Sobre a tembici

Entenda como funciona a bicicleta elétrica

Atualizado em 18 mar. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.

Andar de bicicleta oferece inúmeros benefícios à saúde e ao meio ambiente e não há nada melhor que escolher um modelo bem confortável para percorrer os trajetos do cotidiano, seja para lazer, seja para trabalho. O modelo comum já é conhecido, mas você sabe como funciona a bicicleta elétrica
A bicicleta elétrica é uma das opções de transporte que melhoram a mobilidade nas cidades. Ela está sendo cada vez mais procurada e alcançou um aumento significativo em vendas nos últimos anos. 
De acordo com o levantamento feito pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), houve um crescimento de 24,5% na produção e importação de e-bikes entre janeiro e agosto de 2021. Isso representa 26.671 novas bicicletas nesse período do ano.  

Um pouco de história

Apesar de o uso da bicicleta elétrica ter se popularizado apenas nos últimos anos, a origem dela data do final do século XIX. A primeira patente registrada nos EUA, em 1895, era de um modelo sem pedais e nem corrente, com motor na roda traseira. Dois anos depois, outra invenção foi patenteada, dessa vez com o motor no centro da bicicleta.
Com o passar dos anos, muitas mudanças e melhorias surgiram: engrenagens internas, sensor de pedal, controladores de potência, novas formas de carregar a bateria e muito mais. Atualmente, os modelos de elétricas já estão bastante evoluídos e oferecem grande facilidade no uso. 

Como funciona a bicicleta elétrica?

Percorrer longas distâncias e ladeiras pode ser cansativo quando se está a pé. Mas com as bicicletas, tanto as comuns quanto as motorizadas, torna-se mais simples percorrer esses caminhos. 
Com a bike elétrica, conhecida também como e-bike, estes percursos podem ser feitos com menos esforço e mais agilidade. Elas possuem um motor, que transforma energia elétrica em mecânica, facilitando o movimento das rodas e exigindo menos força nas pedaladas. 
Apesar de terem um motor, não são todas as versões que trazem aceleradores. Nos modelos de pedalada assistida, o motor é acionado quando há impulso no pedal, de forma que o ciclista possa controlar a velocidade simplesmente pedalando. O painel encontrado no guidão da bicicleta indica a velocidade e os quilômetros percorridos.

Carregamento da bicicleta

Para entender como funciona a bicicleta elétrica, também é necessário saber como carregá-la. Assim como os demais aparelhos eletrônicos, a bateria se esgota e tem um limite de cargas. Geralmente, ela pode ter uma duração de aproximadamente 800 ciclos e, com uma carga, percorre de 30 a 60 quilômetros.
Cada modelo tem uma forma de carregar a bateria da bicicleta elétrica, mas todos exigem uma primeira recarga antes de utilizá-la pela primeira vez após a compra. Esse primeiro passo pode levar entre 3 e 5 horas para os modelos recentes e até 10 horas nos antigos. 
Os pontos cruciais para o funcionamento da bateria são: respeitar esse tempo de carregamento e utilizar a voltagem adequada. Assim, ela não vai te deixar na mão nas pedaladas ou ter a quantidade de recargas da bateria reduzidas pela corrente elétrica incorreta. 

Carregamento e energia elétrica

Para saber o tempo ideal de carregamento, é importante sempre verificar as instruções de uso do fabricante. Afinal, cada modelo pode variar e o carregamento correto é essencial para a preservação da e-bike.
O gasto de energia elétrica também depende do modelo de bicicleta, já que cada uma tem tempos diferentes de recarga. Como o valor da energia varia em cada região do país, é ideal fazer um teste para saber qual é o valor médio da recarga. 

Vantagens da utilização da bike elétrica

Agora que você sabe como funciona a bicicleta elétrica, deu para perceber que ela tem diferenciais incríveis que fazem as pedaladas serem menos cansativas para enfrentar longas distâncias. Mais que isso, pedalar é uma forma de melhorar a saúde física, proporciona bem-estar, fortalece os músculos e reduz o estresse. 
A bike elétrica é uma escolha sustentável que economiza o uso de combustíveis, já que a recarga utiliza apenas energia elétrica e o valor de manutenção é bem menor em comparação com outras formas de transporte. 
Homem andando com uma bicicleta elétrica.
Outra vantagem é a variedade de modelos, como híbrido, urbano, dobrável, que atendem a todos os gostos e necessidades. Para cada uso específico, a bicicleta pode ser diferente e facilitar ainda mais a pedalada. 

Onde encontrar bicicletas elétricas

A produção de bicicletas está crescendo e diversificando no mercado brasileiro, e diversos modelos estão sendo importados para os ciclistas encontrarem as melhores opções. Agora que você sabe como funciona a bicicleta elétrica, que tal conhecer um sistema de aluguel que vai ajudar você a economizar ainda mais?

Bike Itaú

Com a Bike Itaú, você pode pedalar diariamente com o aluguel de bicicletas em diversas cidades. Basta fazer o cadastro na plataforma no aplicativo, que pode ser baixado no Google Play e na Apple Store. 
A bicicleta elétrica está disponível no Rio de Janeiro e tem uma bateria que permite pedalar 80 km por dia, com uma velocidade máxima de aproximadamente 25 km/h, podendo variar a intensidade conforme os esforços junto ao motor. 

Economia 

A Bike Itaú oferece planos de aluguel de bicicleta diferentes em cada cidade: diário, mensal e anual. Com um investimento pequeno, você já pode começar a pedalar e ter mais dinamicidade no seu cotidiano, fazendo o seu próprio itinerário e chegando mais rapidamente aos locais. 
Para completar a economia de tempo, temos diversas estações de bicicletas espalhadas pelos bairros. Você não vai ter dificuldade em encontrar uma próxima de você para experimentar o serviço, retirar ou devolver a bicicleta. 

Acompanhe mais conteúdos sobre o uso da bicicleta!

Gostou de saber como funciona a bicicleta elétrica e ainda conferir os benefícios que ela oferece? Então, aproveite para acompanhar mais conteúdos semelhantes aqui no nosso blog!
Se você tem interesse em começar a pedalar, tanto com as tradicionais como com as elétricas, não deixe de acessar nosso aplicativo para escolher um plano que se adequa a sua rotina e ter um dia mais ágil com a Bike Itaú!