Sobre a tembici

Como colocar canote do selim? Dicas fáceis para aplicar no dia a dia

Atualizado em 24 maio. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

Muitas vezes, o canote e o selim passam despercebidos no momento de regular as peças da bicicleta. Contudo, para ter uma viagem agradável e tranquila, é preciso que eles estejam encaixados corretamente. Por isso, entenda como colocar canote do selim.

Como as bikes contam com sistemas diferentes, varia a maneira como colocar canote do selim de uma para outra. Contudo, não se preocupe: com nossas dicas, fica fácil e prático encaixar corretamente as peças e ajustar a altura do banco.

Como colocar canote do selim?

O canote da bike nada mais é que um tubo, feito de ferro, alumínio, titânio ou fibra de carbono, onde se encaixa o selim da bicicleta. Para colocá-lo na posição correta na bicicleta, é preciso apoiar o calcanhar no pedal com o pedivela posicionado para baixo.

Depois, é necessário ajustar a altura do canote de selim de forma que suas pernas não fiquem muito curvadas nem muito esticadas. Afinal, queremos uma pedalada agradável, sem muito esforço para alcançar os pedais.

Como ajustar a altura da bicicleta?

As bicicletas contam com diferentes canotes de selim para ajustar a altura. Contudo, independentemente do modelo, é importante estar ciente de duas dicas essenciais para garantir uma ótima pedalada.

A primeira é nunca subir o canote acima da marca de limite ou da junção dos tubos do quadro. A segunda é nunca apertar a peça excessivamente, principalmente se ela for feita de fibra de carbono.

Canote retrátil

Se sua bike conta com o canote retrátil, fica muito mais prático e fácil de ajustar a altura ideal. Isso porque a peça permite definir o comprimento do tubo por meio de uma alavanca no guidão ou no próprio canote.

Métodos para verificar a altura correta

Para verificar se a altura do selim está correta, há diversos métodos fáceis e práticos que levam apenas alguns minutos. O primeiro é o método do calcanhar no pedal.

Para realizar esse método, é preciso colocar o calçado que você costuma usar para pedalar e apoiar o pedal no calcanhar. O joelho deve ficar levemente flexionado enquanto você está sentado no selim da bike, com o pedal o mais longo possível.

O segundo método é a fórmula 109%. Para verificar a altura ideal do selim dessa maneira, é necessário multiplicar a altura do seu cavalo por 1,09. Essa será a distância entre o topo do seu selim e o centro do eixo do pedal da sua bici.

Bike Itaú

As laranjinhas foram desenvolvidas para tornar sua pedalada ainda mais agradável. Por isso, elas contam com canote de selim com marcas para ajuste da altura. Basta colocá-la na posição ideal e curtir o conforto de uma bike que se adapta a você.

Para verificar onde estão as bikes compartilhadas, procure a estação de bicicleta mais próxima e veja se há laranjinhas disponíveis no nosso aplicativo. Com o app da bike Itaú, você também pode adquirir planos exclusivos. Se preferir, opte pelos autoatendimentos nas estações.

Como saber se o selim está na altura errada?

Um dos sinais mais claros de que o selim está alto demais para você é o movimento do quadril quando o pedal está no ponto mais baixo, porque você tenta alcançar os pedais que estão distantes dos seus pés.

Quando seus joelhos ficam muito dobrados, significa que o selim está baixo demais. Assim, lembre-se de nossas dicas para colocá-lo na posição correta e ter viagens mais agradáveis. Agora, você já sabe como colocar canote de selim e verificar se ele está na altura correta.

Por que escolher a bicicleta?

A bicicleta é o principal meio de transporte sustentável, ajudando tanto a mobilidade urbana quanto o meio ambiente, já que não emite gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e pela chuva ácida.

Optar pelas bikes também contribui para nosso bolso, porque elas são extremamente econômicas, visto que os valores da manutenção e do seguro são menores que os de veículos motorizados.

Além disso, os custos com uma bike compartilhada são bem menores que os com veículos de aplicativo de corrida. Incrível, não é mesmo?

Além de serem práticas para o dia a dia, as bicicletas dispensam ficar parado no trânsito por horas. Elas também contribuem para a saúde, com melhores noites de sono, fortalecimento muscular e muitos outros benefícios.

Conheça um pouco mais sobre o universo das bicis

Agora, você não precisa mais se preocupar por não saber como colocar o canote do selim. Aproveite para conferir nossas dicas e ter pedaladas mais agradáveis. Aqui no nosso blog, estamos sempre com o radar ligado, trazendo as melhores novidades para você. Saiba mais!