Sobre a tembici

Pedalar no frio: confira 9 dicas

Atualizado em 28 abr. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Nos dias mais frios, muitas pessoas preferem veículos motorizados para se locomover, causando um maior trânsito, principalmente nas grandes cidades. Por isso, se você não deseja ficar parado por horas, experimente as bikes para chegar ao seu destino. Continue a leitura e descubra como se preparar para pedalar no frio?

Algumas práticas fazem toda a diferença no momento de pedalar no frio. Por isso, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto, com as melhores dicas para quem vai andar de bicicleta nos dias não tão quentes.

Por que as mudanças climáticas afetam o trânsito?

No inverno, em dias mais frios ou quando está chovendo, muitas pessoas preferem veículos motorizados para não serem afetadas pelo clima. Consequentemente, há um maior engarrafamento nas cidades.

Se você não deseja ficar parado no trânsito durante muito tempo, não há motivo para não optar pelas bicicletas: basta se preparar para pedalar em dias frios ou chuvosos. Assim, você também colabora para a mobilidade urbana.

Dicas sobre como pedalar no frio

Não deixe de realizar o seu pedal no inverno ou em dias mais frios. Com nossas dicas, nenhuma mudança climática será empecilho para sua pedalada. Lembre-se de que, em qualquer estação do ano, é preciso respeitar os seus limites ao andar de bike.

Aqueça pernas e pés

É importante manter as pernas e os pés aquecidos quando for pedalar no frio. Para isso, opte por calças de ciclismo, manguitos ou peritos. Uma dica essencial é verificar se o tecido favorece a transpiração, então cheque este ponto antes de realizar exercícios físicos com a roupa.

Além disso, outra dica é atentar-se ao tamanho das peças antes de comprá-las. Precisamos nos sentir confortáveis com as roupas que estamos usando, ela não deve ser nem muito larga, nem muito apertada.

Aqueça as mãos

Um dos desafios de pedalar nos dias mais frios é ter as mãos expostas ao ar gelado durante a pedalada. Contudo, fique tranquilo: para este problema, basta optar por luvas de dedo longo (modelos fechados).

É importante manter suas mãos aquecidas, já que, se seus dedos ficarem rígidos por causa do frio, você não consegue frear a bicicleta com rapidez. Por isso, as luvas são ótimas aliadas para dias frios.

Isole a transpiração

Para pedalar, a primeira peça que você deve vestir nos dias frios é uma camiseta de ciclismo em tecido sintético. Isso é necessário para a transpiração passar pela roupa e não ficar em contato direto com seu corpo.

Outra dica é, depois de colocar a camiseta de ciclismo, optar por uma blusa de algodão. Ela vai absorver a transpiração que a peça sintética deixou passar, além de ajudar a reter o calor do seu corpo.

Homem andando de bike no frio.

Opte por corta-ventos

Outra peça de roupa de frio de pedalar que não pode faltar é o corta-ventos. Ele está ali para não deixar que o vento gelado entre em contato com o calor do seu corpo.

Há diversos tipos de corta-ventos para ciclistas, que são ideais para não deixar a água entrar em contato com seu corpo, em caso de chuvas leves, e possuem aberturas que deixam o suor evaporar.

Contudo, se não tiver um corta-vento, você pode utilizar a blusa que estiver disponível. Lembre-se de que, se ainda estiver sentindo frio, você deve colocar mais uma camada de roupa.

Proteja as orelhas e a cabeça

Outras partes do nosso corpo que ficam expostas ao vento gelado são as orelhas e a cabeça. Para protegê-las, escolha toucas, bandanas, lenços ou o que preferir para mantê-las mais aquecidas.

Proteja os lábios e hidrate-se

Outra dica para pedalar no frio é manter nossos lábios hidratados. Afinal, eles costumam ressecar com o vento muito gelado. Há protetores labiais que você pode levar junto da pedalada.

Além disso, apesar de não sentirmos tanta sede nos dias mais frios quanto no verão, é preciso sempre nos mantermos hidratados. Leve sempre uma garrafinha de água na pedala e lembre-se de bebê-la.

Evite transpirar em excesso

Evitar suar em excesso é uma dica muito valiosa para pedalar nos dias frios. Isso porque, se você começar a transpirar muito, seu corpo ficará gelado. Pensando nisso, se você está andando de bike em um ritmo muito intenso nos dias frios, que tal desacelerar um pouco?

Ao praticar exercício físico em um ritmo pesado, seu corpo continua aquecido. Já se você está apenas se deslocando, uma dica é diminuir a intensidade da pedalada.

Lembre-se de realizar o aquecimento

Mesmo nos dias mais frios, também é importante realizar o aquecimento antes de começar a pedalar. Deixe a preguiça de lado e faça sua rotina pré-pedalada. É importante realizá-la para evitar lesões ou outros problemas.

Abra espaço em sua bike

Conforme pedala, é comum sentir mais calor. Então, retire algumas camadas de blusas, conforme achar necessário, e coloque em sua mochila ou na bolsa de guidão. Antes de iniciar a pedalada, verifique se há espaço suficiente para elas.

Fique por dentro das nossas outras dicas

Após ficar por dentro das nossas dicas sobre como pedalar no frio, não deixe de conferir nossos outros conteúdos incríveis. Aproveite para ver nossos incríveis planos de bicicletas compartilhadas!