Sobre a tembici

Aprenda como encher pneu de bicicleta passo a passo

Atualizado em 12 jul. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Pneus bem calibrados são fundamentais para uma boa experiência com o pedal. Afinal, são eles que possibilitam passar por subidas, descidas e solos irregulares sem grandes transtornos. Para isso, é importante que o ciclista saiba como encher pneu de bicicleta corretamente.

Pensando nisso, a bike Itaú preparou um passo a passo para ensinar a calibrar os pneus da sua bicicleta no posto de gasolina ou em casa, com bomba manual. Depois disso, você nunca mais dependerá de outras pessoas para preparar a bicicleta para uma boa pedalada.

Por que calibrar bem os pneus?

O tempo todo se fala em calibrar pneu de bicicleta, mas pouco se explica sobre a importância dessa ação. Você já parou para pensar quais os efeitos de um pneu bem calibrado na eficiência da bicicleta?

Embora existam bicicletas com pneus sólidos, a grande maioria possui pneus infláveis, por apresentarem mais flexibilidade durante o uso, como as bicicletas compartilhadas da bike Itaú. Ou seja, pneus bem calibrados se adaptam tranquilamente ao peso de quem estiver guiando a bike.

Por outro lado, pneus mal calibrados podem não resistir a furos e deixar a desejar nos quesitos conforto e aderência ao solo. Confira a seguir outros prejuízos que podem surgir se você não souber como encher pneu de bicicleta.

Pneus muito cheios

Caso você pese a mão quando for encher os pneus da sua bicicleta, sentirá ainda mais os impactos de buracos, lombadas e desníveis do solo. Isso também pode aumentar o risco de derrapagem e perda da eficiência se estiver em estrada de terra.

Pneus muito vazios

Pneus vazios não te ajudam a ganhar velocidade e ainda estão suscetíveis a desgastes irreversíveis. Sem falar que com os pneus com pouca pressão, a bicicleta fica instável, aumentando a probabilidade de escorregar em curvas.

Como calibrar pneu de bicicleta?

Chegou a hora de aprender, de uma vez por todas, como encher pneu de bicicleta. Confira a seguir o passo a passo de como executar essa tarefa em posto de gasolina e com bomba manual. Assim, você terá autonomia para resolver a questão onde estiver.

Calibrar pneu de bicicleta no posto

Se você optar por calibrar o pneu em posto de gasolina, o indicado é consultar antes se o calibrador está funcionando corretamente. Para saber como encher pneu de bicicleta no posto, é só seguir as etapas descritas abaixo e pedalar com segurança:

1 – retire a tampa da válvula da câmera;

2 – caso seja de bico fino, aprenda como encher pneu de bicicleta com adaptador;

3 – para calibrador digital, basta digitar o valor da pressão em psi/libras;

4 – se o bico do calibrador tiver trava, aperte e encaixe na válvula. Se não tiver, fique segurando o bico até apitar.

5 – caso o calibrador seja manual, assim que você encaixar na válvula, a pressão será mostrada em um ponteiro. Vá acionando a alavanca até chegar ao valor da pressão desejada.

6 – Feche a válvula e tampe-a.

Pessoa enchendo pneu de bicicleta.

Calibrar pneu de bicicleta com bomba manual

Agora que você já sabe como calibrar pneu de bicicleta no posto, não custa nada aprender a fazer o processo com a bomba manual. Confira o passo a passo a seguir para ver como essa tarefa pode ser feita tranquilamente em casa:

1 – certifique-se de que o bico da válvula se encaixa na bomba. Caso não seja compatível, use o adaptador;

2 – abra a válvula da câmera e abra passagem de ar se o bico for fino;

3 – abra a trava do bico da bomba, encaixe no pneu e feche a trava para não vazar o ar;

4 – bombeie o ar até chegar na pressão desejada;

5 – destrave o bico da bomba e retire a válvula;

6 – em caso do bico fino, feche a válvula;

7 – recoloque a tampa.

Qual é a pressão adequada para pneu de bike?

Não basta saber como encher pneu de bicicleta se você não sabe como escolher a pressão correta, não é mesmo? Porém, para essa pergunta, não existe uma única resposta. Isso porque a pressão é equivalente ao peso do ciclista, o aro, a largura do pneu e o tipo do solo.

Por exemplo, se você quer saber como encher pneu de bicicleta com aro 29, seu peso for 60 kg e a largura do pneu for 60 mm, a pressão correta será 29 psi. Geralmente, sites especializados compartilham tabelas com os valores, então faça uma busca e tenha os dados sempre com você.

Quando devo calibrar o pneu da bicicleta?

O efeito chamado permeação permite que o ar atravesse a borracha do pneu e, aos poucos, vá esvaziando. Por isso, o ideal é estar sempre atento para que você não seja pego de surpresa ao se deparar com o pneu totalmente vazio.

Na verdade, a qualidade da borracha é que define de quanto em quanto tempo será necessário fazer a calibragem. Com o tempo, você saberá até quando os pneus da sua bicicleta seguram o ar de maneira satisfatória.

Saiba tudo sobre manutenção de bicicletas

Agora que você já sabe como encher pneu de bicicleta, terá mais autonomia para  fazer a manutenção da sua própria bike. Além disso, passará a entender melhor o funcionamento da sua companheira de aventuras.

As melhores dicas sobre como cuidar da bicicleta e tudo o que é necessário para manter o veículo conservado e seguro você encontra no blog da bike Itaú. Continue acessando nossos conteúdos.