Sobre a tembici

Dor no joelho ao pedalar: saiba as causas e como preveni-las

Atualizado em 08 jun. 2022 Saúde e Bem-estar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

As articulações mais exigidas na pedalada são os joelhos. Por isso, é comum ver as pessoas reclamarem de dor no joelho ao pedalar. Porém, é preciso prestar atenção em qual parte está localizado esse incômodo para preveni-lo.

Queimação, pontadas, barulhos estranhos são os relatos mais comuns entre quem sofre com dor no joelho ao pedalar. Para você ficar por dentro de tudo sobre o assunto, desenvolvemos um guia completo, com dicas e orientações para quem está passando por esse incômodo.

Partindo do início: localize a dor

A dor pode variar de uma pessoa para outra, por isso o ciclista deve identificar de qual local do joelho ela está vindo. A seguir, confira as possíveis causas relacionadas a cada área.

Atrás do joelho

A dor atrás do joelho pode ser resultado da hiperextensão dos tecidos posteriores – tendões e músculos isquiotibiais. Geralmente, ela ocorre quando o banco da bici está muito alto ou muito recuado em relação ao guidão.

Além disso, a dor atrás do joelho também pode estar ligada ao uso extensivo de bikes com engrenagem fixa. Isso porque elas exigem mais trabalho dos músculos posteriores da coxa na hora de desacelerar, podendo ocasionar o incômodo.

Na frente do joelho

A dor na frente do joelho está ligada à patela (rótula), tendo o selim muito baixo ou muito avançado como uma das possíveis causas. Geralmente, quando a pessoa sente dor nessa região, houve alguma lesão no tendão e na cartilagem da patela.

Além disso, outra possível causa da dor no joelho nessa área é o cisalhamento da articulação completa, geralmente provocado por uma estimulação muito intensa dos quadríceps.

Na lateral do joelho

Sentir dor na lateral do joelho é um sintoma da Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABI). Essa lesão é muito comum entre ciclistas iniciantes, porque eles tentam aumentar a força no pedal jogando os joelhos para dentro, o que gera atrito entre a banda fibrosa espessa e o epicôndilo.

Outra possível causa para esse tipo de dor no joelho ao pedalar é o uso de taquinhos desalinhados, que concentram a força nos dedos dos pés. Para evitar essa situação, basta alinhá-los novamente.

Homem andando de bicicleta.

Parte interna

Dor na parte interna, ou seja, dentro do joelho, normalmente está ligada à colocação inadequada do clipe/taco no pedal. Isso acontece quando os pés do ciclista estão muito afastados lateralmente da bicicleta, gerando uma sobrecarga na parte interna do joelho.

Para isso não ocorrer, é necessário espaço suficiente para a pessoa andando de bicicleta não empurrar os joelhos para fora ou para frente.

Procure ajuda de um profissional

Ao notar alguma dor no joelho após pedalar ou durante o pedal, procure a ajuda de um médico de sua confiança. Ele vai recomendar um tratamento efetivo para você continuar andando de bicicleta.

Em alguns casos, além da ajuda médica, é necessário buscar auxílio fisioterapêutico. Assim, você vai alongar e fortalecer a região conforme a sua necessidade.

Como prevenir a dor no joelho?

Para quem deseja ficar livre da dor no joelho ao pedalar, há algumas maneiras de prevenir esse incômodo. A primeira é o alongamento, que prepara o corpo para praticar atividades físicas.

Para realizar um alongamento eficiente, é necessário envolver todos os músculos nessa região do corpo, como flexores, extensores, adutores e abdutores. Assim, você fica preparado para pedalar.

Além disso, outro ponto importante para prevenir a dor no joelho ao pedalar é o equipamento. É preciso ajustar a bike para sua altura e verificar se ela é o modelo ideal para a pedalada que você deseja fazer. Isso porque existem diversos tipos de bikes, como urbana, speed, mountain bike e muitos outros.

bike Itaú

Para ajudar você a prevenir dores nos joelhos, as laranjinhas contam com bancos reguláveis, ideais para as pessoas de todas as alturas. Assim, antes de iniciar a pedalada, regule o banco na altura ideal e curta o trajeto.

Benefícios de andar de bike

As bikes trazem diversos benefícios para nossa rotina. Elas ajudam a economizar dinheiro, por serem um transporte que não precisa de combustível, além de contarem com seguros mais baratos em comparação a veículos motorizados.

As bicicletas também são aliadas do meio ambiente. Afinal, elas são o principal meio de transporte sustentável. Elas não emitem gases poluentes que contribuem para o efeito estufa e as chuvas ácidas.

Por último, as bikes colaboram para nossa saúde, proporcionando melhores noites de sono, fortalecimento muscular e muitos outros benefícios.

Fique por dentro do universo das bicis

Após saber um pouco mais sobre dor no joelho ao pedalar, você não pode deixar de conferir nossas outras incríveis dicas para incluir na sua rotina. Aqui no nosso blog, você fica por dentro de todas as novidades sobre o universo das bicicletas. Aproveite a visita e venha conferir nossos planos!