Sobre a tembici

Confira 5 dicas para andar de bicicleta

Atualizado em 05 abr. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Andar de bicicleta é uma das atividades mais práticas para se fazer no dia a dia. Pela sua versatilidade, esse hábito é associado a lazer, trabalho e qualquer outro momento que envolve deslocamento. Pensando nisso, existem dicas para andar de bicicleta que proporcionam mais conforto aos ciclistas. 

A seguir, confira cinco passos que são simples de serem seguidos e podem mudar sua experiência pedalando pelos parques, pelas ruas e a caminho das atividades do cotidiano.

1- Escolha uma bicicleta adequada

Você já pedalou com uma bicicleta maior ou menor que o seu tamanho? Se sim, deve se lembrar do desconforto ao se movimentar e de fazer mais esforço do que o necessário. Isso acontece quando alguns itens da estrutura não estão adequados como deveriam. 

Para evitar que essa situação aconteça, é preciso escolher uma bike com o tamanho certo para sua altura. Nessa etapa, o ciclista pode medir a distância do seu cavalo (ponto entre o chão e a virilha) e, a partir dos centímetros, identificar qual é o quadro ideal para sua bicicleta. 

O quadro, que pode mudar em cada modelo de bicicleta, é a estrutura que define a distância entre o selim e o guidão, e do ciclista até o chão. Por isso, quanto mais alta a pessoa for, maior será esse componente. Pensando nisso, conte com uma fita métrica e uma tabela de medidas para saber o seu tamanho!

2- Utilize acessórios

Durante o dia, andar de bicicleta é super prático graças à iluminação do sol. À noite, porém, é interessante contar com o apoio das luzes da rua e de acessórios como o farol e a luz traseira. Eles são ideais para sinalizar a presença do ciclista e melhorar a visualização do caminho. 

Além disso, outro componente importante para melhorar a experiência de pedalar pela cidade é o retrovisor. Ele se ajusta ao guidão e possibilita que o ciclista enxergue quem está se aproximando e faça as curvas em segurança.

Esses acessórios complementares podem trazer mais segurança à hora de pedalar. Dessa forma, vale a pena acrescentá-los à magrela e tentar se adaptar a eles.

3- Aqueça antes de pedalar

Uma das dicas de bike mais comuns é se aquecer antes de começar a pedalar. Essa recomendação seguida antes das atividades físicas tem a finalidade de preparar o corpo para os movimentos do exercício. 

O aquecimento evita o excesso de força para os movimentos nos primeiros minutos da pedalada, diminui o risco de lesões, melhora a disposição e o desempenho no percurso.

Essa preparação deve ser feita diretamente na bicicleta. Comece com uma marcha leve e faça giros por 10 minutos. Após esse tempo, aumente a intensidade aos poucos até sentir os efeitos na musculatura.

4- Verifique se está tudo no lugar

Antes de sair de casa e começar a pedalar, observe se os componentes da bicicleta estão em boas condições. Muitos ciclistas já passaram pela situação de não fazerem as manutenções necessárias e só na rua perceberem que as correntes estavam sem lubrificação ou a câmara de ar estava furada. 

Homem andando de bicicleta.

Imprevistos podem acontecer, mas o melhor é evitá-los para não se atrasar no caminho. Então, tenha uma rotina de manutenção, limpando a bike, lubrificando a corrente e ficando de olho para ver se ela precisa de um check- up. 

Caso algum imprevisto aconteça, esteja preparado para resolvê-lo mesmo na rua. Para isso, você pode montar um kit de reparos (com cola, remendos, lixa e espátulas) e colocá-lo dentro da bolsa de selim que fica embaixo do banco, não ocupando muito espaço. 

5- Fique de olho no caminho 

Outra dica para quem quer economizar tempo no percurso é olhar o trajeto em um mapa antes de sair de casa. Isso vai te ajudar a encontrar as melhores rotas e os atalhos, além de identificar a região.

Durante o percurso, se tiver dúvidas a respeito da localização, você também pode olhar o mapa em seu celular. Inclusive, no aplicativo para andar de bicicleta da Bike Itaú, você acompanha o espaço geográfico e o tempo da sua viagem enquanto pedala. Muito mais prático e fácil de usar!

Nele, você também consegue ter acesso ao aluguel de bicicleta compartilhada. Esse serviço é disponibilizado em algumas cidades brasileiras e no exterior (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Porto Alegre, Salvador e Santiago).

Dica bônus: Bike Itaú

Se você se interessou em pedalar e quer uma experiência única, a dica é testar e assinar a Bike Itaú. O cadastro e a assinatura são feitos no aplicativo, que é encontrado na App Store e no Google Play.

Com as bicicletas compartilhadas, você garante economia e mais qualidade de vida ao pedalar para ir trabalhar, encontrar os amigos, passar no mercado, turistar pela cidade e tudo o que precisar fazer! 

Acompanhe o universo das bicicletas

Gostou das nossas dicas para andar de bicicleta? Então continue navegando pelo blog e tenha acesso a outros conteúdos semelhantes com curiosidades sobre as bicis. Aproveite também para visitar e conferir mais informações no site Bike Itaú!