Sobre a tembici

Cuidados ao andar de bicicleta: sua viagem mais agradável

Atualizado em 02 mar. 2022 Segurança Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Pedalar, além de ser saudável e prático, também é uma excelente maneira de economizar. Para ter viagens ainda mais agradáveis, porém, é preciso ter alguns cuidados ao andar de bicicleta. Afinal, é importante manter o seu bem-estar e o das pessoas à sua volta.
As bikes são sinônimo de mobilidade urbana, seja para ir trabalhar, treinar, encontrar os amigos ou apenas para fazer compras. Por esse motivo, é importante estar por dentro de alguns cuidados ao andar de bicicleta. Continue a leitura e confira o conteúdo exclusivo que desenvolvemos para você!

Condução segura

O cuidado principal a ser praticado pelas pessoas é uma condução segura. Afinal, é importante garantir a sua segurança e a dos demais à sua volta. Por isso, é essencial ter alguns cuidados ao andar de bicicleta. Veja quais são eles a seguir.

Maior respeita o menor

Quando estiver pedalando, é importante sempre estar atento aos demais veículos e pessoas que estão ao seu redor. Assim, é essencial ter em mente que o maior respeita o menor. Pensando nisso, os ciclistas devem redobrar a atenção aos pedestres e respeitá-los.

Sinalize sua movimentação

Para evitar possíveis colisões, é importante que o ciclista sinalize sua movimentação, principalmente em vias movimentadas. Assim, ao virar à direita ou à esquerda, utilize seus braços para orientar os demais veículos sobre seus movimentos. Lembre-se de também sinalizar quando for seguir em frente em pontos onde os carros convergem à direita.
Portanto, sinalizar é um dos cuidados ao andar de bicicleta que deve ser praticado pelas pessoas. Dessa maneira, o ciclista evita momentos estressantes no trânsito e tem uma pedalada mais agradável e segura.

A importância de respeitar as leis de trânsito

Para uma maior segurança ao andar de bicicleta é preciso respeitar as leis de trânsito estabelecidas. Afinal, elas foram desenvolvidas para que o dia a dia seja mais seguro para todos os meios de transporte. Por isso, assim como para veículos motorizados, também há regras específicas para as bikes.

Andar na mão correta

Para que as pessoas tenham mais segurança no trânsito, é essencial pedalar na mão de direção correta. Por isso, existe a regra de que os ciclistas não devem andar de bicicleta na contramão. Assim, evitam-se possíveis acidentes e momentos estressantes. 

Não pedalar na calçada

Outra regra estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro é não pedalar na calçada. Afinal, ela foi destinada à circulação segura dos pedestres. Portanto, ao precisar atravessar uma, desça de sua bike e empurre-a. Assim, você garante a sua segurança e a das pessoas que estão andando por aquele local.

Pessoa andando de bicicleta.

Utilize a iluminação das bikes

Outro cuidado importante ao andar de bike é utilizar a iluminação da bicicleta na pedalada à noite. Com as lanternas, é possível iluminar sua viagem, evitando possíveis colisões, quedas ou lesões. Afinal, é essencial visualizar com clareza o trajeto escolhido!
Sendo assim, quando começar a anoitecer, não se esqueça de acender as lanternas da sua bicicleta. Dessa forma, você também estará sinalizando para os demais veículos motorizados e pessoas que está pedalando por aquele local.

Não esqueça das ciclovias

As ciclovias são grandes aliadas dos ciclistas, já que são destinadas somente à circulação de bicicletas. Com elas, é possível se deslocar pela cidade sem a necessidade de se preocupar com  veículos motorizados.
Lembre-se de que mesmo nas ciclovias é preciso colocar alguns cuidados em prática. Por isso, respeite a sinalização, pedale em direção correta e fique sempre atento aos imprevistos que podem ocorrer.

Escolha as bikes compartilhadas

As bikes compartilhadas são uma excelente escolha para o dia a dia. Com elas, é possível escolher a estação mais próxima e iniciar sua pedalada com apenas alguns cliques. Assim, você pode andar de bicicleta até o seu destino e ainda curtir a paisagem da cidade.
Além disso, as bikes alugadas trazem diversas vantagens e segurança para os ciclistas. Afinal, elas contam com diversos planos com excelente custo-benefício que se encaixam perfeitamente na sua rotina. Basta escolher o ideal para seu dia a dia e pedalar até os compromissos!
Sendo assim, para deixar a pedalada ainda mais agradável e segura com as bikes compartilhadas, também é preciso colocar em prática alguns cuidados ao andar de bicicleta. Para isso,siga as regras de trânsito, sinalize e respeite os pedestres.

Bike Itaú

Com as laranjinhas espalhadas em pontos estratégicos pelas cidades, nunca foi tão fácil e prático optar pelo aluguel de bike. No nosso aplicativo, é possível verificar as estações mais próximas e se há bicicletas disponíveis naquele momento.
Além disso, com a bike Itaú não é preciso revolver a bicicleta na mesma estação que a retirou — você pode escolher o ponto mais próximo ao seu destino final e deixá-la na estação. Lembre-se de verificar se há vagas para deixar a laranjinha pelo nosso aplicativo e confirme se ela está bem travada.

Saiba um pouco mais sobre o assunto

Gostou de saber um pouco mais sobre os cuidados ao andar de bicicleta? Então, não deixe de conferir nossos outros conteúdos desenvolvidos especialmente para você. Aqui, você encontra diversas dicas fáceis e práticas para utilizar em sua pedalada. Venha conferir!