Sobre a tembici

Qual é o melhor kit de ferramentas para bike? Esteja preparado para as situações

Atualizado em 01 jun. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Mesmo fazendo a inspeção básica na bici antes de iniciar a pedalada, é comum realizar algum reparo de emergência durante o percurso. Caso essa situação ocorra, é preciso estar preparado. Para isso, entenda qual é o melhor kit de ferramentas para bike.

Com um kit de ferramentas completo, você estará preparado para qualquer situação e não deixará que algum imprevisto atrapalhe sua pedalada. Desenvolvemos um conteúdo completo para você entender qual é o melhor kit de ferramentas para bike. Confira!

Partindo do início: por que é importante ter um kit de ferramentas?

Para as pessoas que realizam tanto pedaladas de curto percurso quanto para as de longo trajeto, é importante ter um kit de ferramentas. Isso porque, caso aconteça de  alguma peça da sua bike se soltar ou a correia sair do lugar, por exemplo, você estará preparado.

Além disso, com as ferramentas, você mesmo pode ajustar o imprevisto e continuar a pedalar tranquilamente. Caso não esteja com seu kit, será necessário pedir ajuda de alguém.

Lembre-se de que mesmo ajustando a bicicleta, é importante levá-la para uma inspeção e verificar se o problema não irá acontecer novamente. Afinal, não queremos mais imprevistos acontecendo com a bike, não é mesmo?

Kit básico

Você, que ainda não tem um kit para ciclismo, não precisa se preocupar. Comece com o kit básico e, com o passar do tempo, complemente-o com outras ferramentas. A primeira peça que você deve ter é uma bolsa de selim. Escolha o tamanho que comporte pelo menos duas câmaras de ar.

Também é importante ter em seu kit básico o canivete de chaves Allen, conhecido também como Multitool ou Multi Ferramenta. Esse é um produto essencial para as pedaladas. Alguns deles, além de várias chaves Allen, trazem a Philips, fenda e chave Torqx.

Uma espátula resistente é outra ferramenta obrigatória. Lembre-se de fazer um teste em casa para ver se ela aguenta a desmontagem e montagem dos pneus que você usa.

Por último, é preciso ter um kit de cola, remendo e lixa. Uma dica é verificar o estado da cola antes de iniciar a pedalada, já que, com o tempo, é possível que ela resseque ou evapore.

Ferramentas para bicicleta.

Kit intermediário

Para você, que deseja estar preparado para todas as possíveis situações, é importante contar com o kit intermediário antes de realizar a pedalada. A primeira ferramenta é a chave de pedal. Quanto maior o seu cabo, mais fácil será a remoção dos pedais. Confira outras ferramentas:

  • limpador de correntes;
  • jogo completo de chaves Allen;
  • chave de corrente;
  • chave de raios;
  • chave-inglesa;
  • bomba de suspensão;
  • torquímetro.

Além disso, para deixar seu kit intermediário de ferramentas para bicicleta completo, opte por levar o medidor de desgaste da corrente, ideal para acompanhar o estado da corrente, e o selante.

Por último, não devemos esquecer do kit de remendo para tubeless, perfeito para fazer o reparo do pneu quando o selante não tapar um furo.

Kit avançado

Para você, que não quer deixar nada abalar sua pedalada, o kit para bike elétrica motorizado ou normal-avançado é o ideal. Nele, você terá todas as ferramentas necessárias. Inclua as seguintes ferramentas no seu kit avançado

  • chaves para cone dos cubos de 13 a 19 mm;
  • cavalete;
  • sangrador de freio;
  • extrator de pedivela;
  • jogo de chaves fixa de 8 a 17 mm;
  • chave Allen de 8mm com cabo longo;
  • chave-inglesa grande;
  • sacador de movimento central;
  • chave para caixa de direção Head Set;
  • chaves de boca de diversos tamanhos.

Portanto, agora você está ciente de qual é o melhor kit de ferramentas para bike. Escolha o ideal para o seu dia a dia e curta suas pedaladas mais tranquilo e pronto para qualquer ocasião.

Dica

Além das ferramentas, para garantir um melhor desempenho da bicicleta, opte por levar alguns produtos para lubrificação e limpeza de sua preferência. Assim, você estará completamente pronto para qualquer pedalada.

Cuidados necessários com a manutenção da bike

A manutenção preventiva pode ser feita em casa, pelo próprio ciclista, evitando que os problemas se acumulem e o investimento nos reparos seja ainda maior. Para isso, tenha em mente as três etapas principais da manutenção com a bicicleta: limpeza, lubrificação e ajustes necessários.

Essas etapas previnem que a bike se desgaste com maior facilidade e permite o melhor desempenho da bici nas pedaladas. Além disso, tenha um cantinho em sua residência próprio para a bicicleta, que fique fechado, limpo e protegido da chuva. Assim, você evita que os agentes corrosivos estraguem o metal da bici.

Veja outros conteúdos semelhantes sobre as bicicletas

Após saber um pouco mais sobre qual é o melhor kit de ferramentas para bike, você não pode deixar de conferir nossas dicas exclusivas sobre o universo das bicicletas. Aproveite sua visita e conheça nossos maravilhosos planos, feitos para caberem perfeitamente no seu bolso. Confira!