Sobre a tembici

Pedalar na chuva: dicas e cuidados importantes

Atualizado em 02 mar. 2022 Segurança Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

As bicicletas são grandes aliadas do cotidiano. Afinal, com elas, é possível se deslocar pela cidade com mais praticidade, evitando passar horas no trânsito, além de economizar. Pensando nisso, não há dia ruim para andar de bike, nem em dias de chuva, mas é importante ter alguns cuidados, principalmente ao pedalar na chuva.
Isso porque a chuva pode deixar o caminho mais deslizante e ocultar buracos. Por esse motivo, desenvolvemos um conteúdo exclusivo com algumas dicas para você andar de bike nos dias chuvosos.

Cuidados ao pedalar na chuva

Para ter uma pedalada mais agradável e evitar momentos estressantes, é necessário tomar algumas precauções ao pegar a bike nos dias chuvosos. Assim, separamos algumas dicas sobre como pedalar na chuva.

Utilize capa de chuva

Para se proteger da chuva e não chegar molhado em seus compromissos, uma excelente opção são as capas de chuva. Afinal, basta vestir uma e começar a sua viagem. Ela não atrapalha a pedalada, e você pode seguir o seu trajeto normalmente.

Proteja seus objetos

Não queremos que nossos itens pessoais fiquem molhados, não é mesmo? Para isso não acontecer, lembre-se de verificar se eles não serão atingidos pela chuva. Você pode usar uma mochila impermeável, ou colocar roupas e outros pertences dentro de sacolas plásticas antes de colocar numa mochila comum.

Cuidado com o trajeto

Em dias chuvosos, uma excelente maneira de evitar estresse é pedalar mais devagar. Afinal, com a chuva, o pavimento pode ficar escorregadio e, se houver água na pista, podemos não ver os buracos. Por isso, mesmo demorando um pouco mais para chegar ao seu destino, opte por andar de bike em uma velocidade menor que a habitual.

Proteja seus pés

Para evitar que seus pés tenham contato com a água, é preciso protegê-los: opte por sapatos impermeáveis. Contudo, se você não tiver esses calçados, você pode optar por levar um par extra na mochila, para calçar quando chegar ao destino.

Leve uma troca de roupa

Mesmo com a capa de chuva, podemos molhar alguma parte da roupa ao andar de bike na chuva. Por isso, uma ótima dica é levar uma roupa extra ao sair para pedalar em dias chuvosos. Porém, lembre-se de colocá-la dentro de um saco plástico em sua mochila para não molhá-la também. 
Bicicleta na chuva.
Assim, caso a chuva molhe alguma parte da sua roupa, você já terá uma segunda peça e estará pronto para seu compromisso. Afinal, andar de bicicleta na chuva também é viável.

Outros cuidados ao pedalar na chuva

Saindo para pedalar em dias chuvosos, já tenha em mente o trajeto escolhido para a viagem. Assim, você segue por caminhos mais curtos para não correr o risco de se molhar muito ou ver a chuva ficar mais intensa.
Além disso, as ciclovias são outra excelente opção de percurso para os dias chuvosos. Afinal, pedalando por elas, você não precisa seguir junto com os veículos motorizados.

Escolha as bikes compartilhadas

O aluguel de bike compartilhada é uma excelente opção para pedalar na chuva. Com diversas estações espalhadas pelas cidades, você pode escolher a mais próxima e ir para seu destino. Lembre-se de colocar em prática as nossas dicas acima.
Aliás, se você for andar de bicicleta na chuva à noite, é preciso ter uma excelente iluminação na bike para percorrer o trajeto, já que a visibilidade é reduzida e os demais veículos e pessoas devem ver que você está pedalando por aquele local. Por isso, a Bike Itaú conta com lanternas LED que acendem quando você pedala.
Além disso, com ela, você tem economia garantida. Afinal, a bicicleta alugada dispensa o custo com combustível e também com a manutenção depois da chuva.. Assim, você não precisa ter grandes gastos.

Bike Itaú 

O aluguel de bicicletas compartilhadas bike Itaú possui diversos planos para as diferentes rotinas das pessoas. Por isso, basta escolher qual mais combina com seu dia a dia e, com apenas alguns cliques, adquiri-lo no nosso aplicativo. Nas estações de bike compartilhadas, também é possível usar o autoatendimento e escolher o plano ideal para você.
Com o nosso aplicativo, também é possível verificar em quais estações há bikes disponíveis. Dessa forma, basta selecionar o ponto mais perto de você e desbloquear as laranjinhas com o QR Code. Lembre-se de verificar se a bike está travada corretamente ao devolvê-la na estação.

Conheça um pouco mais sobre o assunto

Agora, você já está ciente das dicas importantes para pedalar na chuva. Então, não deixe de conferir nossos outros conteúdos exclusivos que desenvolvemos especialmente para você!