Sobre a tembici

Dia Mundial da Bicicleta: saiba tudo sobre o assunto!

Atualizado em 05 abr. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Pedalar é uma atividade que, além de contribuir para a mobilidade urbana sustentável, oferece inúmeros benefícios ao corpo humano. Pensando nisso, para incentivar a utilização das bikes nas rotinas de diversas pessoas, 3 de junho foi declarado o Dia Mundial da Bicicleta.

Afinal, pedalar é uma ótima maneira de contribuir com a natureza, o orçamento e a saúde, já que as bikes são consideradas um transporte ecologicamente correto, limpo, sustentável, simples, confiável e acessível. Continue a leitura e confira tudo sobre o Dia Internacional da Bicicleta.

Breve contexto histórico da bicicleta

Para você entender melhor como foi declarado o Dia Mundial da Bike, vamos partir do início da história dela. A bicicleta foi criada por um barão alemão chamado Karl Von Drais, em 1817, com o intuito de facilitar o dia a dia da população, que passava por um período muito difícil.

O ano de 1816, também chamado de “ano sem verão”, foi uma época de muita pobreza para diversos países da Europa. Isso porque a neve cobria toda a plantação e o acúmulo das cinzas do vulcão Monte Tambora, que entrou em erupção no ano anterior, na Indonésia, mudou todo o clima.

Com isso, o preço dos alimentos subiu e a fome se alastrou por diversas cidades. As condições eram tão ruins que até os cavalos utilizados para transportar comida morreram. Por isso, muitos acreditam que esse cenário foi o que levou ao surgimento da bicicleta.

Contudo, a primeira bicicleta, desenvolvida por Karl Von Drais, não é nem um pouco parecida com aquela que conhecemos hoje. A roda da bike virava, mas os pedais ainda não existiam. Por isso, para andar nela, era preciso impulsioná-la com os pés no chão. 

A importância das bicicletas 

Desde que foi desenvolvida, a bicicleta traz diversos benefícios para a sociedade, já que é um meio de transporte sustentável e acessível para diversas pessoas. Isso a torna uma excelente aliada da mobilidade urbana. 

Afinal, é muito fácil escolher as bikes para se deslocar pelas cidades e evitar ficar preso por horas no trânsito. Com as bicicletas, você pode pedalar para todos os lugares, seja o mercado, seja o trabalho, encontros ou outros compromissos, com muita praticidade. 

Além disso, as bicicletas ajudam a diminuir o congestionamento e os ruídos sonoros causados pelo excesso de veículos motorizados nas ruas. Por isso, elas são muito importantes para o dia a dia das cidades. 

Como foi declarado o Dia Mundial da Bicicleta?

Em 2018, o dia 3 de junho foi aprovado como o Dia Mundial da Bicicleta pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia da Bike foi um consenso entre 193 países, que determinaram que a bike é um meio de transporte com diversas características excelentes: simples, acessível, sustentável e limpa, ela contribui para a economia, o corpo humano e a mobilidade urbana.

Além disso, o Dia Mundial da Bicicleta foi aprovado por participar de dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:  “tornar as cidades e assentamentos seguros inclusivos, resilientes e sustentáveis” e “fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Bicicletas paradas.

Como são criados os dias internacionais?

Para ser votado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, um dia mundial precisa ser relevante. Isso significa que os 193 países participantes vão colocá-lo em vigor, comprometendo-se a conscientizar e estimular as próprias populações sobre o assunto do dia determinado, como o Dia da Bicicleta.

Benefícios da bicicleta para o dia a dia

As bicicletas são grandes aliadas do meio ambiente, mas também são a escolha ideal para quem quer economizar no dia a dia. Isso porque, comparadas às corridas de aplicativos, elas contam com um excelente custo-benefício. Afinal, com elas, não é preciso se preocupar com o valor da corrida: basta pedalar para o destino desejado pelo menor preço. 

Além disso, as bikes são ideais para quem deseja colocar o corpo em movimento e aproveitar os benefícios que ela oferece para a saúde. Entre eles, estão: melhores noites de sono, fortalecimento muscular e maior sensação de felicidade.

Isso porque pedalar de 20 a 30 minutos por dia aumenta a produção de dopamina e serotonina, substâncias do nosso corpo que são responsáveis pela sensação de felicidade. 

Bicicletas compartilhadas

As bicicletas compartilhadas são uma ótima escolha, pois trazem mais praticidade para sua rotina. Localizadas em pontos estratégicos das cidades, as bikes Itaú contam com diferentes planos que se encaixam em muitas rotinas. Basta escolher um no nosso aplicativo ou, se preferir, no autoatendimento em nossas estações.

Conheça um pouco mais sobre as bikes

Gostou de saber um pouco mais sobre o Dia Mundial da Bicicleta e a importância das bikes para a sociedade? Então, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos sobre as bicis e fique por dentro das nossas maravilhosas dicas!