Sobre a tembici

Descubra qual é a melhor suspensão para bike

Atualizado em 23 jun. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Chegou a hora de fazer a manutenção e você está em dúvida sobre qual é a melhor suspensão para bike? Realmente, não é fácil tomar essa decisão, por isso a bike Itaú vai ajudar você a escolher a melhor peça para sua companheira de duas rodas.

No mercado, existem diversos tipos de suspensão para bicicleta, e cada um traz resultados diferentes. Continue a leitura e entenda melhor como funciona a suspensão e quais são os modelos disponíveis no mercado.

Para que serve a suspensão de bike?

Para ter êxito nesta tarefa, é importante entender para que serve a suspensão, assim fica mais fácil escolher o modelo certo para a sua bicicleta. Em primeiro lugar, você precisa saber que o papel desse componente é deixar o pedal muito mais confortável.

A suspensão localizada na parte dianteira amortece os impactos provocados por terrenos irregulares. Sem o amortecedor de bike, seus passeios na cidade ou no campo não seriam agradáveis como certamente são. Por isso, é fundamental saber qual é a melhor suspensão para bike.

Confira modelos de suspensão para bicicleta

A seguir, vamos conhecer alguns modelos de suspensão de bike mais usados e aprender um pouco sobre eles. Dessa forma, você pode definir qual é a melhor suspensão para bike e fazer uma compra mais assertiva.

Molas

As molas são o tipo de suspensão mais comum, mas apresentam algumas limitações na função. A primeira delas é causar uma movimentação de sobe e desce mais intensa que a normal, porque elas não controlam a contração e a retração.

Por outro lado, elas podem ser personalizadas de acordo com a necessidade do ciclista. Portanto, tem como regular a suspensão da bike de acordo com o peso do dono: quanto mais massa corporal tiver, maior deve ser a resistência da peça.

Hidráulica

Quem entende de mecânica de bikes sabe que a suspensão hidráulica é a melhor, por ser composta por muitos ajustes e calibragens para tornar as pedaladas ainda mais confortáveis.

Com ela, é possível vencer percursos íngremes, já que há um sistema que trava. Além disso, ela pode ser calibrada de acordo com o peso do ciclista e os impactos do solo. Por último, a suspensão hidráulica traz mais controle sobre o guidão, mais uma informação importante para você saber qual é a melhor suspensão para bike.

Elastômeros

Embora seja um modelo já defasado, por isso mais difícil de encontrar no mercado, vale a pena apresentá-lo. Os elastômeros são um tipo mais leve e menos caro, portanto também uma boa alternativa.

Elastômero é o nome dado à borracha de poliuretano que compõe o sistema de funcionamento dessa suspensão. Essas borrachas têm a função de amortecer o impacto sofrido pela bike.

Homem andando de bicicleta.

Suspensão a ar e óleo

É uma ótima opção para quem adora pedalar longos percursos e, para isso, precisa de uma bike que tenha mais desempenho nas estradas. Nada é melhor que contar com uma boa mecânica ao longo de viagens mais atrevidas.

Então, como ela funciona? Basicamente, a câmara de ar fica alojada na chamada canela esquerda, e o óleo, no lado direito. O ar faz o papel da mola, trazendo mais estabilidade e estrutura para a bicicleta.

Suspensão para bike aro 29

A suspensão para bike aro 29 é projetada para ciclistas que querem o pedal eficiente com alta performance. Ela apresenta materiais de alta tecnologia, com inovação de travas, lubrificação e outros recursos de ponta.

Suspensão para bike aro 26

A suspensão para bike aro 26 possibilita a regulagem de intensidade da mola, além de travar o sistema, transformando a mola em um garfo rígido. Ainda há alguns modelos que acionam a trava do guidão. Essas características são ideais para pedalar nas montanhas.

Aprenda como regular a suspensão da sua bike

Caso você não tenha condições financeiras ou simplesmente não queira investir em uma nova suspensão para sua bike, mas chegou o momento de melhorá-la, confira as dicas sobre como regular a suspensão da bike, a seguir.

A regulagem só é possível em bicicletas com suspensão de ar. O mecanismo funciona a partir da compressão que altera o volume de ar dentro da suspensão. Quanto mais intenso for o treino, mais rígida deve ser a regulagem. Para isso, você vai precisar de uma bomba de suspensão e de um medidor de pneu.

Com os equipamentos em mãos, você deve cumprir algumas etapas para executar a regulagem. A seguir, confira quais são elas e coloque-as em prática assim que for necessário.

  • Acerte o SAG, sigla em inglês para “ajuste da lacuna da suspensão”;
  • Faça a regulagem de retorno;
  • Acerte a compressão.

Quando fazer a regulagem da suspensão?

Se você está com a bicicleta parada há algum tempo, vai fazer um treino mais intenso, já fez dois a três treinos curtos ou decidiu utilizar a bike para se deslocar em grandes cidades como São Paulo, tudo isso são sinais de que é necessário fazer a regulagem da suspensão.

Saiba mais sobre manutenção da bike!

Agora que já conhece os modelos mais utilizados, você tem total segurança para saber qual é a melhor suspensão para bike. Quer aprender ainda mais sobre manutenção de bicicleta? Então, continue acessando o blog da bike Itaú.