Sobre a tembici

Intermodalidade: trajetos mais práticos para o dia a dia

Atualizado em 06 abr. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Para nos deslocarmos pela cidade, muitas vezes, utilizamos mais de um meio de transporte. Assim, podemos unir bicicletas, transporte público ou demais veículos para percorrer um trajeto. Usufruir de um mais de um meio de locomoção no dia a dia é colocar a intermodalidade em prática.

O objetivo da intermodalidade na cidade é mesclar os meios de transporte disponíveis para chegar a determinado lugar e, consequentemente, facilitar seu deslocamento. Para você entender melhor sobre a intermodalidade de transporte, desenvolvemos um conteúdo completo. Confira!

Afinal, o que é intermodalidade?

Este conceito de transporte intermodal é usado em diversos ramos, quando se empregam mais de dois meios de transporte (modais) para uma determinada solução. Por exemplo, é possível transportar uma carga utilizando os meios aéreo, ferroviário, marítimo e rodoviário.

A intermodalidade é usada com o objetivo de facilitar o meio de transporte, mesclando os modais. Assim, no final do serviço, os custos são mais satisfatórios e se mantém a alta qualidade.

Intermodalidade nas cidades

Provavelmente, você já realizou um caminho intermodal sem ter percebido. Principalmente nos grandes centros, isso facilita a chegada ao destino desejado. Há diversas situações que se encaixam nessa prática, porque você pode iniciar seu percurso por qualquer meio de transporte e, por exemplo, escolher a bicicleta para terminá-lo, ou o contrário.

Imagine que você optou pelo transporte de bike para chegar ao seu compromisso, mas começa a chover. Assim, para não chegar molhado ao seu destino, você decide continuar pelo transporte público ou pelos demais meios de locomoção. Este é um trajeto intermodal.

Nos grandes centros urbanos, os caminhos intermodais são muito frequentes, já que o destino pode estar muito longe do local de partida. Por isso, os transportes intermodais também facilitam a rotina.

Intermodalidade para iniciantes na bike

Para as pessoas que estão começando no universo da bikes, o transporte de bicicleta pode ser um pouco cansativo, principalmente em trajetos mais longos. Por isso, os caminhos intermodais são uma opção.

Dessa maneira, você não precisa percorrer grandes distâncias com a bicicleta, basta utilizar outro meio de transporte ou até mesmo caminhar para terminar o trajeto.

Como é preciso respeitar os seus limites, pense em outras maneiras de se deslocar ou fazer uma parte dos trajetos, por exemplo: utilize as bikes no início, opte por outro transporte e, depois, use a bici novamente.

Bicicletas compartilhadas e intermodalidade

Muitas vezes, em um caminho intermodal, ficamos nos perguntando sobre como levar a bike no próximo meio de transporte, não é mesmo? Para facilitar seu dia a dia, as bicicletas compartilhadas são uma excelente escolha para a intermodalidade.

Como as bikes compartilhadas estão espalhadas em pontos estratégicos pelas cidades, é fácil chegar até elas. Assim, a estação de bicicleta pode estar mais próxima do que você imagina.

Além disso, ao chegar ao seu destino, você não precisa se preocupar com um estacionamento para a bicicleta. Basta deixá-la na estação mais próxima e verificar se ela está bem travada.

Bike Itaú

A bike Itaú é o principal sistema de bicicletas compartilhadas. Por isso, podemos encontrá-las em diversos pontos de algumas cidades do país. Para verificar a estação de bike mais próxima e a disponibilidade de bicis, é só consultar nosso aplicativo. Ele também mostra as cidades em que as laranjinhas estão presentes.

Além disso, a bike Itaú conta com planos exclusivos, cabendo perfeitamente na sua rotina e no seu bolso. Confira nossos planos no aplicativo ou, se preferir, nos autoatendimentos das estações.

Bicicletas paradas.

Benefícios que a bicicleta traz para seu dia a dia

As bicicletas são grandes aliadas do seu dia a dia, já que contribuem para seu bolso, seu bem-estar, seus momentos de lazer, além de serem um transporte sustentável, tendo impacto positivo também na sociedade. Confira mais a fundo os benefícios a seguir.

Economia

As bicicletas são altamente econômicas, porque não precisam ser abastecidas com combustíveis, dispensando esse gasto, e contam com manutenção e seguros mais baratos que os dos demais veículos.

Bem-estar

Para garantir a saúde, é preciso colocar o corpo em movimento, e as bikes podem ajudar nessa função. Ao mesmo tempo em que pedala, você cuida do seu bem-estar físico.

Momentos de lazer

Todos precisamos relaxar um pouquinho, então que tal fazer isso pedalando? As bicicletas são uma excelente opção para quem gosta de praticar exercícios físicos nos momentos de lazer.

Transporte sustentável

A bicicleta é uma grande amiga do meio ambiente, já que não emite gases poluentes na atmosfera. Isso contribui para a diminuição do efeito estufa e a melhoria na qualidade do ar.

Fique por dentro do universo das bikes conosco

Se as bicicletas já fazem parte do seu dia a dia ou você está começando agora no mundo das bikes, este é o lugar ideal para você! Aqui, desenvolvemos conteúdos completos sobre os mais diversos assuntos sobre bikes, como a intermodalidade. Venha conferir!