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Descubra o que é melhor: pedalar ou caminhar?

Atualizado em 21 fev. 2022 Saúde e Bem-estar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.

Exercitar-se é essencial para a saúde e o bem-estar físico e mental, e pode melhorar a qualidade de vida. Há diversas maneiras de colocar o corpo em movimento, sair da rotina e se manter saudável, mas você sabe o que é melhor: pedalar ou caminhar?
As duas atividades são bem distintas e, ainda assim, bastante procuradas pelas pessoas que querem se tornar mais ativas e ter mais ânimo para começar o dia. É preciso pensar naquilo que pode ser mais interessante para sua rotina, mais benéfico para sua saúde e mais legal para você! 

Caminhada: boa opção para começar

Você já deve ter escutado alguém falar que vai começar a caminhar para fazer exercício e sair um pouco de casa, não é mesmo? A caminhada é uma das primeiras atividades que vêm à mente das pessoas quando pensam em exercícios, porque é simples de aplicar no cotidiano. 
Ao contrário do que muitos pensam, andar curtas distâncias entre os destinos do cotidiano não é considerado uma caminhada, no sentido de exercício físico. Isso porque o tempo e o percurso não trazem efeitos significativos. 
Uma caminhada, de fato, deve acontecer em um momento específico para o exercício, em que corpo e mente podem se dedicar mais e relaxar. Para os iniciantes, o ideal é que a caminhada comece com 20 e 30 minutos. Sendo feita com regularidade, pode melhorar a saúde cardiovascular e trazer diversos benefícios.  
Esse exercício é uma atividade aeróbica que qualquer pessoa pode praticar em diversos locais ao ar livre. Se for feito regularmente, ele traz inúmeros benefícios e, quando é combinado com bons hábitos alimentares, fica ainda melhor para a saúde.

Onde caminhar?

Os exercícios ao ar livre podem ser praticados em parques e praças espalhados pelas cidades. Em algumas localidades, existem praças que oferecem trilhas para caminhada delimitadas das áreas verdes e possuem equipamentos de ginástica. 
A caminhada também é feita diretamente nas ruas ao redor das residências de quem a pratica, e os caminhos variam de acordo com o tempo disponível na rotina. Nesse caso, é importante tomar cuidado com as superfícies esburacadas da rua. 

Cuidados com a caminhada

Por mais que muitas pessoas estejam acostumadas a caminhar em jejum, devemos respeitar os limites do corpo. Quando estamos sem comer nada, apenas bebendo água e submetendo os músculos a muitos esforços, podemos sentir tontura, enjoos e até desmaiar. Então, é melhor se alimentar antes!
Além disso, para evitar a exposição excessiva ao sol, é indicado caminhar pela manhã, antes do meio-dia; à tarde, depois que os raios solares estão mais fracos; ou à noite, em horários em que sinta segurança no local da prática. 

Andar de bicicleta: movimentos mais intensos 

Andar de bicicleta é uma prática muito valorizada pela versatilidade. É possível pedalar por lazer, por esporte e para se deslocar, em diversos horários e com a possibilidade de montar a bicicleta do seu jeito, se adequando a cada corpo e finalidade de uso.
Essa atividade é escolhida por muitas pessoas para não ficar em transportes parados no trânsito, chegar ao trabalho mais rapidamente, divertir-se aos finais de semana em família e com os amigos, desestressar das atividades do dia e muitas outras motivações.
Com a popularização da prática, existem grupos que se organizam para pedalar a noite e aos finais de semana. Assim, você pode encontrar outras pessoas que gostam de andar de bicicleta e não se sentir sozinho pelo caminho!
duas mulheres andando de bicicleta próximo ao mar.

Onde pedalar?

Na maioria das cidades, há parques grandes com espaço disponível para as pessoas caminharem, correrem e andarem de bicicleta, patins, skate e longboard. Essas áreas são conectadas com a natureza, favorecendo a respiração com a troca de ar puro do ambiente arborizado. 
As ciclofaixas e ciclovias também estão presentes e espalhadas pelas regiões urbanas em pontos que facilitam a locomoção dos ciclistas. Por estes espaços serem exclusivos para as bicicletas, há maior sensação de conforto e segurança para quem pratica o esporte. 

Cuidados ao pedalar

Antes de começar a pedalar, é importante escolher uma bicicleta confortável, para evitar dores no corpo, e que seja adequada para cada um, com altura do banco e tamanho do quadro corretos, entre outros ajustes. Por isso, ao comprar ou optar pelo aluguel de bike, escolha uma bike que se adapte ao seu corpo. 
Alguns acessórios de bicicleta podem facilitar as pedaladas, como a buzina, o farol (colocado no guidão e na parte traseira) e o suporte para garrafinha de água. Todos podem ser acrescentados de acordo com a sua preferência e estão disponíveis no mercado em grande variedade.

Benefícios de pedalar e caminhar

O que é melhor: pedalar ou caminhar? Depende, já que um dos benefícios de andar de bicicleta e também de caminhar é a melhora na saúde. Como são exercícios diferentes, eles oferecem vantagens para o corpo e a mente em proporções distintas.
Pedalar melhora a respiração enquanto ativa a musculatura e previne doenças cardiovasculares. Mais do que isso, a prática oferece vantagens para o organismo com a liberação de toxinas e diminui os níveis de colesterol ruim (LDL). 
Já caminhar é uma ótima alternativa para combater a osteoporose, pois previne a reabsorção óssea. No geral, esse exercício promove o fortalecimento dos ossos, diminui a quantidade de glicose no sangue e ajuda a controlar a diabetes. 

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar?

Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.
Quanto à praticidade, o que é melhor: pedalar ou caminhar? A segunda alternativa é mais prática por depender apenas do corpo humano e poder ser realizada em mais locais. 
Seja pedalando, seja caminhando, você tem maior qualidade de vida se exercitando, e seu corpo vai agradecer por isso. Basta escolher o hábito com que você mais se adapta e se sente confortável, e o mais legal é que você pode praticar os dois em momentos alternados. 

Aluguel de bicicleta

Se a sua resposta para a pergunta “o que é melhor: pedalar ou caminhar?” foi pedalar, o aluguel de bicicleta é uma alternativa que ajuda você a economizar enquanto pratica exercício físico. 
Com o aluguel de bike Itaú, você pode se locomover por diversas cidades brasileiras e no exterior. Basta fazer o download do aplicativo no Google Play ou na App Store, escolher o plano que mais se adequa às suas necessidades e ao seu estilo de vida, e começar a usar!  

Acompanhe conteúdos sobre bem-estar

Agora, sabendo tudo isso, você já pode começar a se exercitar com maior frequência, garantindo mais saúde. Se você gostou desse assunto, acompanhe nosso blog para conferir conteúdos sobre bem-estar. 
Se ficou na dúvida sobre a Bike Itaú e quer esclarecê-las antes de assinar um plano, acesse o site e confira mais informações sobre as cidades disponíveis e as bicicletas!