Sobre a tembici

Ciclovia no Rio de Janeiro: dicas de passeio pela cidade

Atualizado em 21 fev. 2022 Ciclovias Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Imagine andar de bicicleta em uma ciclovia no Rio de Janeiro enquanto admira as paisagens da tão conhecida Cidade Maravilhosa. Diversos pontos turísticos, a praia de um lado e do outro o contraste urbano, tudo isso para ser explorado por você ao pedalar sentindo o clima caloroso da metrópole. 
São diversas opções de trajeto que podem ser feitos em seus passeios de turista ou de quem já mora na região e ainda não conhece as ciclovias da cidade. Confira a seguir nossas sugestões para andar de bicicleta em ótimos locais e próximos das atrações mais visitadas.

Ciclovias 

As ciclovias são faixas isoladas, geralmente paralelas às vias de automóveis, com sinalização que indica se é apenas para quem está pedalando ou compartilhada com os pedestres que estão caminhando e praticando exercícios físicos.
No Rio, elas estão presentes em todas as regiões, contando com mais de 250 km na Zona Oeste, 130 km na Zona Sul, 50 km na Zona Norte e 9 km no Centro. Nesses caminhos, se destacam as que cortam a cidade a partir da Marina da Glória e vão até a Zona Sul. 
Cada cidade tem seu projeto de expansão das ciclovias e ciclofaixas a fim de garantir mais espaços para a prática de pedalar e para criar alternativas para a mobilidade urbana. 

Malha cicloviária no Rio de Janeiro

A cidade conta com mais de 450 km de ciclovias, permitindo que os ciclistas se sintam mais confortáveis e seguros em uma faixa exclusiva, além do espaço das vias. Como as ciclovias no Rio de Janeiro estão sempre movimentadas, os projetos de extensão crescem cada vez mais. 
A Prefeitura está se planejando para aumentar a malha cicloviária em uma expansão de mais 123 faixas e trechos que interligam as vias já existentes espalhadas pela região. Cada zona terá novos trechos, incluindo os seguintes pontos: Estrada de Jacarepaguá, Orla Conde, Avenida Presidente Vargas e outros. 
O projeto, que tem previsão de ser concluído em até um ano, ainda inclui novas sinalizações para garantir mais segurança aos ciclistas, a criação de faixas compartilhadas e estacionamentos de bicicletas.

Sugestões de trajetos 

Para que você aproveite a cidade e veja diversas paisagens ao andar de bicicleta no Rio de Janeiro, preparamos algumas dicas de passeios para serem feitos nas principais ciclovias cariocas. Confira!

Zona Sul 

Um dos trajetos mais comuns entre os cariocas e que você não pode perder é o de Copacabana a Ipanema pela ciclovia João Saldanha. Esse trecho se estende por uma pequena parte do Arpoador e passa pela Rua Francisco Otaviano. 
Se você quer um passeio mais turístico, pela Enseada da Glória é possível contornar toda a Marina da Glória e ainda ver o Aeroporto de Santos Dumont (e o monumento do mesmo), o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. Essa ciclovia no Rio de Janeiro não pode faltar em sua lista de passeios! 
bicicleta na ciclovia fazendo sombra no asfalto.

Zona Norte

Para não perder um dos locais mais frequentados pelos cariocas que amam futebol, uma dica é pedalar na ciclovia que contorna o Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã. 
Quem passa pela região consegue ver vários ciclistas nesse trecho em direção às avenidas Professor Eurico Rabelo e Presidente Castelo Branco, além da Rua Mata Machado. 

Zona Oeste

Ao falar em ciclovia no Rio de Janeiro, não podemos deixar de fora a da Barra da Tijuca, uma das mais frequentadas e mais extensas. Ela percorre a orla da Praia da Barra da Tijuca pela Avenida Lúcio Costa e Avenida do Pepê. Esse trajeto é uma ótima oportunidade para admirar o mar e repor as energias tomando água de coco. 
Ainda na Zona Oeste, a Eco-Orla é a ciclovia entre a Barra e o Recreio dos Bandeirantes, seguindo o trecho da reserva ecológica da Lagoa de Marapendi. A paisagem é ainda mais bela no fim da tarde, durante o pôr do sol que colore a superfície da lagoa.

Centro

A partir da Zona Sul, você pode pedalar na ciclovia Mané Garrincha entre o Leme e o centro da cidade. Ela se estende pela Avenida Princesa Isabel no bairro de Copacabana, passa pela General Severiano em Botafogo e segue pelo Parque do Flamengo. 
Para visitar essa região andando de bicicleta, são inúmeras opções de trajetos partindo das demais zonas da cidade, então, não deixe de acompanhar as rotas com um mapa atualizado das ciclovias. 

Aluguel de bicicleta no Rio de Janeiro

Se você se interessou em pedalar no Rio, uma opção econômica e que proporciona uma experiência única é o aluguel de bicicleta Bike Itaú, que está disponível também em outras cidades do país. 
Na cidade, o sistema é encontrado em diversos locais próximos aos pontos que citamos e muitos outros, facilitando o acesso e a locomoção de quem quer aproveitar o dia da melhor forma possível, pedalando e se conectando com o meio ambiente. 

Bike Itaú

Para começar a usar as bikes Itaú pela cidade, basta fazer o download do aplicativo na App Store ou no Google Play e selecionar entre os planos avulso, lazer e básico. Cada opção varia pela quantidade de viagens e do período de duração, podendo ser escolhido com o que mais se adequar ao seu estilo de vida. 
No Rio, o diferencial é a bike elétrica, que facilita a pedalada com um motor que impulsiona o movimento e requer menos esforço nos trajetos. Assim como  os modelos convencionais, elas oferecem conforto com um banco que se adapta ao seu tamanho e segurança com as lanternas de LED. 

Confira mais dicas para começar a pedalar

Depois de conhecer essas dicas, esperamos que tenha ficado com vontade conhecer alguma ciclovia no Rio de Janeiro e ainda experimentar o passeio com a bike Itaú. Acompanhe o blog para ler mais conteúdos como este e para saber mais sobre o aluguel de bicicleta, confira em nosso site