Sobre a tembici

Saiba como carregar bicicleta elétrica da forma correta

Atualizado em 18 mar. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Saber como carregar bicicleta elétrica pode parecer muito simples: apenas ligar na tomada e esperar o tempo de completar a carga. Porém, esse assunto vai muito além disso, especialmente considerando que a forma de recarregar sua bike implica diretamente na vida útil dela. 
Quer entender melhor como a forma de carregar a bateria da sua bicicleta elétrica interfere na sua durabilidade? O blog Bike Itaú preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, com dicas que te ajudarão a manter a conservação da bike! 

Bicicletas elétricas estão modificando o estilo de vida dos ciclistas

Quem nunca teve a experiência de precisar subir ladeiras íngremes com uma bicicleta durante um passeio? Ou, então, percorrer uma distância longa e acabar ficando exausto para seguir com a pedalada? 
Dar uma volta de bike é algo que costuma agradar pessoas de todas as idades, mas é inegável que alguns fatores podem surgir no meio do passeio e dificultar um pouco a pedalada, não é mesmo? Mas, com o surgimento da bicicleta elétrica, muitas ladeiras e distâncias se tornaram apenas um pequeno detalhe do trajeto. 
Esses modelos são práticos e costumam facilitar muito o dia a dia de pessoas que utilizam bikes para se locomover na cidade, ou até mesmo para trabalhar, como acontece com alguns entregadores de aplicativos. Porém, é importante saber como carregar a bicicleta elétrica corretamente. 

Como carregar sua bike elétrica corretamente

Assim como as baterias de smartphones, a bike elétrica também conta com baterias que têm um limite de cargas até se tornar inutilizável. Isso depende muito do tipo utilizado na sua e-bike, mas a duração da bateria costuma ficar entre 500 e 1000 ciclos, dependendo do modelo. 
Para que a bateria da sua magrela dure ainda mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados simples. Os principais são: 

Primeira carga

Acabou de comprar a sua magrela elétrica ou trocou a bateria? Para fazer corretamente a primeira carga da bateria, o primeiro passo é respeitar o tempo necessário. Há alguns tipos de baterias um pouco mais antigas que podem exigir até dez horas de carga. Em modelos mais recentes, você precisa esperar apenas o indicador da sua bike apontar que a carga está completa. 

Pessoa segurando uma bicicleta elétrica.

Tempo de carregamento

O tempo de recarga de uma bicicleta elétrica pode variar de acordo com o tipo de bateria escolhida para a bike, mas, geralmente, esse tempo fica entre três e cinco horas. Rápido, não é mesmo? 
Nesse ponto, a pergunta “como carregar bicicleta elétrica corretamente?” pode ser respondida com “deixar a carga ser completada”. Além de não correr o risco de ficar sem energia no meio do passeio, você preserva a bateria, garantindo que ela aguente mais recargas e aproveitando o máximo da energia gerada. 
Se você fizer recargas incompletas, não estará usufruindo de todas as vantagens que a sua magrela pode oferecer, além de reduzir a quantidade máxima de cargas. 

Voltagem

Certifique-se de carregar as baterias na voltagem correta para evitar danos e ter que fazer a manutenção da bicicleta elétrica antes do previsto. Dessa forma, você evita também o gasto desnecessário de energia elétrica, ao mesmo tempo que preserva o coração da sua e-bike. 

Abrigo de luz e umidade

Outro ponto que precisa ser levado em consideração ao carregar a bateria da sua bike elétrica com segurança e preservar seu aparelho é protegê-la da luz do sol e umidade enquanto está plugada na tomada. 

Autonomia da bateria

Além de saber como carregar bicicleta elétrica, é preciso ter ciência de que a autonomia da bateria da magrela também interfere em seu desempenho. Essa, na verdade, é a indicação (determinada pela amperagem) de qual distância a bike vai percorrer com uma carga completa e qual será a sua potência. 

Bike Itaú Elétrica

As Bikes Itaú Elétricas contam com baterias que suportam até 80 km em um único dia. Com elas, você conta com aquele impulso que só as bicicletas elétricas podem oferecer e, assim, aproveitar todas as vantagens desse modelo para seus trajetos do dia a dia. 
Você também não precisa se preocupar em encontrar um ponto de recarga para essas bicicletas! As laranjinhas são constantemente levadas pela equipe da Bike Itaú para serem recarregadas, assim, disponibilizadas com carga total para você. Atualmente, você encontra essa opção de bicicleta disponível no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o modelo está disponível para entregadores.  

Acompanhe nossos conteúdos!

Gostou de saber sobre como carregar bicicleta elétrica corretamente e aproveitar ao máximo a sua e-bike? Então, não deixe de conferir outros conteúdos como este aqui, no nosso blog! Mas, lembre-se sempre de consultar o manual da sua magrela, para não ter erro com o carregamento de sua bateria. 
Caso você não tenha uma bike elétrica e queira aproveitar as vantagens de uma, acesse nosso aplicativo e encontre os pontos de bicicletas que temos disponíveis. Para facilitar a visualização, eles são sinalizados com um raio no app! Tenha um dia a dia mais ágil e confortável com as nossas bikes!