Sobre a tembici

Como colocar a bike no transbike? Saiba o passo a passo

Atualizado em 13 jun. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

Como a bicicleta é uma aliada para todos os momentos, quando fazemos uma viagem, logo pensamos em levá-la, não é mesmo? Porém, nem sempre há espaço para isso dentro de um veículo. Para não deixá-la para trás, tem como colocar a bike no transbike, um suporte do lado de fora.

Inserir a bicicleta no suporte pode parecer uma tarefa complicada, mas não se preocupe: desenvolvemos um guia completo sobre como colocar a bike no transbike, para você transportar a sua com segurança e apreciar as pedaladas em todos os lugares!

Por que é importante colocar a bicicleta no transbike?

Devemos ter todo o cuidado com nossas bicicletas para elas durarem por longos anos. Para isso, é preciso evitar choques e danos. Isso também envolve o transporte, já que elas podem ser prejudicadas quando não estão corretamente presas.

Além disso, se você deseja ocupar menos espaço em seu transporte, o transbike é uma excelente opção. O suporte fica do lado de fora e não faz volume. Ele é essencial quando estamos levando muitas coisas para a viagem.

Como transportar bicicletas?

Agora que você já está ciente da importância do suporte de bicicleta para carros e demais veículos, é importante saber a forma correta de colocar sua bici nele. Assim, ela fica segura e chega ao destino em perfeito estado.

Escolha o modelo ideal

Há diversos modelos de transbike, mas os mais comuns são o de teto e o de traseira do veículo. O suporte de teto pode ter até 4 m de altura com a carga e dispensa reajustes durante a viagem.

Já com o transbike na traseira do veículo, é necessário, pelo menos a cada 60 km, apertar as bicicletas e verificar se está tudo correto. Além disso, é preciso colocar uma régua de sinalização na parte de trás das bicicletas, caso as lanternas traseiras e a placa dos carros fiquem obstruídas pelas bikes.

Instalação do suporte de teto

O primeiro passo para instalar o transbike de teto é separar todas as peças. Depois, conforme é indicado no manual, junte-as e coloque os parafusos nos lugares apontados.

Após montá-lo, posicione o transbike em cima do carro, na lateral do veículo ou bem no meio do bagageiro. Em seguida, coloque os parafusos nos locais indicados no manual e verifique se eles estão bem presos, para o suporte não se soltar nem se mover durante a viagem.

bicicletas no transbike.

Coloque a bike no suporte de teto

Primeiro, separe as cordas e insira-as no buraco indicado no transbike. Isso é importante para prender as rodas das bicicletas. Depois, coloque a bike em cima do carro e posicione a haste do suporte no meio da bike, para segurá-la. Após fazer isso, ajuste-a bem e passe as cordinhas no pneu da bike. Lembre-se de conferir se está bem presa para transportar a bicicleta com segurança.

Instalação do suporte na traseira do veículo

Antes de começar a instalação, ajuste o ângulo do transbike e faça um teste apoiando-o no porta-malas. Depois disso, certifique-se de que as catracas dos dois lados estão bem fechadas. Essa etapa pode variar, já que há modelos de suporte que não têm catracas.

Após isso, centralize o suporte no porta-malas com cuidado, para não arranhar o carro, e prenda as fitas superiores primeiro, as inferiores em seguida e faça o ajuste delas. Por último, prenda as fitas laterais na lataria do veículo.

Coloque a bike no suporte

Coloque a bike no transbike de maneira que o pedal fique em direção ao pedivela ou à catraca. Depois, aperte as cintas de apoio que seguem a bicicleta. Lembre-se de fixar a roda dianteira, o quadro e a roda traseira com um elástico, de maneira que a bike não fique balançando.

bike Itaú

Caso prefira não transportar a bike junto a você na sua viagem, com as bikes compartilhadas, é possível pedalar no local que desejar. Antes de chegar ao destino escolhido, verifique o nosso aplicativo e veja se há laranjinhas disponíveis na cidade.

Com o app em mãos, é possível encontrar qual estação de laranjinha está mais próxima e checar se há bikes disponíveis naquele momento. Após escolher o plano ideal, basta começar a pedalar e curtir a incrível paisagem das cidades.

Depois de terminar a pedalada, lembre-se de deixar a bike na estação mais próxima e conferir se ela está bem travada. É muito prático pedalar com as laranjinhas, não é mesmo?

Agora, você já entende como colocar a bike no transbike e, caso prefira não transportá-la, sabe que tem excelentes opções como a bicicleta compartilhada para curtir a viagem pedalando.

Saiba tudo sobre o universo das bicis

Após aprender um pouco mais sobre como colocar a bike no transbike, não deixe de conferir nossos outros conteúdos exclusivos sobre as bicis. São diversas dicas e novidades sobre o universo da bicicleta. Aproveite a visita e saiba tudo sobre as nossas laranjinhas compartilhadas.