Sobre a tembici

Como saber o aro da bicicleta? Escolha o ideal para sua bici

Atualizado em 24 maio. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

O aro da bike tem a principal função de sustentar e garantir o correto posicionamento dos pneus. Há diversos tipos dessa peça, feitos para as diferentes categorias de bicicletas. Para garantir uma pedalada agradável, é preciso escolher a correta. Por isso, entenda como saber o aro da bicicleta ideal.

O aro de bicicleta afeta diretamente o desempenho da bici, garantindo o controle para o ciclista. Por isso, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto, com as melhores dicas para você aprender como saber o aro da bicicleta ideal para sua bike.

Por que é importante escolher o aro correto?

É importante aprender como escolher o aro de bicicleta corretamente, porque essa peça afeta diretamente o desempenho da bici. Ele ajuda você a pedalar com maior ou menor velocidade, por exemplo, dependendo da sua escolha.

Assim, há aros desenvolvidos especialmente para trilhas e cicloturismo, além de outros criados para a cidade. Com o aro correto, você pedala com mais facilidade pelo trajeto escolhido. Portanto, agora, você entende por que é importante aprender como saber o aro da bicicleta ideal para a sua.

Escolhendo o aro correto

Há diversos tipos de aros feitos para as principais categorias das bicicletas. Assim, as peças para as bicis urbanas são diferentes das utilizadas em trilhas, cicloturismo e outros tipos. Aprenda como diferenciá-las e definir a ideal.

Profundidade

A profundidade do aro afeta diretamente o desempenho da bike. Para bicicletas de corrida, o ideal são peças mais profundas, com até 80 mm em média, garantindo maior aerodinâmica.

Para as ciclistas que pedalam em pistas off road, é recomendado escolher um aro com uma menor profundidade, 25 mm em média. Isso porque ele dá maior controle durante a pedalada. Normalmente, a medida básica para os aros é de, aproximadamente, 40 mm.

Tamanho

Antes de falar do tamanho da peça ideal para sua bike, é preciso entender que o número do aro se refere ao diâmetro dele em polegadas. Para bicicleta de crianças ou dobráveis, é recomendado um aro de 20 a 24 polegadas.

Para quem quer garantir uma maior velocidade em estradas de terra, além de melhor tração nas curvas, o aro 27,5 é o ideal. Já para trilhas abertas, cicloturismo e estradas, é recomendado utilizar o aro de bicicleta 29.

Para quem utiliza bike no dia a dia na cidade, é indicado o aro de bicicleta 26. Considerado a polegada mais comum, ele oferece estabilidade em diversos trajetos, seja na cidade, seja em trilhas.

Largura

Muitas vezes, esquecemos a largura do aro da bicicleta. Contudo, ela também é muito importante para gerar estabilidade e garantir pedaladas agradáveis. Larguras de, aproximadamente, 17 mm são recomendadas para velocistas.

Já para quem gosta de mountain bikes, é indicado, em média, que o aro conte com 29 mm. Lembre-se de que quanto maior for a largura do aro da bike, menor será a velocidade.

Bicicletas juntas em pé.

Tipos de aros

Além de profundidade, largura e tamanho, há os materiais de aro recomendados para cada categoria de ciclismo. O primeiro é o aro liga leve, indicado para pessoas que andam de bike na estrada e querem altas velocidades.

Os aros de raios são indicados para quem gosta de andar de bike em terrenos irregulares. Já as peças de alumínio são recomendadas para pessoas que buscam preços menores, além de serem resistentes.

Aros desenvolvidos à base de aço possuem uma maior durabilidade, por isso são mais utilizados em bikes infantis. Também há as versões de fibra de carbono, que geralmente são mais caras, mas mais resistentes que as demais.

Como saber se escolhi o aro correto?

Antes de finalizar a compra, é preciso ter em mente que seus objetivos com a bici estão alinhados com aquilo que o aro oferece. Para isso, pense em quais lugares você deseja pedalar, qual é sua experiência enquanto ciclista, em qual velocidade deseja andar de bike e muitas outras questões.

Alinhando tudo isso, você se prepara para adquirir o aro correto. Vale lembrar que a ajuda de um profissional é muito bem-vinda durante a escolha.

Conheça as bike compartilhadas

Agora que você já sabe o que é aro de bicicleta e como escolher a ideal para a sua, conheça também as bikes compartilhadas. Elas estão espalhadas por pontos estratégicos das cidades, facilitando seu dia a dia.

Para verificar se há bikes na estação mais próxima de você, basta consultar o nosso aplicativo. Com elas, você não precisa mais se preocupar e ficar parado por horas no trânsito, principalmente em grandes centros.

Conheça tudo sobre o universo das bicicletas

Entendendo como saber o aro da bicicleta ideal para a sua, aproveite para ficar por dentro das nossas outras dicas imperdíveis. Aqui no nosso blog, estamos sempre com o radar ligado, levando as melhores novidades das bikes para você. Venha conferir!