Sobre a tembici

Como começar a pedalar? Confira dicas e cuidados

Atualizado em 06 abr. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Andar de bicicleta traz muitos benefícios para você, seu bolso, seu bem-estar e a sociedade, já que ela é o principal meio de transporte sustentável. Pensando nisso, já imaginou optar pela bike para percorrer a cidade? Então, saiba como começar a pedalar.

Para quem nunca andou de bike, pode parecer um grande desafio aprender como começar a pedalar, não é mesmo? Por este motivo, desenvolvemos um conteúdo completo, repleto de dicas importantes, tanto para quem está iniciando agora no universo das bicicletas quanto para relembrar os mais experientes.

A escolha da bike ideal

Para fazer pedaladas agradáveis, é preciso ter uma bike desenvolvida para os trajetos desejados. Se você quer aprender como começar a pedalar para trilha de bike, é indicado um tipo de bici diferente daquele para pedalar pela cidade, por exemplo.

Sendo assim, antes de escolher a bike ideal, tenha em mente para quais finalidades ela será utilizada. Além disso, é preciso buscar as bicicletas indicadas para iniciantes.

Não tenha medo

Para começar a andar de bicicleta, é necessário ter coragem. Porém, é normal que os iniciantes tenham um certo receio, afinal é algo que nunca fizeram. Ainda assim, não há por que ficar preocupado.

Comece com trajetos curtos para sentir o equilíbrio da bicicleta e, depois, aos poucos, você pode pedalar por grandes centros ou fazer trilhas com a bike. Gradualmente, o medo e o receio vão se perdendo.

Equilíbrio da bicicleta

Agora que você já tem a bicicleta ideal e resolveu deixar o medo de lado, vamos começar a pedalar. Para isso, procure um local calmo, como parques. Neles, grande parte das vezes, há locais indicados especialmente para as pessoas que andam de bike.

Comece pedalando aos poucos para sentir o equilíbrio da bicicleta. Afinal, para evitar quedas, é preciso estar em sintonia com ela, não deixando seu peso tombar para um lado ou para outro. No começo, pode parecer difícil encontrar o equilíbrio, mas gradualmente você não vai mais precisar se preocupar com isso.

Opte por pequenos trajetos

Elaborar pequenos trajetos é uma excelente escolha para quem está começando a andar de bike. Então, comece a pedalar por pequenas distâncias, como em áreas de lazer e, aos poucos, aumente sua rota.

Depois de um certo período, que tal escolher a bike para pequenas tarefas diárias, como ir ao cinema, à padaria ou ao mercado? Aos poucos, você pode optar pela bike para chegar a todos os seus compromissos, como pedalar para o trabalho.

Mulher segurando a bicicleta.

Trajetos intermodais

Para quem ainda não deseja pedalar grandes distâncias pela cidade com a bicicleta, os trajetos intermodais são a escolha perfeita. Isso porque você pode iniciar seu caminho com a bike e pegar transporte público, outro veículo ou caminhar para terminar seu trajeto. O inverso também é possível.

Pensando nisso, se você se interessou pelos trajetos intermodais, que tal saber um pouco mais sobre as bicicletas compartilhadas? Com elas, os caminhos interligados ficam mais práticos e agradáveis.

Bike Itaú

A bike Itaú conta com o principal sistema de bikes compartilhadas, por isso podemos encontrá-las em diversos pontos das cidades. Para verificar a estação mais próxima, é preciso ter em mãos nosso aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto para iOS.

A bicicleta compartilhada Itaú conta com planos exclusivos que cabem perfeitamente no seu bolso. Para verificar qual mais se encaixa em sua rotina, consulte nosso aplicativo ou, se preferir, nossos autoatendimentos nas estações de bike.

Como andar de bicicleta dentro da cidade?

Se mora em grandes centros urbanos, você deve estar se perguntando sobre como andar de bicicleta dentro da cidade, certo? Para tornar sua pedalada agradável e segura para você, os demais veículos e as pessoas ao seu redor, é necessário tomar alguns cuidados.

É preciso sempre sinalizar com as mãos para qual lado está desejando virar, principalmente em vias mais movimentadas. Para isso, quando for virar à esquerda ou à direita, utilize seus braços para indicar o movimento. Lembre-se de que também é importante indicar quando for seguir em frente.

Outro ponto relevante ao utilizar a bike para pedalar são as lanternas. Elas trazem mais visibilidade ao caminho que você está pedalando e também indicam para os demais veículos ou pessoas que você está passando por aquele lugar. Isso garante sua segurança e a dos demais.

Por último, é essencial seguir as regras e orientações das leis de trânsito. Isso porque elas foram desenvolvidas para manter a maior segurança para todos os veículos e pessoas que estão na rua.

Fique ligado no universo das bikes

Com tantas novidades incríveis no mundo das bicicletas, estamos sempre com o radar ligado para trazê-las para você. Aproveite para conferir nossas dicas, por exemplo, como começar a pedalar, e torne seu dia a dia mais prático e agradável. Confira!