Sobre a tembici

Como saber o tamanho da bike ideal: 4 dicas para acertar em cheio!

Atualizado em 13 jun. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Uma das dúvidas frequentes de quem está começando a pedalar é como saber o tamanho da bike ideal. Afinal, não há nada melhor que se movimentar sem sentir desconfortos no trajeto. Porém, você sabe o que pode influenciar essa escolha?

Para alguns, a resposta seria simples e tem relação com o modelo: para criança ou adulto. Entretanto, isso é apenas um dos elementos analisados na hora de comprar ou alugar uma bicicleta, já que existem outros componentes estruturais ainda mais importantes para a definição do tamanho.

O que influencia o tamanho da bicicleta?

O tamanho da bike é influenciado principalmente pela altura do ciclista. É normal que os pés não encostem completamente no chão enquanto se está sentado no selim. Contudo, quando há uma grande diferença entre o comprimento dos braços e das pernas e a estrutura, pode haver desconforto.

Essas duas medidas, dos braços e das pernas, são os aspectos que diferem cada pessoa apesar da altura. Algumas possuem membros inferiores mais longos e outras, os braços mais curtos. Tudo isso deve ser analisado junto ao tamanho do quadro e do aro de bicicleta.

Cada modelo tem uma finalidade diferente e dimensões próprias do aro e do quadro. O primeiro é a circunferência interna das rodas, enquanto o segundo é a base da bicicleta, onde são colocadas as rodas. Se você está se perguntando com o que ele se parece, para identificá-lo, basta procurar a parte que lembra dois triângulos juntos.

Modelo x Aro x Quadro

Antes de pensar sobre como saber o tamanho da bike ideal, comece entendendo mais sobre a finalidade que ela terá no seu cotidiano. Existem modelos para atender a todas as necessidades: urbano (dia a dia); mountain bike (trilhas); speed (ciclismo de estrada), BMX (competições e manobras) e outros.

Eles possuem tamanhos de aros de bicicleta que contribuem para os movimentos, e medidas de quadros que definem as distâncias entre o tronco e a mesa e entre o corpo e o chão. Por isso, existem tabelas e especialistas que ajudam na medição por modelo, para acertar na escolha.

Por que o tamanho da bike é importante?

Escolher o tamanho da bicicleta adequado quanto a altura, peso e modelo é essencial para evitar desconforto. Em pequenos trajetos, o desconforto é mínimo, e o ciclista pode concluí-los sem grandes problemas. Porém, em distâncias maiores, o esforço é redobrado, e o corpo começa a dar sinais de cansaço.

Caso o guidão fique muito baixo ou próximo ao corpo, é comum que o ciclista sinta dores no pescoço e nos ombros. Dependendo da distância, a dor na lombar também surge aos poucos, exigindo descanso após o treino.

A longo prazo, pedalar uma bike de tamanho inadequado à altura pode causar dores persistentes e difíceis de tratar. Então, evite essa situação futura com nossas dicas sobre como saber o tamanho da bike ideal para você.

Pessoas andando de bicicleta.

1. Experimente bikes pessoalmente

As compras pela internet possuem a vantagem da economia em tempo e dinheiro. Porém, há a desvantagem de não poder experimentar a bicicleta para sentir o conforto do selim e fazer um pedal de teste na loja.

Para quem ainda é iniciante, o ideal é, se for possível, retirar pessoalmente no Bike Shop. Assim, todos os aspectos são analisados de perto e os ajustes necessários no banco já podem ser feitos.

2. Escolha pelo tamanho do quadro

É o tamanho do quadro que define as distâncias entre o selim e guidão e entre o selim e os eixos. Por isso, ele deve ser escolhido pela altura do ciclista, a partir da medição do cavalo (região entre a virilha e o solo). Posicione-se descalço, rente a uma parede, faça a marcação da altura e confira com uma fita métrica.

Essa medida será utilizada em uma conta simples desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que multiplica o valor encontrado por 0,65 cm e resulta no quadro para bikes de estrada. No caso de mountain bike, transforme o valor em polegadas e, depois, subtraia 14.

Em ambas as contas, o resultado será usado na tabela de medição de quadros, disponível na internet. Contudo, há um jeito ainda mais fácil: o bike fit. Assim, você não precisa fazer contas e não há chances de errar.

3. Faça um bike fit

Se você tem dúvidas sobre como saber o tamanho da bike ideal, mas quer uma resposta simples, o bike fit é a solução. O especialista faz um estudo do corpo do ciclista para definir o modelo que mais se adequa às particularidades de altura total, comprimento das pernas e largura do ombro.

A análise também considera o recuo e a inclinação do selim, o comprimento do pedivela, o ângulo da mesa e outros componentes que ajudam na escolha de quadro e no ajuste da estrutura no geral.

4. Faça ajustes para adequar a bike

Por último, para alcançar o tamanho ideal de bicicleta, o ciclista pode fazer pequenos ajustes. O selim, por exemplo, pode ser movimentado com facilidade para ficar em uma altura confortável. Faça testes e veja em qual posição você se sente mais confortável.

A mesa da bicicleta também é ajustável, mas apenas na regulagem de altura do guidão. Como esse espaço é apenas uma sobra, não é possível deixá-lo acima do limite.

Acompanhe mais conteúdos semelhantes!

Com essas dicas sobre como saber o tamanho da bike ideal, você vai encontrar o modelo certo para você! Aproveite sua visita, aqui no blog de bike Itaú, para acompanhar outros conteúdos que vão melhorar suas pedaladas!