Sobre a tembici

Ciclismo urbano: entenda como funciona essa prática

Atualizado em 18 mar. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.

O ciclismo urbano já é uma realidade nas cidades, onde a bicicleta se tornou uma opção mais sustentável, ágil e confortável para quem busca ter um dia a dia mais dinâmico e uma alternativa ao meio de transporte que usa rotineiramente.
A bicicleta, que antes era bastante associada às práticas esportivas, vem ganhando mais espaço nos centros urbanos e se tornando presente na vida de muitas pessoas. Essa prática de mobilidade oferece inúmeros benefícios à saúde e ao meio ambiente, sendo cada vez mais valorizada. 

Praticidade no cotidiano 

O ciclismo urbano traz múltiplas possibilidades, como a locomoção para o trabalho e as atividades cotidianas. O caminho fica mais rápido e pode ser intercalado com outros meios de transporte coletivos ou individuais, como o ônibus e o metrô. 
Além disso, essa prática pode ocorrer em diversos horários do dia como lazer. O ciclismo noturno é comum em muitas cidades e existem grupos que organizam pedaladas por diferentes rotas, liberando a tensão e o estresse dos afazeres diários, exercitando-se e adicionando exercício físico na rotina agitada. 
Para quem ainda não é adepto do ciclismo urbano, vale experimentar pedalar nos horários vagos e testar diversos caminhos para tornar a atividade única. Alguns bairros oferecem ciclovias e ciclofaixas que podem facilitar os percursos, e cada pessoa tem uma disponibilidade diferente para explorar com a bicicleta.

Ferramenta de trabalho

Para quem achava que a bike só servia para lazer e em momentos específicos do dia, a realidade mudou e está em constante evolução. Novas formas de trabalho surgem ao longo dos anos e, atualmente, diversos empregos dependem das bicicletas.
Entregadores usam esse meio de transporte alternativo para fazer diversas entregas de alimentos, mantimentos para casa, documentos e compras feitas online, em caminhos que podem ser longos.
Nesse quesito, o ciclismo urbano fortalece a ideia de que a prática vai além de descontração e esporte, porque pode ser dinâmica. O que importa é cada pessoa adaptá-la ao próprio cotidiano e estar confortável para pedalar pela cidade. 

Ciclovias e ciclofaixas

As ciclovias, ciclofaixas  e ciclorrotas facilitam os trajetos a serem pedalados, já que o ciclista tem um espaço delimitado e exclusivo para andar de bicicleta no próprio ritmo e em maior segurança. 
A ciclovia tem uma separação física em relação aos carros e costuma ser em canteiros centrais ou prolongamentos das calçadas, enquanto a ciclofaixa é uma área sinalizada na própria via indicando a faixa reservada para as bikes. Já a ciclorrota é uma indicação do melhor caminho para o ciclista, compartilhando a via.
As malhas cicloviárias estão sendo implementadas em maior quantidade em diversas cidades brasileiras, garantindo mais facilidade para os ciclistas e trazendo mais visibilidade para essa forma de transporte.

Bicicleta ideal

Existem diversos modelos de bicicletas que se adequam às necessidades, ao tamanho e ao gosto de cada um, mas todos podem se beneficiar de acessórios que trazem mais comodidade e segurança. 
O farol é importante para deixar a direção mais iluminada e pode ser colocado no guidão e na parte traseira como um sinalizador. Assim, os demais ciclistas e motoristas podem se enxergar melhor. Deve-se usar sempre luz branca na frente e vermelha atrás, para rápida identificação do sentido em que o ciclista está trafegando. 
Outros acessórios que podem ser acrescentados são a buzina, para sinalizar e melhorar a comunicação, e o espelho retrovisor, que possibilita perceber quem está se aproximando  para ter mais segurança em curvas e mudanças na faixa. 
duas mulheres andando de bicicletas vermelhas.

Preparação

Além de ter uma bicicleta ajustada ao seu corpo, é indicado usar roupas que tragam ainda mais comodidade. No cotidiano, cada ciclista pode utilizar vestes à sua escolha que sejam mais leves e que não limitem o movimento, bem como calçados que fiquem firmes nos pés.
Caso a bike seja usada como transporte para chegar ao trabalho, uma opção é fazer o percurso com uma roupa mais casual e confortável, e trocá-la assim que chegar ao destino. Assim você passa o dia com uma roupa limpa e pedala sem preocupação 
Em dias de inverno, pedalar pode esquentar um pouco. Mas se for necessário, há a possibilidade de usar uma blusa com zíper e tirá-la quando a temperatura estiver agradável. 

Importância do ciclismo

Essa prática é uma alternativa para os deslocamentos urbanos, podendo conectar os destinos, torná-los mais acessíveis e flexíveis, utilizando mais de um transporte. É mais rapidez, conforto, individualidade e dinamismo graças à bicicleta. 
O ciclismo é importante para o meio ambiente por não utilizar combustíveis que poluem a atmosfera e liberam CO2, um dos responsáveis pelo efeito estufa. Assim, ele é mais sustentável que as outras formas de transporte. 
A saúde também é beneficiada, visto que é possível uma vida mais ativa O exercício proporciona o fortalecimento dos músculos, melhora a circulação sanguínea, diminui o nível de estresse, torna as noites de sono melhores e muito mais.

Aluguel de bicicleta

O aluguel de bicicleta é uma ótima opção para quem quer começar a pedalar e praticar o ciclismo urbano. Pensando nisso, a indicação é o Bike Itaú, um sistema de aluguel de bicicleta compartilhada disponibilizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Pernambuco e Santiago (Chile). 

Bike Itaú

Para começar a usar bike Itaú, é preciso fazer o download do aplicativo na App Store ou no Google Play e se cadastrar. Ao selecionar a cidade em que deseja pedalar, as opções de planos são apresentadas, variando em diário, mensal, anual, com mais especificações em cada localização.
Com o aplicativo, você pode alugar bicicletas, localizar-se com um mapa, acompanhar as viagens em tempo real e saber onde estão as estações mais próximas. Isso facilita na decisão dos trajetos, então você economiza e chega mais rápido nos destinos. 

Confira mais conteúdos exclusivos 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ciclismo urbano, que tal conferir mais conteúdos como este? Aqui em nosso blog, você acompanha conteúdos sobre as bicicletas e fica por dentro do assunto!
Se você ainda tem dúvidas sobre a Bike Itaú, confira mais detalhes no site e assine um plano para começar a pedalar com conforto, praticidade e economia nas suas viagens diárias!