Sobre a tembici

Cair de bike: dicas de como perder o medo

Atualizado em 02 mar. 2022 Segurança Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.

As bicicletas são grandes aliadas no dia a dia. Afinal, com elas, temos mais praticidade para nos deslocar, além de ser mais econômicas e sustentáveis. Por isso, ao inseri-las na rotina, é preciso ter em mente algumas dicas para evitar cair de bike.
Então, se você tem medo de cair de bike, nós desenvolvemos um conteúdo com as principais dicas para evitar que isso aconteça. Afinal, queremos que você tenha uma pedalada agradável.

Respeite seus limites

Se você é iniciante no universo das bicicletas, é importante sempre respeitar seus limites. Por isso, comece inserindo aos poucos as bikes na sua rotina, como, por exemplo,para ir para um passeio sem pressa para se acostumar com o equilíbrio. Assim, gradualmente, você irá se acostumando e perdendo o medo de cair de bicicleta.
Afinal, é comum ter medo de andar de bicicleta no início. Por isso, é importante se habituar às bikes aos poucos, pedalar em parques ou praças para ganhar confiança e equilíbrio, assim você ganha intimidade com a bicicleta em um ambiente mais tranquilo. Além disso, optar por realizar pedaladas mais curtas ou trajetos intermodais é uma excelente opção. 
Os trajetos intermodais são muito úteis e práticos para o dia a dia, já que a pessoa pode começar sua viagem optando pelas bicicletas e terminá-la caminhando ou escolhendo outro meio de transporte. Além disso, também é possível iniciar seu trajeto de outra maneira e terminá-lo pedalando.
Assim, se você está se perguntando como perder o medo de cair de bike, saiba que realizar viagens intermodais é uma excelente maneira. Verifique qual é a estação de bikes compartilhadas mais perto do seu percurso e curta sua pedalada!

Deixe o medo de lado

É normal para os inciantes perder o equilíbrio da bike e, consequentemente, acabar sofrendo uma pequena queda. Por este motivo, é preciso sempre avaliar a situação e saber lidar com aquele momento.
Não tenha medo de tentar andar novamente de bicicleta e acabar caindo de bike. Para ajudar você a manter o equilíbrio da bici no início, que tal ter em mente algumas dicas de como andar de bicicleta? Elas podem ajudar nessa nova jornada e deixar você mais confiante ao pedalar.
Além disso, caso aconteça de ver alguma pessoa caindo de bicicleta na sua frente, avalie a situação e tente ajudar com as possibilidades que estão ao seu alcance. Pensando nisso, separamos duas dicas de como lidar nessas ocasiões. 

Ofereça apoio

Ajude a pessoa a levantar e a se acalmar. Se houver algum ferimento leve, lave com água e fique com ela por alguns minutos para que se recupere do susto.

Peça ajuda

Na eventualidade de ser necessário apoio médico, evite mover a pessoa para a emergência. Siga as instruções ao telefone e permaneça com a pessoa até a ajuda chegar.

Iniciantes na bike

Para os iniciantes na bicicleta que estão se perguntando como perder o medo de andar de bicicleta na rua, uma excelente maneira é começar a pedalar por trajetos em que eles se sintam mais confortáveis, seja na rua, seja em ciclovias. Pensando nisso, uma ótima opção para quem está começando agora a pedalar são as bikes compartilhadas.
O melhor dessas bicicletas é que você pode encontrá-las em diversos pontos estratégicos das cidades. Basta caminhar até a estação de bike compartilhada, escolher o plano ideal para o seu trajeto e curtir a pedalada. Muito prático, não é mesmo?
Além disso, com as bikes compartilhadas, a economia é garantida, já que as bicicletas alugadas contam com um excelente custo-benefício. Para te ajudar a organizar suas finanças, conte com a nossa calculadora. Com ela, é possível calcular viagens mais econômicas e sustentáveis.

Outras vantagens da bike

As bicicletas oferecem  diversos benefícios para você e a sociedade, como a diminuição da emissão de gases poluentes. As bikes não precisam de combustíveis fósseis para realizar as viagens, por isso, elas não emitem CO2, causador do efeito estufa e de chuvas ácidas.
Pessoa levantando do chão.
Além disso, com as bikes, as pessoas podem movimentar ainda mais o corpo ao pedalar, contribuindo para seu bem-estar e saúde. Entre os benefícios de andar de bike estão: melhores noites de sono, maior resistência muscular e melhora da coordenação motora.

Bike Itaú

A Bike Itaú conta com excelentes planos que se encaixam perfeitamente à sua rotina, o que ajuda a inserir a laranjinha no seu dia a dia. Você pode escolher o melhor plano no nosso app ou nos autoatendimentos em nossas estações.
Além disso, no nosso aplicativo, você também pode verificar qual a estação mais próxima e se há bikes disponíveis. Depois de terminar a pedalada, deixe a bicicleta no ponto mais perto e lembre-se de se certificar de que a laranjinha está travada.

Conheça um pouco mais sobre o assunto

Gostou de saber um pouco mais sobre nossas dicas de como perder o medo de cair de bike e o que fazer quando isso acontecer? Então, não deixe de conferir nossos outros conteúdos desenvolvidos especialmente para você!