Sobre a tembici

O uso da bicicleta na cidade: saiba quais são os benefícios

Atualizado em 18 mar. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Antigamente, o uso da bicicleta na cidade estava mais associado a momentos de lazer, como passeios em parques ou apenas nas ciclofaixas. No entanto, a bike está cada vez mais presente na rotina e nos deslocamentos diários das pessoas, como ir ao trabalho, por exemplo. 

Pedalar na cidade oferece inúmeras possibilidades de trajetos alternativos, então cada um pode escolher as melhores rotas para chegar no próprio destino, evitando o tempo de espera pelas corridas de aplicativo. Aliás, os ciclistas podem mesclar mais de um tipo de transporte no dia a dia, o que estende as possibilidades. 

Meio de transporte alternativo

Consideradas tradicionalmente como um meio de transporte alternativo, as bicicletas vêm se consolidando como uma opção viável e divertida de se deslocar pelas cidades  De forma sustentável, elas não poluem e facilitam o cotidiano de quem as utiliza.

Quem busca mais flexibilidade pode usar múltiplos transportes durante a semana. Um exemplo disso é iniciar o trajeto de bicicleta e continuar pelas linhas de metrô, 

Para as bikes compartilhadas, há a tranquilidade de deixá-las na estação mais próxima, sem preocupações com embarque ou com o estacionamento.

Outra forma de diferenciar o caminho é usar o ônibus como complemento. Em algumas cidades, como São Paulo, é permitido levar as bicicletas em ônibus que tenham 23m de comprimento. Assim, o uso da bicicleta na cidade traz como benefício o apoio de outros transportes públicos que facilitam o deslocamento. 

Também é possível escolher um trajeto de ônibus mais curto e completar a viagem com uma bike compartilhada, que está disponível em diversas regiões, e te levará ao destino de forma ágil e divertida.

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana pode enfrentar diversos problemas quando os deslocamentos se concentram no modelo tradicional, baseado no uso do automóvel. Com muitos habitantes optando pelo uso do carro, a quantidade de veículos nas ruas aumenta cada vez mais.

Consequentemente, há um aumento na frequência e intensidade dos congestionamentos, já que há cada vez mais carros em circulação. Assim, torna-se necessário buscar diversificação nas maneiras de se deslocar.

Andar de bicicleta é uma das alternativas para melhorar a mobilidade urbana, além de ser uma prática que oferece mais rapidez, conexão com o ambiente e com o entorno e movimento ao corpo, melhorando ainda mais a saúde. 

Ciclovias e ciclofaixas 

O uso da bicicleta na cidade é facilitado com a conexão e a segurança proporcionadas pela implantação das ciclovias (pista separada das áreas para veículos motorizados) e ciclofaixas ( faixa da via delimitada por sinalização e tachões).

Cada cidade faz diferentes investimentos no aumento da malha cicloviária. Quanto mais abrangente ela for, mais oportunidades de trajeto existem para os ciclistas pedalarem em espaços exclusivos.
Homem empurrando a bicicleta.
Em Porto Alegre, há 54 km de ciclovias; no Recife, são 159 km; em Salvador  281,8 km; no Rio de Janeiro, são mais de 450 km; e há 681 km de extensão da malha em São Paulo. Estes são exemplos de cidades que estão aumentando os espaços para as bikes.

Meio ambiente

Um dos benefícios do uso da bicicleta na cidade é a diminuição da emissão de gases poluentes, como o CO2, que colabora para o efeito estufa. Esse gás é proveniente da queima dos combustíveis fósseis e liberado na atmosfera em grande parte pelos veículos tradicionais. 

Além da redução da poluição atmosférica, as bicicletas diminuem a poluição sonora. Você já deve ter reparado no barulho do trânsito das cidades: os veículos passam, há o som da locomoção, das buzinas e dos motores. Tudo isso é evitado com as bicicletas que fazem pouco sons estridentes. 

As bikes também são sustentáveis, já que duram anos com as manutenções básicas e sua vida útil se estende com a substituição de peças que sofram desgaste. Quando as bicicletas ficam muito danificadas, algumas partes podem ser reutilizadas e as demais recicladas. O descarte correto dos materiais é essencial para não poluir o meio ambiente. 

Saúde física e mental

O uso da bicicleta na cidade é uma forma de colocar o corpo em movimento, fortalecendo os músculos enquanto o exercita e trazendo mais disposição para os desafios do cotidiano. Não há nada como começar o dia com mais ânimo e mais felicidade ao pedalar!

Muitos optam por andar de bike para queimar calorias, mas a bicicleta também promove a aceleração do metabolismo, a eliminação de toxinas pelo suor e a melhora na saúde por reduzir os níveis de estresse, do colesterol e melhora a frequência cardíaca. 

Por aliviar o estresse e trazer mais relaxamento, é uma atividade essencial para quem vive na agitação da cidade, trabalha e estuda diariamente. Ao pedalar com frequência, as noites de sono se tornam melhores, e a liberação de endorfina estimula a felicidade, a sensação de bem-estar e de bom humor. 

Aluguel de bicicleta na cidade

Para quem procura se exercitar e ter uma nova forma de deslocamento entre os compromissos cotidianos, uma alternativa é o aluguel de bicicleta disponível em várias cidades pela Bike Itaú. 

O sistema de aluguel de bike é disponibilizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Porto Alegre e Salvador. No exterior, ele também pode ser utilizado em Buenos Aires. Para começar a aproveitar a facilidade e economizar, basta fazer o download do aplicativo na App Store ou no Google Play. 

Depois de estar cadastrado, é só escolher o plano que mais se adequa às suas necessidades, podendo variar em opções diárias, mensais, anuais e com diferenças para cada localização. 

Acompanhe conteúdos semelhantes!

Gostou de saber mais sobre o uso da bicicleta na cidade e conhecer um pouco dos benefícios dessa prática? Então, não deixe de conferir nossos conteúdos exclusivos sobre o universo das bicicletas! 

Para descobrir mais vantagens de utilizar Bike Itaú, acesse nosso site e leia os detalhes sobre o aplicativo. É sua chance de economizar e ter mais praticidade no cotidiano!