Sobre a tembici

Conheça 6 modalidades de ciclismo e as características delas

Atualizado em 29 jun. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Quem anda de bike há um tempo sabe que esta atividade não se resume apenas a pedalar. Mais que se deslocar de um lugar para o outro sobre duas rodas, é importante conhecer as modalidades de ciclismo até para definir, por exemplo, o modelo certo da própria bicicleta.

Pensando nisso, a bike Itaú reuniu todas as modalidades de ciclismo em um só lugar, além das diferenças entre elas em potência e estrutura física da bicicleta. A seguir, confira as informações e aproveite para tirar dúvidas a respeito da modalidade com a qual você se identifica.

Quais são os benefícios do ciclismo?

Se você se encaixa no perfil dos ciclistas iniciantes, saiba que este texto também é para você! Afinal, a melhor maneira de iniciar um esporte é saber até onde ele pode nos levar. Confira alguns benefícios desse esporte para a saúde.

  • Incrementa a musculatura;
  • Regula a pressão arterial;
  • Favorece a saúde mental;
  • Melhora a respiração,
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Andar de bicicleta com regularidade faz muito bem à saúde e costuma se tornar um hábito em pouco tempo. Caso se torne um ciclista assíduo, provavelmente, você vai buscar desafios maiores a cada pedalada, e a escolha por uma modalidade será inevitável.

As bicicletas compartilhadas bike Itaú podem ser grandes anfitriãs para quem decide se tornar um ciclista. Acesse o aplicativo e confira no mapa onde está localizado o ponto mais próximo.

Por que o ciclismo é dividido em modalidades?

As modalidades de ciclismo existem para atender a diversidade dos atletas, amadores e profissionais, que passam por pistas e circuitos pelo mundo. Isso permite que qualquer pessoa pratique esse esporte, desde que tenha o equipamento adequado.

Com as diferentes modalidades, vem a ampla concorrência entre os negócios do ramo de bikes, o que estimula a produção de equipamentos cada vez mais modernos. Um mercado rico e diverso é um prato cheio para o ciclista na hora de escolher a bicicleta certa.

A seguir, vamos conhecer seis das principais modalidades de ciclismo existentes e as características essenciais de cada uma. Dessa forma, à medida que for se familiarizando com a atividade, você pode escolher a sua com mais segurança.

Conheça 6 modalidades do ciclismo

Chegou a hora de você conhecer algumas modalidades mais praticadas por quem vive o ciclismo de maneira mais intensa. Preste atenção nas demandas de cada uma e passe a conhecer um pouco mais sobre essa paixão.

1 – Ciclismo de pista

É uma modalidade praticada em ambiente fechado, como se fosse um autódromo para bicicleta. As pistas têm 250 m, e o objetivo é concluir as voltas em menos tempo. Então, o que falar sobre o formato das competições? Pode acontecer por equipes, duplas, um contra um ou gincana.

2 – Mountain Bike

Uma modalidade de fortes emoções! Ela ocorre em terrenos bastante acidentados, com montanhas, altos e baixos, como o nome já diz. Os desafios são marcados por obstáculos naturais e caminhos estreitos.

As bicicletas dessa modalidade precisam ser muito resistentes. Isso significa que os aros precisam ser feitos de fibra de carbono, os pneus mais grossos e, por fim, amortecedores e outros acessórios presentes.

Mulher andando de bicicleta.

3 – Ciclismo de estrada

Essa modalidade exige bastante resistência dos ciclistas por terem que superar longos percursos. As competições são realizadas em pistas asfaltadas, com bicicletas mais leves de aros maiores. A velocidade é a virtude do campeão da modalidade de ciclismo de estrada.

4 – Gravel

“Gravel” é um termo inglês que significa cascalho, e a modalidade tem características do ciclismo de estrada e mountain bike. A bicicleta ideal possui pneus largos e rodas altas, o que garante velocidade nas competições. Ela também pode ser feita como hobby, para quem se diverte ao conhecer novos lugares e superar desafios.

5 – Bicicross ou BMX

Se você prefere modalidades de ciclismo radicais, essa é uma ótima opção. Ela está nas Olimpíadas, no estilo livre e tradicional, e exige habilidade do ciclista para superar obstáculos e trilhas mais complexas.

O objetivo central é realizar manobras de bike como acontece no motocross com as motos. É dividida em duas vertentes: a freestyle, que permite manobras mais elaboradas, e a rancing, feita para o competidor superar barreiras no trajeto.

6 – Downhill

A tradução significa “montanha abaixo”, por conta do foco principal: descer morros e enfrentar caminhos íngremes. As qualidades principais do ciclista que escolhe essa modalidade são a expertise e a habilidade.

Vence aquele que cumprir o trajeto em menos tempo e, certamente, tiver a bicicleta melhor equipada. Entre as modalidades, essa pode ser a mais complexa e precisa ser escolhida por quem realmente se identifica.

Como você pode perceber, a diferença principal entre as modalidades é o tipo de bicicleta. Além disso, o perfil do ciclista é fundamental para a escolha da modalidade, daí vem a fama acolhedora desse esporte.

Como escolher a modalidade certa?

Embora não exista uma fórmula exata, é possível trilhar alguns caminhos que vão ajudar na melhor escolha. Um deles é assistir vídeos no YouTube que mostram como são as competições.

Outra estratégia que pode ajudar é testar as modalidades que mais agradam na prática. É claro que isso deve ser feito com toda segurança e os equipamentos adequados, para não haver nenhuma intercorrência.

Saiba mais sobre o ciclismo

As informações sobre as modalidades de ciclismo e as características principais de cada uma são uma parte do que esse esporte oferece. Que tal investir ainda mais nessa atividade e se aprofundar em mais detalhes? Continue acessando o blog da bike Itaú e se torne um ciclista qualificado.