Sobre a tembici

Saiba como escolher o melhor GPS para bike

Atualizado em 22 jul. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Nada como ter ao lado uma ferramenta tecnológica que possibilita chegar ao local sem grandes percalços, ainda mais quando os destinos são trilhas desconhecidas. Por isso, não há como negar que o melhor GPS para bike é aquele que nunca te deixa na mão.

Se você é um ciclista que sempre chega atrasado nos lugares porque se perde ou não conhece os trajetos mais curtos, continue a leitura. Vamos ensinar como escolher o melhor GPS para bike e compartilhar as vantagens de ter esse aparelho como companheiro de pedal.

O que é um GPS?

GPS é a sigla para “Global Positioning System”, que em português significa “sistema de posicionamento global”. Esse aparelho possui uma tecnologia que consegue localizar onde estamos a partir de sinais de satélites. Em seguida, orienta o melhor caminho para o local de destino informado pela pessoa.

Ele foi criado em 1973 para suprir demandas do sistema de navegação, mas logo passou a ser utilizado como facilitador para outras atividades da vida cotidiana. Hoje, falaremos do GPS para bicicletas e suas funcionalidades.

Conheça as vantagens do GPS para bicicleta

Embora associe-se o GPS apenas à orientação sobre os trajetos, quando se trata de aparelhos para bike, existem outras vantagens. Afinal, seria um desperdício construir um equipamento com apenas uma funcionalidade, não é mesmo?

Por isso, neste artigo, você vai aprender sobre os benefícios de cada tipo de GPS. Esse equipamento pode ser encontrado em lojas especializadas, porém existe um tipo em especial gratuito que já vem no celular. Ficou curioso? Continue lendo.

Como escolher o melhor GPS para bike?

Em primeiro lugar, para conseguir identificar o melhor GPS para bike que se encaixe às suas necessidades, é necessário entender qual tipo de ciclista é você e como você se relaciona com a bicicleta. Confira a seguir alguns questionamentos que deve fazer antes de adquirir o equipamento:

  • Com qual frequência eu pedalo?
  • Gosto de fazer passeio de bike ou quero começar a fazer trilhas ou circuitos mais longos?
  • Pedalo por recomendação médica, competição ou optei por trabalhar de bicicleta?

Essa reflexão é importante porque existe no mercado tipos de GPS diferentes. Por exemplo, se andar de bicicleta for indicação médica, o GPS deve medir a frequência cardíaca durante o exercício. Agora, se for usada para competição, o ideal é que mostre a velocidade e a distância percorrida.

Tipos de GPS para bike

Já que estamos falando das inúmeras funcionalidades de um GPS para bike, vamos apresentar a seguir alguns tipos disponíveis no mercado e o que eles oferecem. Dessa forma, você vai se familiarizando com os equipamentos existentes e terá mais segurança quando for adquirir o seu. Vamos lá?

Ciclocomputador

Essa dica é voltada para os ciclistas que desejam competir ou fazer trajetos longos de bicicleta, diferentemente dos usuários das bicicletas compartilhadas da bike Itaú, que são perfeitas para fazer passeios ou ir ao trabalho.

Ele traz informações completas sobre o percurso e as próprias condições físicas. Além disso, o mercado oferece dois modelos de ciclocomputadores de acordo com o sensor: o magnético e o GPS.

O magnético informa velocidade, cadência e tempo, porém não funciona como GPS. Então, para quem se interessa primordialmente pela indicação de localização,   os melhores ciclocomputadores são os aparelhos com modelo GPS.

Pessoa andando de bike com GPS.

Relógio

Se você dá muito valor à praticidade, o GPS de relógio é o melhor GPS para bicicleta. O mais vendido entre ciclistas e esportistas, esse tipo possibilita acompanhar o desempenho e monitora a frequência cardíaca. É resistente à água, porém está vulnerável a quedas, além de não se encaixar em todas as bicicletas.

Smartphone

Vamos saber agora qual é o melhor GPS para celular. Esse tipo é perfeito para quem faz passeios eventuais de bike porque exige muito da bateria do smartphone. A grande maioria dos aparelhos já vêm com GPS instalado. Se o ciclista preferir, pode baixar APPs gratuitos ou pagar para adquirir os específicos para ciclismo.

Outro detalhe muito importante a ser observado antes de optar por esse tipo de GPS é a necessidade de adquirir um suporte para acoplar o celular no guidão. Talvez essa seja uma desvantagem para quem não está pretendendo ter custos a mais.

Qual é a sua necessidade?

Agora que você conhece os tipos de GPS disponíveis, vai saber adequá-los ao seu perfil de ciclista e fará uma compra, sobretudo, consciente. Esse detalhe é muito importante, afinal, tudo o que nós não queremos é que você faça um investimento do qual se arrependa mais tarde.

Portanto, verifique se possui verba para essa aquisição, veja se realmente é um equipamento indispensável para o seu dia a dia com bike e, por fim, escolha o tipo ideal para você. Seguindo esses passos, você verá como a sua experiência com o pedal será ainda mais prazerosa.

Conheça mais sobre equipamentos para pedal

Ao chegar ao final dessa leitura, você estará apto a escolher o melhor GPS para bike. A consequência disso, certamente, serão passeios incríveis, com mais segurança e total produtividade.

Se você gostou de conhecer o GPS para bike e quer ser apresentado a outros equipamentos feitos para tornar o uso da bicicleta ainda melhor, continue acessando o blog da bike Itaú. Aqui você encontra tudo sobre o mundo das bicicletas.