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Como adquirir resistência para pedalar? Dicas para aumentá-la

Atualizado em 24 maio. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Começar a pedalar pode ser um desafio para muitas pessoas, por isso é preciso ter foco, determinação e persistência para continuar. Com o passar do tempo, é possível criar maior resistência e andar de bike por longas ou curtas distâncias, sem grandes esforços. Para isso, aprenda como adquirir resistência para pedalar.

Quem mantém uma rotina de exercícios físicos ativa sempre está em busca de novos desafios para continuar evoluindo. Isso porque nosso corpo gradualmente se adapta à atividade física. Por isso, desenvolvemos um conteúdo exclusivo sobre como adquirir resistência para pedalar, com dicas práticas para o dia a dia.

Comece ao poucos

Para aprender como adquirir resistência para pedalar, é preciso começar a andar de bike aos poucos. Então, opte por iniciar pedaladas mais curtas e aumente o trajeto conforme sentir a necessidade. Lembre-se de que é essencial respeitar seus limites.

Uma dica é colocar metas na sua rotina, por exemplo: ande de bicicleta até determinado local, escolha outro ponto mais distante na semana seguinte e assim por diante. É importante colocar em prática novos desafios para criar uma maior resistência ao pedalar.

Bike Itaú

Uma ótima opção para quem está começando a andar de bike são as bicicletas compartilhadas. Com elas, é possível pedalar pelo trajeto que desejar com mais facilidade. Isso porque elas ficam disponíveis em pontos estratégicos das cidades, podendo estar a poucos minutos de você!

Para verificar a estação mais próxima, basta ter nosso aplicativo em mãos. Nele, também é possível ver se há laranjinhas disponíveis no ponto escolhido e adquirir planos incríveis que cabem perfeitamente no seu bolso.

Não quebre a rotina

Assim como outros exercícios físicos, para criar uma maior resistência ao andar de bicicleta, é necessário ter uma rotina de treinos. Para isso, estabeleça os dias da semana em que vai andar de bike e a duração da prática.

Após estabelecer os dias e os horários, é essencial manter a rotina. Por isso, evite programar outros compromissos no momento da pedalada e não pule nenhum dia estabelecido. Deixe a preguiça de lado!

Alongue-se antes e depois da pedalada

O alongamento é uma parte muito importante da pedalada. Isso porque, antes de pedalar, nosso corpo está frio e, para evitar dores ou problemas, é preciso alongá-lo e aquecê-lo, deixando-o pronto para iniciar a atividade física.

Além disso, ao terminar uma pedalada, para ajudar seu corpo a resfriar, o alongamento é uma excelente opção. É importante se lembrar de alongar todas as partes do corpo, já que grande parte das pessoas alonga somente as pernas.

Alimentação saudável

Para realizarmos exercícios físicos, precisamos de energia que, por sua vez, vem da alimentação. Afinal, pedalar é uma atividade intensa, que exige bastante disposição. Por isso, é necessário se alimentar antes de andar de bicicleta e cumprir sua rotina de treinos.

Mulher andando de bicicleta.

Outros exercícios físicos

Para criar uma maior resistência, uma ótima dica é realizar outros exercícios físicos. Então, experimente intercalar sua rotina de pedal com outra atividade, como pular corda, musculação, corridas e demais exercícios.

Essa prática ajuda seu corpo a criar uma maior resistência muscular e aguentar tanto pedaladas mais longas quanto as mais curtas. Porém, lembre-se de respeitar o seu limite.

Aprenda a respirar durante a pedalada

Respirar é algo que fazemos naturalmente. Contudo, durante a prática de exercícios físicos, é importante manter a troca de ar constante. Com uma respiração controlada, você consegue pedalar com mais facilidade por longas distâncias sem ter falta de ar.

Por mais que seja normal, durante a pedalada, sentir vontade de respirar somente pela boca, devido ao cansaço, lembre-se de puxar o ar pelo nariz e somente soltá-lo pela boca lentamente.

Pedaladas desafiadoras

Outra dica para aprender como adquirir resistência na pedalada, é colocar novos desafios em prática. Afinal, para aumentar seu ritmo e superar as limitações, é preciso pedalar intensamente, conforme seu limite.

Para quem está em busca de novos desafios, uma excelente opção é separar um dia da sua rotina de treinos de resistência de bike e utilizar uma marcha mais pesada, pedalar por subidas ou andar de bike contra o vento. Todas essas situações vão dificultar seu trajeto, exigindo um pouco mais durante a pedalada.

Opte por qual mais se encaixa na sua rotina e coloque o novo desafio em prática. Também se lembre de buscar, aos poucos, novas atividades e trajetos que saiam da sua zona de conforto. Não há ninguém melhor que você mesmo para decidir o melhor desafio para sua rotina.

Saiba tudo sobre o universo das bicis

Após saber um pouco mais sobre como adquirir resistência para pedalar, veja nossas outras dicas incríveis. Por aqui, estamos sempre com o radar ligado, desenvolvendo os melhores conteúdos para você ficar por dentro de tudo sobre o universo das bicis. Confira!