Sobre a tembici

Saiba como apertar corrente de bicicleta de forma fácil

Atualizado em 01 jun. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

A bicicleta precisa de cuidados especiais para ter um bom desempenho e não atrapalhar o pedal. Além de ajustar o câmbio e o freio, é interessante saber como apertar corrente de bicicleta e estar preparado para quando isso for necessário.

Se costuma andar de bicicleta com frequência, provavelmente, você já teve alguma experiência pedalando com a corrente frouxa. No começo, o pedal não é impactado, mas quanto mais ela se solta, mais o movimento fica comprometido. Para evitar essas situações, confira nosso guia rápido sobre como regular corrente de bicicleta.

Por que a corrente pode se soltar?

Antes de saber como apertar corrente de bicicleta, é importante entender por que ela fica frouxa. Normalmente, ela se solta por vários motivos, inclusive pela falta de regulagem do câmbio, que já ensinamos aqui no blog.

Quando as marchas são trocadas de forma incorreta, a corrente também pode ficar rígida demais ou se soltar enquanto o ciclista pedala. Caso ela esteja seca, o mesmo pode acontecer, além de desgastar as partes em contato com ela e requerer uma lubrificação com produto específico.

Ainda é possível que a corrente de bike se solte por completo se não tiver o tamanho certo. A medida deve ser definida corretamente para evitar a torção do braço do câmbio traseiro e impedir que o câmbio fique batendo enquanto o ciclista movimenta a marcha.

Corrente soltando várias vezes

Se o mesmo problema voltar a acontecer depois de ajustar a corrente da bicicleta, é hora de avaliar o estado desse componente. Muitas vezes, o desgaste deixa os elos mais fracos, e eles dão indícios de que não estão em boas condições, como se soltar até se romper.

Quando isso acontece, há duas opções: fazer a troca sozinho ou levar a companheira de aventuras em um bike shop. Os especialistas em bicicletas podem fazer esse ajuste de forma rápida e segura, evitando que você tenha que apertar a corrente da bicicleta nos próximos meses.

Como apertar a corrente de bicicleta?

Agora é hora de saber como apertar corrente de bicicleta. O primeiro modo de ajustá-la é bem simples e pode ser feito enquanto pedala. Se ela se soltou da engrenagem dianteira, é preciso passar a marcha para cima através do câmbio, recolocando-a na engrenagem. Sem apertá-la com ferramentas, ela retorna a posição normal e os movimentos voltam a ser contínuos, sem barulho.

Caso não consiga fazer essa manutenção em cima da bike, desça e espere que o movimento das rodas pare. Com as mãos, jogue o câmbio traseiro um pouco para a frente, no sentido do quadro, retorne para posição encaixando a corrente e gire o pedivela. Depois disso, você já pode pedalar novamente e sem se preocupar com ela se soltando.

Homem ajustando corrente da bicicleta.

Já se o problema não chegou ao ponto de ela se soltar, mas está frouxa, é preciso apertá-la pelo ajuste do câmbio. Com a bicicleta de cabeça para baixo ou suspensa em um suporte, verifique o alinhamento do câmbio com as engrenagens da roda e todo o sistema.

Como a corrente começa a se afrouxar ao tentar subir a marcha, é preciso aumentar a tensão no cabo girando a válvula de pressão no sentido anti-horário. Ela fica na ponta do cabo, próxima ao passador de marcha. Repita o processo de trocar de marcha e ajuste a válvula aos poucos até que a corrente suba e desça sem cair, movimentando-se suavemente.

Quais outras manutenções podem ser feitas?

Além de entender como apertar corrente de bicicleta, você precisa fazer outras manutenções periódicas. A limpeza e a lubrificação são essenciais para evitar o desgaste da corrente na engrenagem e aumentar a vida útil desses componentes, pois, caso esteja seca, há risco de ela arranhar o sistema de transmissão.

Essa manutenção aumenta a durabilidade das peças, pois, sem lubrificação os pinos desgastam as placas laterais e a corrente se alonga. Ao ser alongada, ela tem menor encaixe, podendo se soltar novamente e estourar.

O cuidado também deixa o funcionamento mais fluido, sem o barulho de atrito entre as peças. Quando a corrente está lubrificada, as passagens de marcha são leves e há menos esforço do ciclista para completar o pedal.

Como fazer as outras manutenções?

Tanto a limpeza quanto a lubrificação são simples de fazer na bike. Basta ter os produtos certos e manter a regularidade. Para limpar, opte por produtos neutros, como detergente, e esfregue com um pano, uma esponja ou uma escova com cerdas macias. Não utilize buchas, pois a superfície abrasiva danifica a tinta, tirando o verniz de proteção.

Para a lubrificação, a bicicleta precisa estar limpa e o produto deve ser próprio para essa atividade. É recomendado não utilizar óleo de cozinha e ter cuidado com a quantidade utilizada. Use pouco produto e retire o excesso com um pano para a sujeira e a fuligem não se acumularem onde o produto foi aplicado.

Veja mais conteúdos sobre bicicletas!

Se você gostou de saber como apertar corrente de bicicleta, confira outros conteúdos semelhantes aqui no blog de bike Itaú. São diversos guias para ajudar você a fazer todas as manutenções necessárias. Confira!