Sobre a tembici

Como regular freio de bicicleta? Saiba como fazer a regulagem com segurança

Atualizado em 19 maio. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Os freios são um dos acessórios fundamentais em uma bike. Para eles funcionarem da melhor maneira possível, é preciso ajustá-los regularmente. Contudo, fique tranquilo, pois você não precisa levar a bici em uma oficina para cada regulagem: vamos ensinar como regular freio de bicicleta.

Há diversos tipos de freios ideais para cada modelo de bicicleta: V-Brake, cantilever, roller brake, freio a disco hidráulico ou mecânico e muitos outros. Continue a leitura e confira o guia completo que desenvolvemos sobre como regular freio de bicicleta.

Como saber quando regular o freio?

Antes de aprender como regular freio de bicicleta, é necessário entender quando a regulagem é necessária. Ao perceber o acessório vibrar, fazer sons ou não brecar com rapidez, é o momento de regulá-lo.

Sendo assim, atente-se aos sinais que sua bicicleta demonstra, já que é muito importante manter frio regulado para garantir uma pedalada tranquila e agradável.

Como regular freio de bicicleta?

Para você regular o freio de bicicleta sem a necessidade de ir até uma oficina, separamos um passo a passo prático para verificar o causador da desregulagem do acessório e ajustá-lo. Confira a seguir:

1. Ajuste da manete

Quando o freio a cabo gasta, as manetes passam a ter um curso muito longo, demorando mais para frear. Para resolver este problema, é preciso ajustar o esticador das manetes para retorná-lo à posição original.

Para fazer esse ajuste, é necessário rodar os esticadores presentes na própria manete. Se você deseja deixar o freio mais alto, é necessário rodá-los no sentido anti-horário. Para deixá-lo mais baixo, rode-os no sentido horário.

Isso também acontece no freio a disco de bike mecânico: ao esticar o cabo, a manete volta para a altura em que o ciclista está acostumado a usá-la.

Bicicleta encostada na parede.

Freio a disco hidráulico

O freio hidráulico de bike não apresenta nenhum aviso de desgaste, já que é um acessório automático. O ciclista só nota quando o freio acaba por completo, podendo causar risco ao seu disco.

2. Ajuste na sapata

As sapatas trabalham com espaçadores planetários, que permitem que a peça se movimente em todas as direções. Para ajustá-las, é preciso ter em mãos uma chave Allen para fazer o direcionamento correto.

O ângulo de regulagem correto da sapata é um pouco inclinado para frente, ou seja, a ponta dianteira dela deve estar primeiro na roda, enquanto a parte de trás fica desencostada.

Quando trocar a sapata?

Outro motivo que leva o ciclista a regular os freios é o desgaste da sapata. Quando os espaços na sapata estão muito rasos ou desaparecem, esse é o momento de trocá-la.

3. Pastilha dos freios hidráulicos ou mecânicos

Como regular freio a disco de bicicleta? Nos freios hidráulicos ou mecânicos, podemos encontrar uma pastilha. Ela é um bloco que prende o pneu dianteiro da bicicleta ao apertar a manete de freio. Para chegar até ela, é preciso virar a bike para baixo e tirar as rodas.

Caso a pastilha tenha menos de 1 mm de espessura, é o momento de trocá-la. Para realizar esta medição, é indicado usar um paquímetro. Contudo, caso você não tenha um, uma dica é utilizar um cartão de crédito, já que ele tem menos de 1 mm de espessura.

4. Óleo dos freios hidráulicos ou mecânicos

O óleo dos freios a disco hidráulico ou mecânicos deve ser trocado uma vez ao ano para manter uma boa regulagem. Ao perceber que ele está mais escuro, você deve trocá-lo. Isso acontece por ele estar contaminado pelas micropartículas geradas pelo atrito das partes móveis.

5. Tipo de óleo

Nunca use outro tipo de óleo em seus freios, apenas o recomendado pelo fabricante da bicicleta. Isso porque somente o óleo original suporta as altas temperaturas geradas pela fricção.

6. Conduítes em bom estado

Para as bikes que contam com freios mecânicos, é preciso manter os conduítes bem lubrificados com graxa fina. Isso porque, se estiverem secos, eles podem oxidar e travar, afetando a qualidade da frenagem.

7. Ajuste no braço dos freios

Um motivo para freios do tipo V-Brake ficarem desregulados é a inclinação errada dos braços do acessório. Para ajustá-la, é preciso regular os parafusos que fazem o ajuste de pressão das molas.

Ao regular os parafusos, é necessário manter a pressão deles igual nos dois braços dos freios. Eles devem estar alinhados com o quadro da bicicleta, em posição reta. Assim, os braços devem frear as rodas da mesma maneira.

Procure ajuda de profissionais

Caso as dicas citadas ainda não resolvam a desregulação dos freios, a solução é buscar ajuda de um profissional de confiança. Para isso, leve a bicicleta a uma oficina para a manutenção.

Lembre-se de que é importante ter os freios regulados para garantir pedaladas com maior conforto e segurança. Agora, você já está ciente de como ajustar freio de bicicleta.

Confira outras dicas

Após aprender como regular freio de bicicleta, veja também como ajustar a marcha, câmbio e diversos outros acessórios da bike, aqui no nosso blog. Aproveite a visita e venha conferir nossos incríveis planos. Você não pode perder!