Sobre a tembici

Pedalar trabalha quais músculos? Descubra!

Atualizado em 29 jul. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Uma pergunta muito frequente entre aqueles que começaram a adotar o uso da bike é: pedalar trabalha quais músculos? O questionamento é válido, tendo em vista que os membros inferiores são os que mais se esforçam no pedal.

Prossiga com a leitura e descubra a resposta para a dúvida “pedalar trabalha quais músculos?”. Veja também dados, cuidados e informações que vale a pena saber.

Pedalar: um exercício benéfico para a saúde

Que andar de bicicleta é divertido e uma forma inteligente de driblar o trânsito das grandes cidades, você já deve saber. Agora, quando refletimos sobre o impacto direto em nosso corpo, pedalar trabalha quais músculos? É possível aumentar a massa muscular pedalando? Realmente há aumento da força?

Essas questões são bastante comuns, e quem possui um certo hábito em pedalar já deve ter notado alguns benefícios de andar de bicicleta, seja no aumento gradativo do folêgo, na melhora dos reflexos ou apenas na sensação de bem-estar que o exercício proporciona.

Se praticar exercícios físicos, como pedalar, pode até mesmo aumentar a expectativa de vida, imagina os impactos positivos no corpo e na saúde física! Vamos entender melhor a seguir.

Músculos trabalhados ao andar de bike

Pedalar trabalha quais músculos? Embora a maior parte dos músculos trabalhados seja dos membros inferiores, os músculos dos braços também acabam sendo beneficiados, visto que são eles que completam o equilíbrio na direção do guidão. Sobre a parte inferior, veja cada um deles:

  • glúteos: são responsáveis por transmitir uma parte da potência aos pedais. É comum pensar que andar de bicicleta aumenta os glúteos, porém, isso ocorre de forma indireta e está relacionado ao ganho de forças nas pernas que consequentemente tonifica essa parte do corpo;
  • quadríceps: os músculos da frente da coxa são responsáveis pela maior parte da potência dos pedais. Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas.
  • panturrilha: aqui, o músculo gastrocnêmio é que entra em ação. Muitos julgam que pedalar é capaz de aumentar a panturrilha. No entanto, o mesmo que mencionamos acima vale aqui. Além disso, para engrossá-las de fato, é preciso se dedicar a um treino específico associado a uma dieta adequada;
  • quadril: ele também trabalha no movimento de subida e descida do pedal. Proceder com a postura correta ao pedalar é muito importante para que os quadris não se sobrecarreguem e para evitar lesões nessa região.

Pessoa andando de bicicleta.

Vantagens de andar de bicicleta para o joelho

Agora que você já sabe a resposta para essa pergunta frequente (“pedalar trabalha quais músculos?”), que tal conferir quais são as vantagens de andar de bicicleta para os joelhos? Formado por músculos, articulações e ligamentos, os joelhos desempenham um papel importante na pedalada.

As regiões do quadril e joelho são umas das maiores responsáveis pelo movimento criado ao andar de bicicleta. Devido à repetição desses movimentos, com o hábito de pedalar, todos os músculos envolvidos tendem a se fortalecer, melhorando também a flexibilidade e o condicionamento físico como um todo.

Quando você faz um exercício físico, há um impacto em toda a bioquímica do corpo. A produção de certos hormônios e proteínas pelo próprio organismo associada à intensidade e contração dos músculos resulta na tonificação da região que está sendo trabalhada, ou seja, no seu fortalecimento.

Prevenção e tratamento da artrose

Conforme vimos, bicicleta fortalece o joelho e é uma ótima forma de mantê-lo sempre ativo e saudável. Mas os benefícios não param por aí! Pesquisas sugerem que pessoas que sofrem de artrose podem reduzir significativamente os sintomas por meio da bicicleta, conforme podemos visualizar neste estudo.

Além disso, o hábito de pedalar serve como prevenção para essa condição, na medida em que o exercício atua na manutenção dos ossos, mantendo-os saudáveis e em movimento.

Cuidados que você deve ter com os músculos quando pedalar

Alguns cuidados com os músculos são necessários quando você estabelece o hábito de pedalar. Em primeiro lugar, é preciso contar com um equipamento de qualidade. Caso você faça uso de bicicletas compartilhadas, dê preferência a empresas de confiança e que procedam com a manutenção regularmente.

Pensando nisso, a bike Itaú oferece bicicletas que passam periodicamente por manutenções e são sempre revisadas com o objetivo de fornecer bikes seguras e de qualidade. Além disso, os bancos são reguláveis, o que é muito importante para manter a postura correta e evitar lesões.

Antes de pedalar, procure fazer alongamentos e respeite os limites do seu corpo. Levar uma garrafa de água também é muito importante para você se manter hidratado. Andar de bicicleta desidratado aumenta o risco de lesões e impacta na síntese de proteínas dos músculos.

Pedale com a bike Itaú!

Percebeu quantos benefícios pedalar traz para os músculos e para o corpo? Então conte com a bike Itaú para começar a se exercitar hoje mesmo! Presente em diversas cidades, você encontra diferentes opções de planos
com ótimo custo-benefício.

Não deixe de conferir os valores em nosso site e invista nessa atividade tão prazerosa e benéfica! Agora que você sabe a resposta para a pergunta “pedalar trabalha quais músculos?”, continue acessando nosso blog e descubra mais sobre os benefícios da bike para a sua saúde.