Sobre a tembici

Ciclovias em Recife: conheça a cidade

Atualizado em 21 fev. 2022 Ciclovias Por: Redação Bike Itaú Leitura: 4 min.

Imagine andar de bicicleta em alguma das ciclovias em Recife e aproveitar as maravilhosas paisagens enquanto pedala. Elas estão conectadas a diversos pontos da cidade, sendo possível utilizar a bike para ir trabalhar, encontrar os amigos ou simplesmente visitar os pontos turísticos.
São diversos trajetos possíveis na ciclovia para andar de bike. Dessa forma, basta pegar uma bicicleta e curtir sua viagem pela cidade! Continue a leitura e confira nossas sugestões para pedalar pelo Recife e aproveitar ainda mais a sua pedalada.

Qual a função das ciclovias?

As ciclovias são um espaço destinado para as pessoas que estão andando de bicicleta, seja praticando exercícios físicos ou simplesmente passando pelo local. Então, veículos motorizados, como carros, motos e diversos outros, não podem utilizá-la. 
No Recife há 159 km de malha cicloviária que estão divididos entre ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas. Distribuídas pelos bairros da cidade, as estruturas estão em pontos que ligam pólos de interesse, como parques públicos, praças, mercados e muitos outros.
Com planos de aumentar a expansão das ciclovias, a prefeitura do Recife planeja rotas que façam uma conexão com pontos já existentes. Dessa maneira, interligarão diversas partes da cidade, facilitando a passagem dos ciclistas.
Sendo assim, as ciclovias são grandes aliadas de quem anda de bicicleta. Afinal, com elas, é possível se deslocar com mais facilidade e pedalar de um lado da cidade ao outro tranquilamente, evitando o trânsito.

Conexão entre pontos da cidade

Não é nenhuma novidade que optar pela bike para se deslocar pela cidade oferece diversos benefícios, como mais praticidade, otimização do seu tempo, além de ser uma ótima opção para manter o corpo ativo.
No Recife, entre o Centro e a Zona Norte, já são 73 km de malha cicloviária interligada. A Zona Sul e a Zona Oeste também já possuem 80 km interligados. Além disso, a prefeitura tem planos de aumentar essas rotas, facilitando a mobilidade urbana e trazendo mais praticidade e opções para os ciclistas.
Portanto, com essa malha cicloviária interligada, ficou muito mais fácil se deslocar pela cidade do Recife. Todas as novas rotas também terão uma conexão com as já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana.

Aluguel de bicicleta em Recife

Agora você já está ciente das diversas ciclovias em Recife que podem levar os ciclistas para conhecer lugares incríveis e ainda facilitar o dia a dia. Pensando nisso, para aproveitar ainda mais sua viagem pedalando, que tal uma opção mais barata? Com o aluguel de bicicleta compartilhada, isso é possível.
O sistema de aluguel Bike Itaú oferece muita praticidade para se locomover pela cidade de Recife. Afinal, há diversas estações espalhadas em pontos estratégicos e inúmeras bicicletas para você alugar e curtir sua pedalada.
pessoa pedalando na ciclovia perto de árvores.

Bike Itaú

É muito simples usar as bikes Itaú. Basta estar com nosso aplicativo em mãos e escolher o plano que mais se encaixa à sua rotina. Depois, é preciso desbloquear a laranjinha com o QR code e usá-la para realizar sua viagem.
Além disso, com o aplicativo Bike Itaú, o ciclista pode verificar qual a estação mais próxima. Assim, após terminar sua pedalada, basta verificar se a laranjinha está travada no ponto escolhido para devolvê-la.

Benefícios de andar pela ciclovia com bicicletas alugadas

Para você, que deseja não gastar muito e ama pedalar, não é nenhuma novidade que o aluguel de bicicletas é uma excelente opção, não é mesmo? Com estações próximas a ciclovias em Recife, nunca foi tão simples alugar uma bike para fazer suas viagens.
Basta caminhar até a ciclovia mais próxima e avistar a estação de bicicletas para alugar. É só desbloquear a bike e aproveitar o tempo de viagem escolhido! Por último, não é necessário deixar a magrela no mesmo local que você a retirou — você pode deixá-la em uma estação na outra ponta da ciclovia. Continue a leitura e confira outros benefícios de andar de bike compartilhada.

Economia

As bicicletas alugadas contam com excelente custo-benefício. Afinal, você não precisa realizar a manutenção da bike compartilhada, além de não incluírem o pagamento de seguros e outras taxas. 

Amiga do meio ambiente

A queima de combustíveis fósseis gera a emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente, como o CO2. Como as bikes não precisam ser abastecidas, se tornam excelentes amigas da natureza.

Exercícios físicos

Para ajudar a manter a saúde em dia, a prática de exercícios físicos é uma ótima escolha. Por isso, que tal pedalar pelas ciclovias e aproveitar para manter o corpo ativo?

Conheça um pouco mais sobre o assunto

Gostou de saber um pouco mais sobre as ciclovias em Recife? Então, não deixe de conferir nossos outros conteúdos. Aproveite sua visita e consulte também nossos planos que contam com excelente custo-benefício!