Sobre a tembici

Você sabe como surgiu a bicicleta, quem foi o responsável e o que levou à criação?

Atualizado em 05 abr. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

As bikes são grandes aliadas para quem deseja ter mais praticidade na rotina. Pensando nisso, será que elas sempre foram tão ágeis e fáceis de pedalar quanto nos dias atuais? Assim como outros veículos, as bicis passaram por uma evolução. Por isso, a seguir, entenda como surgiu a bicicleta.

Com a evolução da tecnologia e dos materiais utilizados na produção, os modelos e as condições das bicicletas também evoluíram. Para você compreender quando surgiu a bicicleta e a evolução dela, desenvolvemos um conteúdo exclusivo sobre o assunto!

Partindo do início: a primeira bicicleta

A primeira bicicleta foi desenvolvida por um barão alemão chamado Karl Von Drais, em 1817, e batizada de “máquina de correr” (“laufmaschine” em alemão). Diferentemente das bikes atuais, ela foi feita de madeira e funcionava com o impulso dos pés no chão.

Esta primeira bicicleta foi elaborada para ajudar nas necessidades da população na época. Isso porque, no ano de 1816, também chamado de “ano sem verão”, muitos países da Europa passaram por extremas dificuldades.

Entre elas, estava a falta de transporte para levar comida, já que as condições eram tão ruins que até os cavalos destinados a esta função morreram. Pensando nisso, o barão alemão desenvolveu a primeira bicicleta.

A primeira bicicleta com pedais

Agora que você já sabe quem inventou a bicicleta, fique por dentro do primeiro modelo desenvolvido com pedais. Ele foi um grande passo nessa evolução, já que a primeira versão se deslocava por impulso dos pés.

Desenvolvida em 1839, pelo ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan, a primeira bicicleta com pedais foi um verdadeiro sucesso, em decorrência da facilidade de se deslocar com ela. Em seguida, vieram outros modelos de bikes, confira a seguir.

Modelo velocípede

A bicicleta de modelo velocípede ficou conhecida por ter um pedal fixo na roda dianteira, além de ser a primeira bike equipada com engrenagem por corrente. Ela foi desenvolvida no início da década de 1860 e se destacava pela roda dianteira maior que a traseira.

Bicicleta de roda alta

A bicicleta de roda alta surgiu em 1870 e foi a primeira totalmente desenvolvida em metal. Com rodas mais altas que o comum, ela permitia que as pessoas avançassem cada vez mais nas pedaladas, atingindo até 40 km por hora.

Bicicletas de segurança

Desenvolvidas em 1880, as bicicletas de segurança não contavam com rodas altas como os modelos anteriores. Como o próprio nome do modelo diz, elas evitavam que as pessoas sofressem quedas.

Este modelo é muito parecido com as bicicletas que encontramos nos dias atuais, já que as duas rodas das bikes tinham o mesmo tamanho. Isso também facilitava a pedalada.

Modelos de bicicletas atuais

Agora que você sabe como surgiu a bicicleta e viu a evolução dela, que tal ficar por dentro de alguns modelos de bike mais utilizados no dia a dia? Há diversos tipos de bicis usados para diferentes trajetos e pedaladas. Continue a leitura e confira as principais categorias.

Bicicleta fixa

A principal característica da bicicleta fixa é o pinhão fixo na roda traseira, ou seja, a bike não conta com rodas livres. Ela permite que as pessoas realizem a frenagem com o travamento dos pedais.

Mountain Bikes

Conhecidas como Mountain Bikes ou MTBs, elas são utilizadas para todos os tipos de terreno, sejam trilhas, sejam estradas leves ou lama. Assim, este modelo oferece mais estabilidade em lugares que contam com o chão irregular.

Speed

Conhecido como speed, corrida ou estrada, este modelo é perfeito para pessoas que utilizam as bicicletas em grande velocidade, como em corridas, por exemplo. Ele também pode ser usado em estradas ou asfaltos.

Urbana

As bikes urbanas são ideais para utilizar nas cidades, seja em ciclovias, seja nas ruas, em parques ou outros lugares. Por contarem com pneus mais finos e sem cravos, elas possuem mais eficiência no asfalto.

Bicicleta parada.

Primeiras bicicletas no Brasil

Agora que já sabe como surgiu a bicicleta, você deve estar se perguntando sobre quando surgiu a bicicleta no Brasil, não é mesmo? Importadas da Europa, as bikes chegaram ao país no final do século XIX.

Logo em seguida, surgiu o primeiro clube amador de passeios e corridas de bikes: o Club Olympio Paulista, fundado em 1892. Contudo, somente em 1994 começou a maior importação de bicicletas para o Brasil, facilitando o acesso ao ciclismo.

Bicicletas compartilhadas

As bicicletas compartilhadas são uma excelente escolha para quem quer mais praticidade na rotina. Com elas, é possível escolher a estação mais próxima para retirá-las ou deixá-las após a pedalada.

Além disso, elas contam com excelentes custos, afinal há diversos planos que se encaixam perfeitamente em diversas rotinas. Assim, você pode curtir a pedalada e economizar ao mesmo tempo.

Com as bikes Itaú, você tem uma pedala agradável enquanto traz praticidade para seu dia a dia. Há diversos benefícios em utilizar as laranjinhas desde custo-benefício até mais saúde e bem-estar.

Fique por dentro do universo das bikes

Gostou de saber um pouco mais sobre como surgiu a bicicleta? Então, confira outros conteúdos exclusivos sobre as bikes e fique por dentro das nossas incríveis dicas, aqui no nosso blog. Você não pode perder!