Sobre a tembici

Descubra como escolher uma bicicleta elétrica

Atualizado em 05 abr. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.

A bicicleta facilita o dia a dia em diversos aspectos, tanto na mobilidade quanto na saúde. O modelo elétrico traz ainda mais praticidade e já faz parte da rotina de muitas pessoas. Porém, entre diferentes modelos, cores e materiais, você sabe como escolher uma bicicleta elétrica?

Antes de comprar uma bicicleta elétrica, é preciso se atentar a alguns detalhes que fazem diferença na escolha. Por isso, preparamos dicas que vão ajudar você a acertar qual modelo combina mais com sua rotina. Veja mais a seguir!

1. Entenda seu funcionamento

O principal diferencial da bike elétrica é o motor. Ele apoia os ciclistas quando estão cansados para pedalar com maior intensidade, trazendo uma força extra aos movimentos. Em situações cotidianas, isso faz toda a diferença no pedal, que fica mais confortável e rápido.

O motor funciona por meio da energia da bateria. Assim como em outros veículos, a bateria tem um papel essencial nesse modelo de bicicleta. Sem ela, o impulso dos pedais vem apenas do esforço do ciclista. Com ela, a pedalada é reforçada pela energia mecânica.

Antes de se perguntar como escolher uma bicicleta elétrica, é interessante entender como esses dois elementos mudam a performance da bici. Assim, ao utilizá-la, você pode fazer suas manutenções e tornar a autonomia dela maior.

2. Atente-se às especificações da bike

Agora que você já sabe como funciona a bicicleta elétrica, fica mais fácil analisar as especificações de cada modelo da sua lista. Por exemplo, a bateria pode ser composta de diferentes materiais, como lítio, chumbo-ácido e níquel.

A resistência de cada material e o tipo de carregador que se conecta à energia elétrica são distintos. No caso da bateria de lítio, por exemplo, a resistência é mais baixa que a de chumbo. Se você tentar utilizar o mesmo carregador e as configurações não forem semelhantes, há risco de danificar o aparelho e afetar a qualidade da bateria a longo prazo.

Elas também possuem capacidades diferentes que variam conforme a potência. Quanto maior for a potência, maior é o tempo em que ela proporciona energia ao motor. A performance depende da quantidade de Watts por hora tanto da bateria quanto do motor.

Além desses componentes, outro ponto importante é o tamanho da bicicleta. Muitas pessoas, quando pensam sobre como escolher a bicicleta ideal, consideram modelo e tamanho. Dependendo da altura de cada indivíduo, são necessárias medidas diferentes para ficar mais confortável.

3. Conheça a variedade do mercado

A variedade disponível no mercado também influencia na maneira como escolher uma bicicleta elétrica. O valor de investimento pode variar conforme as condições do mercado, mas atualmente gira em torno de R$ 2.500,00 a R$ 6.000,00. A quantia pode ser diferente de acordo com as especificações de cada modelo.

Bicicletas paradas.

Quanto mais diferenciais estiverem presentes, maior é o investimento necessário. Ainda assim, o custo-benefício da bicicleta elétrica compensa para muitas pessoas que a utilizam como meio de transporte diário. Afinal, andar de bicicleta é uma maneira de se exercitar, economizar combustível e gastos com corridas de aplicativos.

Na hora de decidir qual bicicleta acompanhará seu cotidiano, pesquise a marca e veja as garantias que ela oferece. Caso aconteça algum imprevisto, é importante ter um suporte e uma assistência autorizada para reparos ou trocas necessários.

Apesar de alguns reparos serem fáceis, a garantia é uma excelente ajuda, pois algumas peças ainda são importadas e podem ser trocadas pela assistência. Nas bicicletas nacionais, é mais fácil encontrar as peças e fazer manutenções por conta própria.

4. Verifique as informações de uso

Assim como as bicicletas tradicionais, a elétrica tem modelos diferentes. Dobráveis ou urbanos, os itens variam em material e tamanho, aro, quadro, guidão, motor e bateria, conforme comentamos anteriormente.

Entretanto, uma semelhança entre eles é o cuidado com os componentes. A bateria das bicicletas já vem carregada e, após o esgotamento, é preciso conectá-la ao carregador na energia elétrica. Mesmo com tempos de cargas diferentes, em ambos modelos, é preciso aguardar até a recarga completa.

Portanto, ao escolher uma bicicleta elétrica, confira as informações de carregamento e a ficha técnica. Se a instrução é carregá-la por seis horas, mantenha-a ali de forma contínua e na voltagem certa para não ter problemas com a falta de bateria no caminho nem danificar o funcionamento da bike.

Outro detalhe a ser verificado com as recomendações do fabricante é o contato com água. A maioria das versões é resistente à água e serve para pedalar em dias de chuva, com precaução em relação ao motor e à bateria. Outras até mesmo são à prova d’água. Para ter certeza, leia o manual.

5. Faça testes

Para ter certeza de como escolher uma bicicleta elétrica, você pode fazer o teste na prática. Visite uma loja especializada para observar os detalhes de perto e, se optar por uma bicicleta elétrica usada, peça ao vendedor para experimentar antes de comprá-la.

Inclusive, se quiser testar por mais tempo e pedalar por onde desejar, o aluguel de bicicletas compartilhadas é a solução. No modelo tradicional e elétrico, elas podem ser alugadas em diferentes cidades e proporcionar experiências únicas a cada pedalada.

Bike Itaú

Com Bike Itaú, você economiza tempo e dinheiro enquanto utiliza bicicletas compartilhadas. O cadastro no aplicativo é feito em apenas alguns cliques e, logo, um plano pode ser escolhido, variando de acordo com sua necessidade e seu estilo de vida.

As bikes elétricas podem ser alugadas no Rio de Janeiro, mas o modelo tradicional está disponível nas cidades de São Paulo, Pernambuco, Porto Alegre, Salvador e Santiago (Chile).

Confira mais conteúdos semelhantes

Com essas dicas, você já sabe como escolher uma bicicleta elétrica para ser sua aliada no dia a dia. Aproveite sua visita em nosso blog para ler mais artigos sobre bicicletas! Se tiver interesse em conhecer o Bike Itaú, visite o site e saiba mais!