Sobre a tembici

Pedalar à noite: dicas para ter uma pedalada mais agradável

Atualizado em 24 maio. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

Pedalar à noite é uma excelente opção para quem tem o dia corrido, além de ser uma ótima saída para quem deseja fugir do calor intenso. A pedalada no período noturno traz diversos benefícios, como desfrutar mais da sua atividade, já que o trânsito está mais calmo.

Para tornar sua pedalada noturna ainda mais agradável, é preciso colocar algumas dicas em prática. Para isso, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto, com todos os pontos importantes que você deve saber sobre pedalar à noite.

Acessórios para pedalar à noite

Apesar de pedalar à noite ter diversos benefícios, é importante estar ciente sobre alguns acessórios necessários para a prática. Em primeiro lugar, vêm as lanternas. Para curtir seu exercício com segurança, é preciso ser visto pelos demais veículos, assim como visualizar seu trajeto.

Uma dica é utilizar as lanternas de LED com regulagem. Com elas, é possível ter até três níveis de intensidade da luz, o que é ideal quando você percorre trajetos mais escuros e precisa iluminar melhor o caminho.

Outro acessório para pedalar à noite são os refletores ou a faixa reflexiva. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), toda bicicleta deve ter refletores na parte dianteira, na traseira e nas laterais.

Além disso, outra dica de acessório para pedalar à noite são as luzes intermitentes (que piscam rapidamente). Opte por colocá-las na frente e na parte traseira da bike, facilitando que os demais veículos vejam que você está pedalando por aquele local.

Bike Itaú

As laranjinhas apresentam a iluminação perfeita para quem deseja pedalar à noite, porque contam com lanternas LED que acendem conforme você anda de bicicleta. Ao escolher as bikes compartilhadas Itaú, você não precisa se preocupar com os acessórios para pedalar no período noturno.

No nosso aplicativo, você pode verificar qual estação de laranjinhas está mais perto e se há bikes disponíveis nela. Basta desbloquear a bicicleta e curtir os benefícios da sua pedalada à noite.

Qual é o melhor trajeto para pedalar à noite?

Para ter uma pedalada mais agradável, escolha caminhos que sejam mais iluminados e não tenham engarrafamento. Também se lembre de sempre pedalar na faixa da direita em ruas ou avenidas.

Além disso, experimente pedalar em ciclovia ou ciclofaixa. Basta procurar a mais próxima de você e começar. Afinal, é importante se sentir seguro e confortável ao andar de bike no trajeto escolhido.

Homem com a bicicleta parada a noite.

O que levar para pedalar à noite?

Apesar de o calor ser menos intenso à noite, é preciso se manter hidratado ao andar de bicicleta. Por isso, não pense que é preciso beber água durante a pedalada somente no sol, então leve uma garrafinha junto de você.

Além disso, é comum as temperaturas caírem durante a noite. Pensando nisso, opte por levar blusa de frio para a pedalada e se proteja dos ventos gelados, principalmente nos dias de inverno.

Sinalização para pedalar à noite

Mesmo com o trânsito menos intenso durante a noite, é preciso sinalizar sua movimentação durante a pedalada. Para isso, ao virar à esquerda ou à direita, aponte com seu braço para a direção escolhida.

Ao continuar pedalando em frente, também é necessário sinalizar movimentando seu braço para frente. Assim, os demais veículos ficam cientes do trajeto que você vai fazer.

Não se esqueça dos avisos sonoros

Outro equipamento obrigatório são as campainhas. Elas são necessárias para mostrar aos demais veículos que você está se aproximando, além de alertar os pedestres a respeito da bicicleta na via.

As campainhas são excelentes avisos sonoros, principalmente ao pedalar à noite. Por isso, lembre-se de colocar esse acessório em sua bike, conforme prevê o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Benefícios de pedalar à noite

Pedalar à noite é uma excelente escolha para quem quer evitar os altos níveis de calor durante o dia ou tem o cotidiano mais corrido, mas ama andar de bike.

Além disso, a prática traz diversos benefícios para nossa saúde, como melhores noites de sono, fortalecimento muscular e maior sensação de felicidade. Isso porque praticar exercícios físicos aumenta os níveis de serotonina e dopamina no nosso organismo.

Outro benefício de pedalar à noite é aproveitar esse momento de lazer. Afinal, depois de uma rotina corrida, você merece fazer o que gosta no final do dia, não é mesmo?

Fique por dentro sobre o universo das bicis

Depois de ver nossas dicas sobre como pedalar à noite, que tal conhecer um pouco mais sobre o universo das bicicletas? Aqui no nosso blog, você encontra diversas novidades e dicas incríveis. Aproveite e torne sua rotina ainda mais prática com nossas laranjinhas. Confira nossos planos!