Sobre a tembici

Conheça as vantagens da ciclovia da Avenida Paulista

Atualizado em 30 jun. 2022 Curiosidades Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

Quem é ciclista em São Paulo precisa, pelo menos um dia, aproveitar a ciclovia da Avenida Paulista. Ela possibilita passeios muito interessantes de bike e é uma ótima opção para fugir do trânsito caótico nesse trecho da cidade.

Neste texto, vamos destacar as vantagens de utilizar a ciclovia localizada em uma das avenidas mais importantes da capital e compartilhar dicas de passeios noturnos na Paulista. Interessou-se? Então, continue a leitura!

Saiba mais sobre a Avenida Paulista

A Avenida Paulista é considerada um dos centros financeiros de São Paulo e oferece uma programação de cultura e entretenimento muito diversa. Por ela, transitam milhares de pessoas todos os dias, vindas de todas as partes da cidade e de fora dela.

O grande fluxo também se deve à localização da avenida, entre as zonas Oeste, Centro e Centro-Sul, que possibilita melhor mobilidade ao se deslocar pela cidade. Por isso, é quase impossível ignorar a Paulista quando sua rotina envolve passar por lugares diferentes em pouco tempo.

Qual é a importância de uma ciclovia na Paulista?

A ciclovia da Avenida Paulista foi inaugurada em junho de 2015. Após a implantação, tornou-se possível pedalar com mais segurança nessa avenida que sempre teve um histórico de atropelamentos de ciclistas.

Dessa forma, a importância da obra vai muito além da facilidade de se deslocar de bike em uma das avenidas mais pulsantes de São Paulo: ela garante a inclusão dos ciclistas no trânsito da capital paulista.

Vantagens da ciclovia

A liberdade de ir a vários lugares sem estresse é um dos lemas da bike Itaú, por isso os pontos de bicicletas compartilhadas estão localizados nas regiões mais centrais de São Paulo, como a Paulista.

Então, caso você precise se deslocar por avenidas importantes como Dr. Arnaldo, Rebouças, Brigadeiro Luís Antônio, 9 de julho, 23 de maio, Angélica e Consolação, a trabalho ou a passeio, uma boa solução é alugar uma de nossas bikes na Paulista.

Sem falar que, utilizando a ciclovia da Avenida Paulista, você pode transitar em uma das regiões mais movimentadas de São Paulo sem enfrentar quilômetros de engarrafamento. Inclusive, esse é um dos principais benefícios quando escolhemos a bicicleta como meio de transporte.

O que fazer na Paulista?

A ciclovia da Avenida Paulista também permite que você vá de bike a locais incríveis que proporcionam cultura e lazer. Ir ao MASP, por exemplo, é um programa muito legal para pessoas de todas as idades.

Você se lembra da diversidade cultural que falamos no início do texto? Ela é a marca registrada dessa região da cidade. Tem opções para todos os gostos!  A seguir, confira outras indicações de lugares interessantes localizados na Paulista, que podem ser excelentes destinos de passeios de bike em grupo ou sozinho.

  • Palacete Franco de Mello;
  • Sesc Avenida Paulista;
  • FIESP;
  • Instituto Moreira Salles;
  • Japan House;
  • Conjunto Nacional;
  • Casa das Rosas;
  • Edifício Gazeta;
  • Escola Estadual Rodrigues Alves,
  • MASP.

Ciclovia Avenida Paulista.

Aproveite a ciclofaixa nos dias de folga

Curtir a programação da Avenida Paulista aos domingos e feriados tem uma vantagem a mais. Isso porque o ciclista tem a opção de pedalar na ciclofaixa, que funciona apenas nesses dias.

Fazer passeios de bike em SP é uma boa oportunidade de conhecer a cidade por um ângulo diferente: sobre duas rodas e em uma pista exclusiva para você. Também é uma opção de lazer ao ar livre, com acesso direto aos espaços culturais.

Ao todo, há seis circuitos oficiais espalhados por quase toda a cidade. Sendo assim, vale a pena falar de outras partes da cidade que também são contempladas por trechos exclusivos para bikes.

  • Circuito dos Parques: liga os parques do Ibirapuera, das Bicicletas, do Povo, Villa-Lobos e o do Chuvisco;
  • Circuito Paulista/Centro;
  • Circuito Paulista/Ibirapuera,
  • Circuito Guarapiranga, com acesso pela ciclovia Marginal Pinheiros.

Conheça a Avenida Paulista à noite

Se pensa que andar de bicicleta na Paulista é possível apenas de dia, você se enganou. A maioria dos grupos de ciclistas já tem roteiros noturnos fixos e realizados, geralmente, por muitas pessoas que trabalham em horário comercial.

Embora alguns pontos turísticos estejam fechados, a Avenida Paulista à noite é um ótimo lugar para viver experiências incríveis. Uma sugestão é curtir o visual do Mirante do Sesc, um local bastante concorrido, principalmente ao pôr do sol.

Você deve estar se perguntando sobre a viabilidade de pedalar nas noites frias de São Paulo. Porém, não se preocupe, existem estratégias ; para burlar as baixas temperaturas: use roupas de ciclismo em tecido sintético, que aquecem as pernas, os pés e isolem a transpiração, além de luvas, gorro e protetor labial.

Seja um ciclista em São Paulo

Agora que você já conhece as vantagens da ciclovia da Avenida Paulista, chegou a hora de se tornar um ciclista, nem que seja apenas aos fins de semana. As bicicletas compartilhadas da bike Itaú estão à sua espera para promover passeios inesquecíveis, então acesse o site e veja como se tornar cliente.