Sobre a tembici

O uso da bicicleta como alternativa para a mobilidade urbana

Atualizado em 18 mar. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Já é notável que o uso da bicicleta como alternativa para mobilidade urbana é cada vez mais procurado pelas pessoas nas cidades como forma de utilizar um transporte mais sustentável e econômico, fugindo do trânsito e evitando gastar horas ao procurar uma corrida no aplicativo.
As motivações iniciais podem até parecer as mesmas na maioria das vezes, mas andar de bicicleta no dia a dia vai além da economia. Quem escolhe a bicicleta como meio de transporte alternativo está adotando um novo estilo de vida, repleto de vantagens. 

Alternativa para a mobilidade urbana

A mobilidade urbana enfrenta vários desafios, como a falta de espaço para suportar a quantidade de veículos em uma população que cresce cada vez mais e busca formas de locomoção sustentáveis. Em decorrência disso, em horários de pico, as rodovias e avenidas ficam congestionadas com facilidade.
A realidade de quem não tem acesso aos meios de transporte privados, é a utilização de modais públicos, como ônibus, trem e metrô. Mas muitas vezes, os usuários buscam veículos mais ágeis e livres, como a bicicleta.
Por isso, o uso da bicicleta como alternativa para mobilidade urbana vem sendo cada vez mais adotado. São caminhos mais rápidos, escolhidos pelos ciclistas, que fogem do trânsito corriqueiro das grandes cidades sem agredir o meio ambiente. 

Bicicletas mais presentes no cotidiano

O que era apenas utilizado para lazer se tornou ferramenta de trabalho e de atividades físicas. Só na cidade de São Paulo, foram registradas 1,6 bilhões de bicicletas em 2021, e a tendência da pandemia mostrou que mais pessoas estão se tornando adeptas do ciclismo. 
Para melhorar a experiência dos ciclistas, as cidades oferecem ciclovias e ciclofaixas exclusivas. Elas garantem ainda mais segurança e facilidade na locomoção desse transporte alternativo, além de conectar grandes avenidas e ligar os principais pontos das cidades.
Com as novas formas de trabalho, o uso da bicicleta como alternativa para mobilidade urbana também se estendeu para os entregadores de aplicativos. O trajeto entre as entregas, que geralmente era feito com motocicleta, agora também pode ser feito de forma eficiente com as bikes.  

Benefícios em andar de bicicleta

O uso da bicicleta como alternativa para mobilidade urbana é mais que uma solução para chegar mais rapidamente aos destinos ou evitar o trânsito nas avenidas. Existem muitos benefícios de pedalar bicicleta, como melhorar o bem-estar, economizar fora dos demais transportes e promover experiências mais saudáveis. 

Saúde

Andar de bicicleta beneficia a saúde em diversos aspectos, já que estimula a sensação de bem-estar, melhora o condicionamento físico, reduz os níveis de estresse, fortalece a resistência muscular, promove a qualidade do sono e dá mais ânimo para iniciar as atividades do cotidiano.
Para quem busca estar mais saudável, alinhando alimentação e exercício físico, pedalar é uma ótima opção. Ao andar de bike, o metabolismo fica mais acelerado, o que pode reduzir as substâncias do colesterol, manter os níveis de açúcar do sangue estáveis e controlar a pressão arterial. 

Mulher andando de bicicleta.

Sustentabilidade

As bicicletas contribuem para o meio ambiente por não emitirem gases poluentes, como o CO2, que agrava o efeito estufa, as variações climáticas, o aquecimento do planeta, a poluição do ar e as chuvas ácidas. 
Elas são ainda mais sustentáveis por não precisarem de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel utilizado nos demais veículos, e por não contribuírem para a poluição sonora que é ocasionada pelos automóveis enquanto estão transitando nas ruas, avenidas e rodovias. 

Economia

Os veículos motorizados possuem um valor alto para utilização, incluindo o combustível, os seguros, a manutenção e as taxas anuais. Já o uso da bicicleta só requer o valor de alguns acessórios, uma pequena manutenção eventual e,no caso das compartilhadas, apenas o aluguel. 
Ter uma bike própria ou alugada traz um custo-benefício melhor em comparação a outros transportes, dessa forma, a economia pode ser garantida de acordo com o estilo de vida de cada ciclista. 

Aluguel de bicicleta

Na ausência de uma bicicleta própria, é possível optar pelo aluguel por aplicativo para pedalar, como o Bike Itaú, que facilita a locomoção dos moradores e turistas no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Pernambuco) e em Santiago, capital do Chile. 

Bike Itaú

O aluguel de Bike Itaú ocorre por meio do aplicativo disponível no Google Play e na App Store. Tudo rápido e fácil, você pode acessar o app, onde selecionando a cidade desejada, aparecem os planos, que variam em diário, mensal e anual. Em algumas localizações, há ainda mais opções de planos para pedalar.
Com estações espalhadas pelas cidades e mais de 400 bicicletas em cada uma, tornou-se ainda mais fácil percorrer os caminhos do cotidiano de forma confortável e segura. Para se orientar entre os pontos, o aplicativo também oferece um mapa, que mostra a quantidade de bikes disponíveis e a contagem das viagens em tempo real.

Veja mais conteúdos semelhantes! 

Gostou de saber mais sobre o uso da bicicleta como alternativa para mobilidade urbana? Então, não deixe de conferir nossas publicações com mais conteúdos como este. Tenha a Bike Itaú como sua aliada em economia, praticidade e segurança do dia a dia!