Sobre a tembici

Qual é o melhor farol para bike? Saiba como escolher a iluminação correta

Atualizado em 15 jun. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Ao pedalar à noite, precisamos enxergar o trajeto e sinalizar para os demais veículos e pedestres que há alguém pedalando por aquele local. Para isso, é preciso escolher a iluminação correta e saber qual é o melhor farol para bike.

O farol é um acessório muito importante para quem gosta de pedalar à noite. Por isso, para você escolher qual é o melhor farol para bike e curtir ainda mais as pedaladas noturnas, desenvolvemos um guia repleto de dicas e recomendações necessárias. Confira!

Qual é a importância do farol?

Diferentemente da lanterna, o farol conta com maior iluminação, sendo perfeito para trajetos mais escuros. A importância dele nas bicicletas é clarear o caminho escolhido pelo ciclista, facilitando a visualização dele e dos demais veículos ou pedestres que estão na via.

O farol é necessário na bicicleta, seja para treinos, seja para trilhas ou deslocamentos pela cidade. Afinal, para ter uma pedalada agradável, é necessário enxergar o caminho percorrido, não é mesmo?

Tudo o que você precisa saber sobre os faróis

Antes de escolher qual é o melhor farol para bike, é preciso entender um pouco mais sobre esse acessório tão importante. Muitas vezes, encontramos algumas especificações no produto, como lux, lúmen, candela e watts, mas você sabe o que cada uma delas representa no farol?

O lúmen é o valor referente à quantidade de luz emitida pelo farol. Por isso, se você se pergunta “qual é ao farol de bike mais potente?”, saiba que: quanto maior for o lúmen, maior é a iluminação do trajeto. Já lux é a quantidade de luz de acordo com a área (m²).

Além disso, a candela é a unidade da intensidade luminosa, que indica a quantidade de luz emitida em uma determinada direção do feixe. Por último, vêm os watts, a potência elétrica, que determina a quantidade de energia que o acessório vai consumir.

Tipos de faróis

Há uma diversa variedade de farol para bicicleta no mercado com muitas diferenças, como intensidade da luz, alcance da iluminação, tipo de carregamento, materiais, tipos de fixação e muito mais.

Sendo assim, ao escolher farol para bike, opte por aquele que mais atende suas necessidades. Por exemplo, se você busca uma iluminação para trilhas, busque faróis mais potentes. Confira alguns modelos.

Farol dinâmico

Muito comum nas bicicletas, o farol dinâmico acende conforme o ciclista pedala. Alguns modelos contam com um tempo de espera e, em média, levam 90 segundos para desligar quando a pessoa para de pedalar. Por isso, quando estiver esperando no semáforo, você não precisa se preocupar.

Farol com lâmpada LED

Com excelente custo-benefício, o farol de LED é muito querido por diversos ciclistas. Isso porque, além de ser um pouco mais barato em comparação aos demais, ele conta com uma iluminação eficiente.

Farol com LED de alta potência

Ideal para quem deseja pedalar por trajetos mais escuros, o farol para bike com LED de alta potência ilumina o caminho de forma eficaz para o ciclismo. Contudo, o acessório também consome mais bateria. Por isso, na grande maioria das vezes, é preciso recarregá-lo com maior frequência.

Farol LED com alto brilho

O farol LED com alto brilho, diferentemente dos demais, conta com uma iluminação menor do trajeto, já que tem uma tecnologia um pouco mais antiga. Por isso, se você não vai pedalar por caminhos muito escuros, ele pode ser uma excelente opção.

Homem com a bicicleta.

Material dos faróis

Grande parte dos modelos de farol de bicicleta é produzida com LED, que conta com ótimo custo-benefício, maior durabilidade de carga e iluminação intensa. Contudo, há faróis de outros materiais, como luzes halógenas, ou seja, geradas a partir de um processo químico.

Além disso, há modelos desenvolvidos com materiais à prova d’água, ideais tanto para ciclistas que fazem trilhas em locais com temperaturas variáveis quanto para quem utiliza as bicis para se deslocar pela cidade. Isso garante que o farol não estrague.

Benefícios de optar pela bike

Como a bicicleta é o principal meio de transporte sustentável, ao optar por ela para se deslocar, você também ajuda o meio ambiente, contribuindo para a não emissão de gases poluentes que causam o efeito estufa e as chuvas ácidas.

Além disso, as bikes são extremamente econômicas, já que não precisam ser abastecidas com combustíveis fósseis e contam com manutenção e seguros mais baratos que os demais veículos motorizados.

Por último, as bicis contribuem para nossa saúde. Isso porque, ao pedalarmos, estamos praticando atividade física, que contribui para melhores noites de sono, fortalecimento muscular e muitos outros benefícios.

Conte com a bike Itaú

Após saber um pouco mais sobre qual é o melhor farol para bike, você não pode deixar de ver nossas incríveis dicas para pedalar à noite. Aproveite sua visita e confira nossos incríveis planos: são diversas opções que se encaixam perfeitamente na sua rotina. Venha conferir!