Sobre a tembici

Qual é o melhor freio para bicicleta? Descubra o ideal para sua bike

Atualizado em 06 abr. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Para a bike ter maior durabilidade e proporcionar mais segurança a você e a todos que estão no trânsito, é preciso garantir que ela tenha os acessórios essenciais, como freios. Pensando nisso, vamos falar sobre qual é o melhor freio para bicicleta.

Os freios estão entre os itens mais importantes no conjunto de uma bicicleta e há diferentes modelos para as diversas categorias de bikes. Por isso, é preciso entender qual é o melhor freio para bicicleta que você possui. Desenvolvemos um conteúdo completo sobre o assunto, confira a seguir.

A importância dos freios

Os freios são essenciais para prevenir acidentes no trânsito, trazendo uma maior segurança para todos. Afinal, deslocar-se pelos centros urbanos sem esse acessório seria quase impossível, não é mesmo?

Além disso, os freios contribuem para a durabilidade das bicicletas. Por isso, apesar de ser um acessório básico na bike, é preciso verificar se o tipo escolhido é o ideal para a sua e se certificar da qualidade do produto.

Conheça os tipos de freios para bicicletas

Assim como as bikes são desenvolvidas para diferentes necessidades das pessoas, como mobilidade urbana, trilhas, esporte e outras categorias, há diversos tipos de freios no mercado. Existem bicis com diferentes estruturas, que trazem maior conforto para cada tipo de trajeto.

Sendo assim, para diferentes bicis e finalidades, também é preciso apresentar freios específicos. Veja quais são os tipos deste acessório, como eles funcionam nas bikes e qual é o melhor freio para bicicleta, na sequência.

Freio a disco hidráulico

O freio a disco hidráulico é um dos mais queridinhos no mercado, porque conta com um sistema que possui a força necessária para diminuir a velocidade com mais facilidade, sem exigir quase nenhum esforço. Além disso, mesmo estando em alta velocidade, com este acessório, as rodas não travam.

Nos freios hidráulicos, o manete conta com um reservatório de óleo que passa por conduítes, transferindo a energia aplicada pelo acessório para as pastilhas. Então, lembre-se que a troca do óleo deve ser realizada periodicamente por profissionais.

Freio a disco mecânico

A principal vantagem do freio a disco mecânico, em comparação com o modelo tradicional, é que as patilhas não entram em contato com o aro da bicicleta. A manutenção deste acessório também é mais barata que a do modelo hidráulico e pode ser feita pela própria pessoa.

O freio a disco mecânico funciona da seguinte forma: a frenagem é acionada por cabos de aço, passando dentro do conduíte até chegar à pinça, também chamada de cáliper. Assim, acionam-se as patilhas, que pressionam os rotores ou discos, presos na roda da bicicleta, fazendo ela frear.

Freio de bicicleta.

Freio Cantilever

O modelo de freio Cantilever é muito encontrado em bicicletas mais antigas. Para utilizá-lo, é preciso aplicar mais força, além de apresentar algumas dificuldades no momento de regular o sistema.

Esse sistema de freio é bastante simples em comparação com os demais. Os cabos de aço saem do manete e puxam um mecanismo em forma de V, que também é composto por outro cabo. Dessa maneira, eles puxam as pastilhas contra o aro da bike, realizando a frenagem.

Freio V-Brake

Evoluindo dos freios Cantilever, os V-Brake possuem um sistema de freios com um cabo de aço que sai diretamente do manete e adiciona os dois braços das pastilhas, pelas laterais, contra o aro da bicicleta. Com uma geometria em forma de alavanca, este acessório exige menos força para a frenagem.

Freios roller brake

Os freios roller brake, também conhecidos como rolete ou tambor, são muito utilizados em bikes urbanas. Eles são vantajosos, pois necessitam de manutenção e regulagem menos frequentes, e são mais resistentes ao tempo.

Este modelo de freio traz um sistema que conta com três marchas internas (dentro do cubo traseiro): o Nexus. Além disso, geralmente, quanto maior for o tambor, mais forte é a capacidade de frenagem da bicicleta.

Bike Itaú

A bike Itaú cabe em diversas rotinas e traz mais praticidade para o dia a dia das pessoas. Pensando nisso, para tornar os trajetos ainda mais agradáveis, as laranjinhas contam com os freios roller brake, ideais para utilizar nos centros urbanos.

Qual é o modelo de freio ideal para minha bike?

Com tantos modelos de freios para bicicleta, é comum ter dúvidas sobre qual é o melhor para sua bici. Assim, é importante ressaltar que o acessório ideal vai depender do seu tipo de bicicleta e da sua finalidade ao usá-la.

Para quem utiliza as bikes dentro na cidade, os freios roller brake, V-Brake ou outros modelos de alumínio são os ideais. Isso porque eles não precisam de manutenção muito frequente, são precisos, leves e ideais para o dia a dia.

Se você utiliza a sua bicicleta para fazer trilhas, os freios mais indicados são as versões a disco. O mecânico é ideal para os iniciantes enquanto o hidráulico, para as pessoas que fazem trajetos mais longos e pesados.

Confira outros conteúdos sobre acessórios para bicicleta

Após conhecer um pouco mais sobre qual é o melhor freio para bicicleta, é importante também estar por dentro de outros acessórios para bike que podem facilitar seu dia a dia. Por isso, aproveite para conferir outros conteúdos semelhantes a este aqui no nosso blog!