Cicloturismo: conheça um pouco mais sobre essa prática

Se você adora viajar e conhecer novos lugares, uma excelente escolha é utilizar as bikes para isso. Afinal, com as bicicletas, é possível gastar menos, ajudar o meio ambiente e ainda curtir cada momento do trajeto pedalando. Por esse motivo, as pessoas estão cada vez mais praticando o cicloturismo.
O cicloturismo internacional ou nacional é uma forma interessante de conhecer novos locais, mas que demanda um pouco de preparo físico. Continue a leitura e confira como ter uma pedalada mais agradável longas ou curtas distâncias, os destinos recomendados e muito mais sobre o assunto!
Como se preparar para o cicloturismo?
Se você ficou interessado no cicloturismo, já deve estar imaginando como se preparar para longas viagens, não é mesmo? Para realizar percursos de grandes distâncias, é preciso ter preparo físico, além da bicicleta para cicloturismo ideal para você!
Pensando nisso, que tal inserir aos poucos as bikes na sua rotina e aumentar gradualmente a distância percorrida? Comece optando pelas bicicletas para ir trabalhar, fazer compras no mercado, encontrar os amigos e familiares ou simplesmente pedalar no parque.
Ao perceber que você já não fica mais tão cansado ao percorrer os trajetos escolhidos, vá aumentando o tempo e o trajeto da pedalada. Assim, aos poucos, você conseguirá percorrer distâncias cada vez maiores e estará preparado para praticar o cicloturismo para iniciantes.
Cuidados importantes
Alguns cuidados são importantes na hora de praticar o cicloturismo. O primeiro passo é pensar bem o roteiro. Busque informações na internet, consulte pessoas que já tenham viajado pela região, planeje a distância que pretende pedalar por dia e onde descansará durante a noite.
Além disso, calcule distâncias diárias que sejam fáceis de cumprir, de acordo com sua condição física. Se você exceder seus limites, será difícil manter o ritmo no dia seguinte. Para viagens mais longas, intercale dias de descanso ou com trajetos menores.
Também é importante planejar suas refeições. Muitos cicloturistas preparam sua comida na estrada, outros levam algo para consumir durante o dia e jantam em alguma cidade à noite. E leve sempre muita água, melhor sobrar do que faltar.
Cicloturismo urbano
Você conhece o cicloturismo urbano? Ao optar por alugar uma bike e pedalar pela cidade para conhecê-la melhor, é um cicloturismo urbano. Assim, você pode optar por rotas com maiores distâncias ou menores.
Bike Itaú
As bikes compartilhadas Itaú são uma excelente opção para inserir as bicicletas no seu dia a dia e melhorar seu condicionamento. Afinal, as laranjinhas contam com ótimos planos para diferentes rotinas. Dessa forma, basta escolher qual mais se encaixa no seu cotidiano e pedalar pela cidade.
Além disso, para facilitar ainda mais o seu dia a dia, as bicis estão espalhadas em pontos estratégicos das cidades. Basta verificar no nosso aplicativo qual o ponto de bike compartilhada mais próximo e caminhar até ele! Depois, é só desbloquear a bicicleta e curtir sua pedalada.
Benefícios do cicloturismo
Ao escolher pedalar de bike por destinos turísticos, você conta com diversos benefícios. Um deles é ter maior liberdade para interagir com o meio por onde você está pedalando, além de aproveitar para apreciar as incríveis paisagens — que muitas vezes passam despercebidas — e fazer aquela foto única.
Além disso, o cicloturismo também traz economia para o seu bolso, já que não é preciso abastecer a bike com combustíveis e não é necessário se preocupar com pedágios. Muito prático, não é mesmo?
Outro benefício do cicloturismo é que as bikes são ecológicas. Dessa forma, além de ter maior contato com a natureza enquanto pedala, você estará ajudando o meio ambiente, optando por um meio de transporte que não emite gases poluentes.

Destinos para cicloturismo
Agora que você já sabe o que é cicloturismo e quais os seus benefícios, que tal começar a pensar nos destinos aos quais pode chegar pedalando? Para isso, separamos algumas indicações de lugares incríveis para você aproveitar ainda mais sua pedalada. Confira!
Estrada Real
A Estrada Real é um trajeto muito conhecido por pessoas que praticam o cicloturismo. Isso porque há diversas opções de percursos que passam por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Assim, independentemente do caminho escolhido, você se depara com incríveis paisagens e passa por algumas cidades históricas, como Ouro Preto e Paraty.
Nesse trajeto, há a opção de escolher o Caminho Velho (que liga o litoral do Rio de Janeiro a Minas Gerais) ou o Caminho Novo (que liga a capital do Rio às regiões serranas do estado). Além disso, há o trajeto Caminho de Diamantes (que liga Ouro Preto a Diamantina).
Circuito das Araucárias
O Circuito das Araucárias também é uma excelente opção para o cicloturismo. O trajeto começa em Santa Catarina e passa pelas cidades de Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá e Campo Alegre. Essa viagem conta com uma paisagem maravilhosa, impossível não se apaixonar!
Caminho do Imperador
O Caminho do Imperador é o trajeto ideal para quem adora pedalar em meio à natureza. Isso porque, nesse percurso, os ciclistas passam pela mata atlântica. A viagem liga os municípios do Rio de Janeiro a Paty do Alferes, na região do Vale do Café, e depois a Petrópolis.
Parque Estadual do Juquery
Ideal para quem pratica cicloturismo em SP, o Parque Estadual Do Juquery liga os municípios de São Paulo, Caieiras e Franco da Rocha. O trajeto conta com paisagens incríveis!
Vale Europeu
Outro percurso incrível para praticar o cicloturismo é o Vale Europeu, localizado em Santa Catarina. O trajeto conta com rodas-d’água, capelas e engenhos, além de incluir partes com rios e cascatas. Impossível não adorar essa viagem!
Conheça um pouco mais sobre as bicicletas
Gostou de saber um pouco mais sobre o cicloturismo e nossas indicações de trajetos? Então não deixe de conferir nossos outros conteúdos desenvolvidos especialmente para você e fique por dentro de todos os assuntos sobre o universo das bikes!
Posts relacionados


