Descubra como calibrar pneu de bicicleta

Andar de bicicleta é muito mais confortável quando os componentes estão em pleno funcionamento. Banco na altura certa, correntes lubrificadas e pneus regulados fazem toda a diferença no pedal. Por isso, é importante que você saiba fazer algumas manutenções, como calibrar pneu de bicicleta.

pneu de bike é um elemento que merece atenção redobrada. Quando está em bom estado de conservação e com a pressão de ar certa, ele evita acidentes e o mau desempenho do pedal. Agora, é hora de aprender como calibrar pneu de bicicleta de uma forma descomplicada!

Para que serve a calibragem?

calibragem do pneu da bicicleta garante uma condução confortável com amortecimento. Se os pneus não estão cheios na pressão certa, os impactos na superfície são maiores. Portanto, se passar por terrenos irregulares (com pedras e buracos), seu corpo se moverá ainda mais conforme os desníveis.

Nesses momentos, se não há estabilidade na bicicleta, alguns acidentes podem acontecer. Cair da bike é normal em determinadas situações, mas deve ser evitado para manter a integridade do ciclista. Afinal, depois do pedal, a rotina continua e estar machucado pode atrapalhar a execução das demais atividades.

Como o atrito no chão é maior, o cansaço também pode aumentar. Quanto a isso, a qualidade e o material do pneu interferem. Se ele estiver careca, há o risco de furar, a aderência no asfalto diminui e a bicicleta escorrega nas curvas.

Para saber quando é o momento ideal de calibrar, basta prestar atenção no conforto do pedal e nos pneus. Assim que reparar que eles estão murchando, é hora de enchê-los até a pressão certa novamente.

O que acontece se calibrar da forma errada?

Se o volume de ar estiver acima do suportado pelo pneu, ele pode escorregar nas curvas, perder aderência e os impactos no chão são mais sentidos pelo corpo. Se estiver abaixo, a estabilidade diminui, ele pode furar com facilidade e a bike demora para pegar velocidade.

Todos esses aspectos afetam o conforto durante o pedal. Quanto mais o corpo sente os impactos e tem que se esforçar para ficar veloz, mais o ciclista se cansa no percurso.

Qual é a pressão para cada pneu?

Antes de saber como calibrar pneu de bicicleta, é necessário entender qual é a pressão adequada. A resposta não é única, pois a quantidade depende do peso do ciclista, do tipo de pneu, da finalidade da bike e, consequentemente, da superfície a percorrer.

No geral, é recomendável seguir as instruções técnicas do fabricante do pneu. A quantidade mínima e máxima a ser calibrada já vem marcada na própria borracha. Assim, a pressão ideal para cada pessoa está dentro desse intervalo indicado.

A pressão não tem a ver, necessariamente, com a quantidade de ar que vai dentro da borracha. Ela é calculada pelo espaço de cada pneu de bicicleta. Quanto maior ele for, mais ar ele contém; quanto menor, menos ar. Com a pressão, é o contrário. Por exemplo, em pneus mais estreitos, como de speed, a pressão é maior.

imagem da parte de trás de uma bicicleta na grama com uma pessoa de tênis azul

Calibragem

No caso de pedal em trilha ou estrada de chão, é indicado usar calibragem um pouco mais baixa. Essas superfícies precisam de mais tração, que pode ser proporcionada pela baixa pressão. Já em asfaltos, estradas mais firmes e subidas, a calibragem precisa ser maior para aumentar a rolagem e a eficiência.

Outro fator que pode variar é o tipo de pneu: tubeless ou com câmara de ar. O primeiro não tem a câmara de ar e aguenta calibragens mais baixas que as indicadas nas tabelas de pressão.

Como calibrar pneu de bicicleta?

Como existem diversas variações para a pressão, é indicado seguir a informação do próprio fabricante. A recomendação fica na lateral do pneu, variando de acordo com terreno, chuva e com o peso que está sendo carregado (ciclista+carga). Geralmente, atrás calibra-se com mais pressão e na frente com um pouco menos.

Algumas são ainda mais precisas e separadas por aro, pneu traseiro e dianteiro. De acordo com a tabela, por exemplo, a calibragem para pneu com aro 29 varia entre 30 a 40 psi.

Esse mesmo intervalo é indicado para os modelos com câmara do pneu com aro 26.  Por isso, o ciclista deve se atentar ao peso e ao tipo de pneu para descobrir a pressão certa. Vale lembrar que ele pode manter aquela que for mais confortável entre a mínima e a máxima recomendadas.

Ferramentas para calibrar o pneu

Para calibrar pneu de bicicleta, é preciso utilizar um calibrador, como os de posto de gasolina, ou bombas de ar. As bombas manuais de pé ou de mão possuem um mecanismo que é pressionado para levar o ar e podem ser acompanhadas pelo manômetro.

Cada modelo de bomba se encaixa em um tipo de válvula: bico fino (presta) ou bico grosso (schrader). A mais grossa se assemelha às bombas de carros e a mais fina facilita a entrada de ar. Normalmente, a válvula de bico fino não é compatível com o calibrador dos postos de gasolina, sendo necessário um adaptador.

Assim, o segredo da calibragem é a atenção aos detalhes. Modelo de pneu, pressão, peso, terreno e equipamentos certos são os principais elementos que devem ser analisados com cuidado para essa manutenção na bicicleta.

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