Sobre a tembici

Conheça pontos turísticos de Porto Alegre de bike

Atualizado em 12 jul. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Se tem uma coisa que os ciclistas amam é encontrar locais de lazer que sejam acessíveis para ir de bicicleta. Pensando nisso, muitos pontos turísticos de Porto Alegre já oferecem bicicletários e ciclovias em locais específicos para que o turismo seja feito por todos de maneira sustentável.

Se você é ciclista e quer indicações de lugares para visitar em Porto Alegre, fique conosco! Separamos alguns pontos turísticos incríveis para que você não tenha mais que passar horas procurando um bom lugar para parar a sua bike quando for se divertir.

Conheça a cidade pedalando em grupo

Assim como você, existem muitas pessoas que têm essa mesma dificuldade e sonham em encontrar roteiros turísticos que possam ser feitos de bike. Então, fazer parte de um grupo de ciclismo em Porto Alegre pode ser vantajoso por ser uma oportunidade de compartilhar informações.

Além de ser uma forma de inteirar sobre o mundo do ciclismo, pedalar em grupo traz muitas vantagens para quem quer conhecer a cidade sob outra perspectiva. Confira a seguir os principais benefícios de pedalar em grupo:

  • mais segurança: por ocupar mais espaço na pista, o grupo chama mais atenção no trânsito, o que reduz os riscos de acidentes, além de trazer mais segurança ao passar em certos locais da cidade;
  • mais incentivo: geralmente, os grupos de ciclismo são organizados e com um cronograma especial de pedaladas, o que traz mais incentivo aos ciclistas;
  • proporciona mais socialização: fazer amizade com quem compartilha do mesmo interesse pelo pedal é fantástico. Você pode trocar figurinhas a respeito do tema e ter companhia em passeios.

 Como encontrar um grupo para pedalar?

Como você viu, quando se faz parte de grupos de ciclismo, fica mais fácil conhecer lugares para andar de bike em Porto Alegre. Quer saber como encontrar um grupo em Porto Alegre ou em qualquer outra cidade? Confira algumas dicas:

  • busque informações em lojas de bike;
  • acesse grupos de pedal nas redes sociais;
  • ao pedalar na rua, dialogue com ciclistas que estejam com camisas iguais.

Em resumo, as atividades em questão podem se tornar ainda mais prazerosas se compartilhadas com outras pessoas. Para onde ir? Confira abaixo passeios em Porto Alegre que podem ser feitos de bicicleta, seja em grupo, seja sozinho.

Porto Alegre.

Confira pontos turísticos em Porto Alegre

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a bike Itaú tem estações de bicicletas compartilhadas espalhadas em pontos estratégicos de Porto Alegre. Então, nada mais prático do que alugar uma bike próximo ao roteiro escolhido.

A seguir, vamos listar pontos turísticos de Porto Alegre localizados na Orla do Guaíba que podem ser visitados de bicicleta. No aplicativo de bike Itaú, você verá que, nessa região, existe um ponto de aluguel de bicicleta no Gasômetro e em frente à Fundação Iberê Camargo.

É um trajeto de 15 km (ida e volta) todo plano, o que possibilita pedaladas sem grande esforço. O passeio dura, em média, uma hora e meia na ciclovia da orla, passando por diversos locais super interessantes que podem ser feitos com a bicicleta compartilhada em Porto Alegre. Confira.

Usina do Gasômetro

Antes era uma usina termelétrica do Gasômetro, hoje funciona como centro cultural. Possui 18.000 m² de área com auditórios, anfiteatros, teatro, cinema, galeria de exposições e salas multiuso. Nos domingos e feriados, as vias são exclusivas para caminhadas.

Praça do Aeromóvel

Nela acontece uma pequena feira, além de outras atividades, como shows e feiras maiores, principalmente nos fins de semana e feriados. Oferece academia ao ar livre, deck de madeira, parque infantil e quadra de futebol.

Parque Harmonia

É um dos pontos turísticos de Porto Alegre mais famosos, onde, em setembro, acontece o Acampamento Farroupilha, evento tradicional da capital gaúcha. Lá é possível adquirir produtos tradicionais da cultura gaúcha na loja Casa do Gaúcho.

Parque Marinha do Brasil

É um local voltado essencialmente para praticar esportes. Possui aparelhos de ginástica, quadras de futebol de salão, basquete, vôlei, tênis, pistas de skate, patinação, ciclismo e atletismo. Conta também com parque infantil, espaço cívico, o Jardim das Esculturas e atrativos naturais, com fauna diversa e flora exuberante.

Estádio Beira Rio

É considerado o sexto estádio mais bonito do mundo e um dos pontos turísticos de Porto Alegre mais famosos. É construído sobre as águas e possui capacidade de 50.842 lugares. O Estádio José Pinheiro Borba, conhecido como Beira Rio, é a casa do Sport Club Internacional e do torcedor colorado.

Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo abriga obras de um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. A Fundação dispõe de dois bicicletários localizados dentro do estacionamento e na parte de fora do prédio.

De acordo com dados da prefeitura de Porto Alegre, a capital gaúcha oferece, ao todo, 68,53 km de infraestrutura cicloviária para os ciclistas ativos. Parte da ciclovia de Porto Alegre está localizada estrategicamente, o que facilita diretamente os passeios.

Conheça mais dicas sobre pedal

Agora que você já conhece os melhores pontos turísticos de Porto Alegre acessíveis às bicicletas, o próximo passo é conferir o capacete, calibrar os pneus e, por fim, agendar seu próximo passeio.

Se você gostou das sugestões e pretende fazer roteiros de bike por outros lugares, continue acessando o blog de bike Itaú. Aqui você encontra muitas dicas sobre tudo que envolve o mundo do ciclismo.