Sobre a tembici

Onde andar de bike em SP: Conheça 7 destinos ao redor da cidade

Atualizado em 06 abr. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Está pensando em começar a pedalar ou se aventurar por novas regiões, mas não sabe por onde andar de bike em SP? Para ajudar, preparamos uma lista com oito locais espalhados pelas zonas da cidade e indicados pelos ciclistas paulistanos.

Com essas recomendações, você pode variar o percurso do pedal diário e conhecer pontos ainda não visitados. Alguns deles, inclusive, podem ser próximos da sua residência ou do seu trabalho e estão aguardando para serem explorados na sua próxima pedalada. Saiba mais a seguir!

Parque Ibirapuera

Este é um dos locais mais visitados por aqueles que querem andar de bicicleta e aproveitar o passeio para fazer um piquenique em família ou amigos. Localizado na Zona Sul, ele possui uma ciclofaixa ampla, com cerca de 2745 m, reformada em 2011. Além desse espaço, o pedal pode seguir pelas áreas comuns do lugar.

A paisagem do parque apresenta um lago com fonte, quadras esportivas (para basquete, vôlei e futebol), espaços culturais como a OCA, o Museu da Arte Moderna de São Paulo, o Pavilhão da Bienal, o Planetário, o Museu Afro Brasil, etc. Assim, quem está pedalando pode desfrutar de diversas atividades de lazer.

Parque Villa-Lobos

Pensando sobre onde andar de bike em SP, muitas pessoas se lembram do Villa-Lobos, localizado no Alto de Pinheiros. Os ciclistas podem andar de bike pelo espaço exclusivo que circula o terreno, com 3,5 km de extensão, e seguir para outros locais pela Ciclovia Rio Pinheiros.

Ao longo do parque, existem três estações para reparos emergenciais. Elas são essenciais para resolver imprevistos que necessitam de ferramentas, como calibrar os pneus e fazer uma manutenção rápida.

Além disso, para quem não sabe onde aprender a andar de bicicleta em SP, essa é nossa dica de localização. Por ter um espaço grande, muitas pessoas dão as primeiras pedaladas nesse parque. Para aqueles que precisam de ajuda, há a possibilidade de contratar aulas de bicicleta em escolas especializadas.

Parque do Povo

Originalmente chamado de Parque Mário Pimenta Camargo, ele ficou conhecido por ser um espaço onde se vai com a família aos finais de semana. Localizado no Itaim Bibi, ele pode ser acessado pela ciclopassarela ligada à Ciclovia Rio Pinheiros ou pelas proximidades da estação Cidade Jardim, da linha Esmeralda da CPTM.

Mais que pedalar, o ciclista pode conhecer o Jardim Sensitivo, que tem formato de labirinto, com plantas ornamentais e medicinais que estimulam a visão, o tato e o olfato. Outra atividade é seguir os Roteiros Botânicos com frutíferas exóticas, árvores especiais e diversas espécies de todos os biomas brasileiros.

Parque do Carmo

Esse é um dos pontos mais visitados para andar de bicicleta na Zona Leste de São Paulo. Ele possui uma ciclovia de 8 km, com alguns trechos planos e outros com declive. Seguindo esse trajeto, observa-se um bosque repleto de eucaliptos e cerejeiras.

Os momentos de lazer são garantidos com o Museu do Meio Ambiente e o Monumento à Imigração Japonesa. O parque reforça os laços entre o Brasil e o Japão com eventos culturais como a Festa das Cerejeiras, que proporciona apresentações de música, dança e culinária japonesa.

Pico do Jaraguá

Se quer saber onde andar de bike em SP e ter uma vista única, a indicação é o Pico do Jaraguá. Por ser o ponto mais alto da cidade, ele é um dos locais turísticos mais visitados por quem gosta de trilhas. Em decorrência da altitude, o trajeto pode ser feito de carro, evitando o cansaço em uma longa subida.

Os ciclistas podem visitar o mirante, ter uma vista panorâmica da região e seguir pelas trilhas da Bica, do Pai Zé e do Silêncio. Uma dica é buscar grupos de cicloturismo que fazem passeios frequentes para esse ponto e aproveitá-lo ainda mais com quem gosta de aventura.

Parque Ibirapuera.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos cartões postais de São Paulo. Ela possui uma ciclofaixa no meio das vias e, aos domingos, amplia o espaço de pedestres e ciclistas para mais um trecho da pista. O pedal pode ir até o Parque Trianon ou ao MASP, onde há bicicletário para melhorar a visita às exposições.

Localização, acesso ao transporte público e espaços culturais são benefícios de andar de bicicleta na Avenida Paulista. Outro ponto que se destaca é a possibilidade de utilizar as bicicletas compartilhadas que ficam em três pontos: próximo ao Shopping Center 3, ao Shopping Cidade São Paulo e ao McDonald’s.

Bike Itaú

Um dos benefícios da bike Itaú é a economia. Há diversos planos para caber no seu orçamento e no seu estilo de vida. Faça o download do aplicativo e seu cadastro para escolher sua assinatura de sua preferência.

Disponibilizado no app, o mapa mostra as estações próximas à localização do usuário e acompanha as viagens em tempo real. Assim, você não se perde e pode mudar o trajeto se for necessário.

Confira mais destinos para sua viagem

Gostou de saber por onde andar de bike em SP? Então, continue navegando por nosso blog para conferir outros destinos para sua próxima viagem! Aqui, você fica sabendo tudo sobre as bicicletas e a Bike Itaú!