou que, em 2021, houve um aumento do uso das bicicletas em diversas cidades do país.

Curitiba foi a cidade onde houve o maior aumento do transporte da bicicleta, com o uso da bike 31% maior em comparação com 2019. Em segundo lugar, ficou a cidade do Rio de Janeiro, com uma elevação de 25%. Em seguida, vêm Porto Alegre, com 24%; Belo Horizonte, com 20%; e Florianópolis, com 16%.

Mercado de bicicletas no Brasil

Agora que já vimos quantas pessoas usam bicicleta no Brasil, que tal sabermos um pouco mais sobre o mercado de bicis? Será que houve um aumento da procura por bikes como indica a elevação do uso delas em algumas cidades do país?

O mercado de bicicletas no Brasil segue com tendência de alta em comparação com 2019. Houve um aumento de vendas de 118%, segundo os dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike).

As “bicicletas de entrada” foram as mais procuradas pelas pessoas. Consideradas ótimas para quem está começando agora no universo das bikes, elas são utilizadas para passeios, trilhas leves ou compromissos do dia a dia. 

Sendo assim, se você está buscando uma bici, as versões de entrada são excelentes. Já se você não quiser comprar uma bike, não se preocupe! As bicicletas compartilhadas são ótimas para quem quer mais praticidade no dia a dia.

Bikes compartilhadas

Para você que busca dinamizar sua rotina, as bikes compartilhadas bike Itaú são uma excelente opção e contam com diversos planos que cabem no seu bolso. Basta escolher o plano ideal em nosso aplicativo ou, se preferir, nos nossos autoatendimentos nas estações.

As bikes compartilhadas são as queridinhas das pessoas: já realizaram mais de 60 milhões de viagens em cidades da América Latina. Para chegar à estação mais próxima, basta consultar o nosso aplicativo e curtir sua pedalada!

Mulher encostada na parede com a bicicleta do lado.

Benefícios da bicicleta

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o uso de bicicletas no Brasil, fique por dentro das inúmeras vantagens das bikes nas diferentes rotinas, já que elas combinam perfeitamente com diversos cotidianos.

Pensando nisso, sabia que colocar o corpo em movimento traz diversos benefícios para nossa saúde, contribuindo para nosso bem-estar? Isso porque praticar exercícios físicos, como pedalar, traz mais disposição e ânimo às pessoas, além de melhores noites de sono.

Além disso, você já teve uma maior sensação de felicidade enquanto pedalava? Isso acontece porque andar de bicicleta entre 20 a 30 minutos por dia aumenta a produção de duas substâncias químicas no nosso corpo: serotonina e dopamina.

Portanto, as bikes são uma excelente escolha para você que deseja colocar seu corpo em movimento. Lembre-se de que elas também ajudam a economizar e contribuem para a diminuição de gases poluentes!

Conheça um pouco mais sobre o universo das bicicletas

Gostou de saber quantas pessoas usam bicicleta no Brasil? Então, não deixe de conferir outros conteúdos desenvolvidos especialmente para você. Aproveite e fique por dentro das nossas incríveis dicas, você não pode perder!