Sobre a tembici

Dicas para montar um look para andar de bike

Atualizado em 06 abr. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

O conforto é essencial na hora de pedalar e se dá por diversos fatores, incluindo a roupa utilizada durante o percurso. Por isso, preparamos cinco dicas para você acertar na hora de montar seu look para andar de bike, seja como lazer, seja a caminho das tarefas cotidianas.

São apenas alguns detalhes que fazem a diferença para você se movimentar e evitar imprevistos, pois, nesse caso, conforto e segurança andam lado a lado. Continue a leitura e prepare seu próximo look para andar de bicicleta.

1. Escolha sapatos confortáveis

O calçado para andar de bike deve ser escolhido pensando na praticidade. Imagine pedalar com um sapato apertado, que causa desconforto e machucados? Isso não é ideal até mesmo fora da bicicleta. Afinal, após pedalar, o ciclista segue as atividades diárias e quer estar relaxado, sem dores no corpo.

Por isso, é importante escolher um sapato do tamanho certo, com solado macio por dentro e firme por fora. A sola deve ser mais dura para evitar que ele dobre em contato com o pedal. Já o atrito interno em excesso pode causar lesões e dormência.

Uma alternativa que atende a essa característica e, provavelmente, já está em seu guarda-roupa é o tênis. As versões com velcro são mais práticas e remetem às sapatilhas usadas por muitos ciclistas. Já aquelas com cadarços devem ser amarradas em um laço forte, para não se soltarem sozinhos.

2. Opte por roupas de fácil movimentação

Muitas vezes, o look para andar de bike é o mesmo que vai ser usado durante o dia. Por isso, as pessoas escolhem roupas que condizem com o local de destino, como uniformes para escola, peças sociais para o trabalho, casuais para faculdade e demais compromissos.look para andar de bike

Isso acontece porque nem sempre é possível usar uma roupa para pedalar e, depois, trocá-la antes de começar a trabalhar ou estudar. Então, a solução é um meio-termo com peças de tecidos leves que não limitem os movimentos.

A dica que segue a tendência do momento e não deixa o conforto de lado é o look com bermuda ciclista. Essa peça versátil pode ser combinada com camiseta para trazer uma aparência mais urbana. Já com camisa e blazer, ela cria uma produção mais elegante.

3. Adapte o look para andar de bike

A previsão do tempo pode mudar ao longo do dia e, às vezes, é preciso alterar ou acrescentar alguma peça. Em São Paulo, por exemplo, é comum cair a temperatura no final da tarde, pedindo uma jaqueta leve ou um corta-vento. Essas duas peças podem ser colocadas ou retiradas facilmente pela praticidade do zíper.

A jaqueta corta-vento também facilita o dia a dia de quem mora em cidades com chuvas repentinas. Quem anda de bike nem sempre consegue levar um guarda-chuva, então as opções são utilizar essa peça com tecido impermeável, uma capa de chuva ou pedalar mais rapidamente para fugir dos pingos d’água.

Ainda sobre o clima, no Nordeste e no litoral, as roupas de frio são dispensáveis por causa da alta temperatura. Nessas regiões, pelo contrário, pode ser necessário retirar a jaqueta e usar apenas blusas de manga curta no look ciclista.

Mulher andando de bibicleta.

4. Evite algumas peças

As roupas para ciclismo facilitam o pedal, mas não são essenciais para os momentos de lazer e do cotidiano. O importante é utilizar itens que não causem desconforto ou acidentes.

Calças pantalonas, saias e vestidos longos são muito usados no cotidiano, mas não são as melhores indicações para pedalar. O tecido alongado pode enroscar na corrente, rasgar a peça e impedir o movimento da bicicleta. Em último caso, prenda a saia com um elástico para evitar essa situação.

Outros itens que podem atrapalhar o look para andar de bicicleta são sandálias e chinelos. Apesar de serem confortáveis para o cotidiano, esses calçados não seguram os pés, que podem escorregar e escapar do pedal. Em situações mais graves, os dedos ficam cortados ou ralados.

5. Complemente o look com acessórios

O look para andar de bike fica completo com alguns acessórios que não são obrigatórios, mas podem melhorar as pedaladas. Um deles é o boné, para se proteger dos raios solares. A dica é usar um modelo próprio para ciclismo ou uma versão com aba curta, para não comprometer a visibilidade do trajeto.

Em dias de sol, algumas pessoas têm sensibilidade para enxergar ao ar livre. Nesses momentos, os óculos ajudam a diminuir a incidência dos raios solares nos olhos e facilita a visão. Dependendo da velocidade em que está pedalando, ele também protege contra pequenas partículas que estão no ar.

Por último, a dica é utilizar acessórios para cabelo. Quem tem franja mais longa pode usar tiaras ou presilhas, enquanto quem tem cabelo comprido pode usar elásticos. Outra opção mais específica é a bandana para ciclismo, que prende os fios e impede o suor de escorrer no rosto.

Continue se preparando para a próxima pedalada!

Com essas dicas, seu look para andar de bike vai ser prático, confortável e seguro, melhorando as pedaladas. Aproveite a visita em nosso blog para conferir outras recomendações e conhecer os serviços de Bike Itaú!