Sobre a tembici

Qual é a melhor bicicleta: elétrica ou motorizada? Saiba os diferenciais

Atualizado em 18 mar. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Para não perder horas no trânsito, as bikes são uma excelente escolha. Afinal, elas permitem se locomover pela cidade com conforto, rapidez e praticidade. Por isso, no momento de escolher seu meio de transporte, é comum ficar na dúvida entre qual é a melhor bicicleta: elétrica ou motorizada.
Sendo assim, para entender qual é a melhor bicicleta, elétrica ou motorizada, e quais são os diferenciais de cada uma, desenvolvemos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Dessa maneira, você escolhe a ideal para sua rotina e curte ainda mais a pedalada.

Diferenças entre bicicletas elétricas e motorizadas

Não é nenhuma novidade que a bicicleta elétrica está ganhando cada vez mais espaço na mobilidade urbana. Assim, para definir o modelo ideal de bike para seu dia a dia, é preciso entender como cada uma delas funciona e quais são as vantagens delas. Afinal, cada modelo possui benefícios diferentes.
As bicicletas motorizadas apresentam um motor movido a combustível. Logo, para se deslocar, é preciso abastecer o veículo com gasolina. Consequentemente, como os demais meios de transporte motorizados, ela também emite gases poluentes.
Já a bike elétrica, como o próprio nome diz, é alimentada por eletricidade. Isso torna mais vantajosa, por não precisar de combustível para se locomover, bem como uma grande aliada do meio ambiente, por não emitir gases poluentes.
Além de as duas bicicletas terem fontes de energia diferentes, as velocidades delas não são iguais. A motorizada tem um deslocamento mais rápido e um comportamento mais próximo da motocicleta quando conduzida.Por isso, ao escolher qual é a melhor bicicleta, elétrica ou motorizada, é importante prestar atenção nessas diferenças.

Funcionamento das bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas deixam as pedaladas mais práticas e fáceis, o que também é ideal para quem está começando.
Como já foi dito, para facilitar a pedalada, as e-bikes contam com um motor de bicicleta elétrica. Ele transforma a energia elétrica em mecânica, deixando a pedalada bem mais leve e tornando mais fáceis as viagens mais longas ou as que seriam mais cansativas sem o apoio de um motor.
É importante lembrar que, para dar partida nas bikes elétricas, é preciso somente pedalar, os modelos de pedalada assistida. Com elas temos a vantagem do ciclista controlar a velocidade com o próprio giro dos pedais. Lembre-se que o motor é cortado quando se pára de pedalar, algo importante em situações de emergência.

Como carregar a bicicleta?

Para não não ficar na mão no meio do caminho, é preciso entender o carregamento e a duração da bateria. Elas podem ser carregadas em qualquer tomada à disposição do ciclista com a ajuda de um cabo. 
Pessoa andando de bicicleta elétrica.
Contudo, assim como os demais aparelhos eletrônicos, a bateria das bicicletas elétricas pode se esgotar. Ela possui uma duração de 30 a 60 quilômetros percorridos pelos ciclistas, exigindo recarga após esse período. Também é importante se lembrar de respeitar o tempo de recarga e escolher a voltagem correta.

Vantagens da bicicleta elétrica

Os benefícios de pedalar bicicleta vão muito além de não enfrentar o trânsito. Afinal, elas permitem praticar exercícios físicos e cuidar da sua saúde. As bikes ajudam no fortalecimento e na resistência muscular, colaborando com melhores noites de sono e outras vantagens que ajudam no seu bem-estar.
Além disso, as bicicletas elétricas são amigas do meio ambiente, já que não emitem gases poluentes derivados dos combustíveis fósseis, responsáveis pela poluição do ar e pelas chuvas ácidas. 
As bikes elétricas também garantem economia. Afinal, elas não contam com taxas anuais, seguros caros, alto custo de manutenção, e se movem sem combustível, possuindo um excelente custo-benefício.

Onde encontrar as bikes elétricas?

Com o aumento das bikes elétricas, é possível encontrá-las em grande número no mercado. Contudo, que tal escolher um sistema de aluguel de bicicletas com um excelente custo-benefício?
A Bike Itaú possui um sistema único de aluguel de bicicletas elétricas, contando com diferentes planos que se encaixam nas diversas rotinas dos ciclistas. Ele ainda traz alta praticidade, pois você pode pagar e desbloquear sua laranjinha pelo aplicativo ou no autoatendimento.

Funcionamento das bicicletas motorizadas

Muitas pessoas optam pelas bikes motorizadas para começar a pedalar. Afinal, o motor a combustível substitui a atividade que o ciclista precisaria fazer, transpondo distâncias longas e diferenças de relevo quase como uma motocicleta.  
O motor da bicicleta motorizada funciona a partir de combustível. Por isso, para você realizar suas viagens e curtir as pedaladas, é necessário abastecer sua bike com gasolina.
Porém, quando os ciclistas começam a pedalar as bikes motorizadas, assim como os demais veículos que funcionam à base de gasolina ou álcool, há queima de combustível e a emissão de gases poluentes para o meio ambiente.

Onde encontrar as bicicletas motorizadas?

É possível encontrar uma grande variedade de bicicletas motorizadas no mercado, por exemplo, usando a internet. Assim, há diversas bikes com modelos, cores e marcas diferentes.

Saiba um pouco mais sobre o assunto

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre qual é a melhor bicicleta, elétrica ou motorizada, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos como este e garanta maior praticidade no seu dia a dia com as nossas bicicletas. Conheça nossos planos com os melhores custos-benefícios.