Sobre a tembici

Quanto tempo devo pedalar por dia: 3 dicas para o pedal diário

Atualizado em 25 nov. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.
Quanto tempo devo pedalar por dia: 3 dicas para o pedal diário

Quanto tempo devo pedalar por dia?” é uma dúvida de muitas pessoas que estão começando a pedalar. No entanto, isso não é algo fixo para essa atividade, pois ela se adapta à rotina de cada ciclista. Enquanto algumas pessoas estão acostumadas a pedalar por horas, outras preferem curtas pedaladas.

No entanto, é possível estipular um tempo mínimo para andar de bicicleta todos os dias, criando um hábito saudável que proporciona maior disposição e diversos benefícios ao corpo. Saiba como defini-lo a partir das dicas abaixo!

Há um tempo ideal para pedalar diariamente?

Se você se pergunta “quanto tempo devo pedalar por dia”, não se preocupe, pois a quantidade recomendada por especialistas é pequena. O ideal é que as pessoas pedalem 30 minutos de bike por dia, o que pode ser considerado um curto período em comparação com outras atividades cotidianas.

Normalmente, ciclistas iniciantes começam a pedalar nas horas vagas, com percursos variados, que podem ter diferentes durações. Já ciclistas mais experientes possuem maior constância e treinos mais intensos, com trajetos maiores e mais difíceis, em um tempo que depende do ritmo do pedal.

Portanto, o mesmo percurso pode ser mais ou menos rápido dependendo do ritmo de cada ciclista. Então, o ideal é evoluir o pedal aos poucos: começar por trinta minutos, aumentar a duração e o ritmo, depois mudar as rotas. Assim, a familiarização com a atividade é gradual e o ciclista cria confiança no pedal.

Em geral, a prática de esportes não deve ser feita de forma intensa no primeiro momento. O corpo tem um período de adaptação que deve ser respeitado, evitando lesões que comprometem a saúde do músculo e interferem na realização das demais tarefas do dia.

Por isso, com esse período mínimo, o corpo se movimenta de maneira segura, aumentando a resistência a cada dia de treino e promovendo a qualidade de vida. Assim como todo novo hábito, os resultados são graduais e não é necessário ter pressa para evoluir no pedal.

bike Itaú

Se este é um novo hábito, uma dica que pode incentivar e facilitar o pedal é usar o sistema de compartilhamento bike Itaú. Ele está disponível em diversas regiões do Brasil e permite viagens curtas, até 30 minutos, ou mais longas de acordo com os planos de utilização, que possuem valores diários que cabem no seu orçamento.

Com as laranjinhas, pedalar diariamente se torna algo dinâmico e com experiências únicas, já que elas podem ser utilizadas onde e quando você preferir. Assim, essa atividade pode ser adaptada à rotina de qualquer pessoa!

Quais são as vantagens de pedalar todos os dias?

Se “quanto tempo devo pedalar por dia” não é mais sua dúvida, mas você quer saber quais são os ganhos da atividade, vamos contar. Há inúmeros benefícios de andar de bicicleta diariamente, e eles são obtidos após a prática regular de, no mínimo, 30 minutos.

Ao pedalar, o corpo se movimenta e os músculos são fortalecidos, como o quadríceps, os glúteos, as coxas, as panturrilhas e os braços. Segundo o Instituto Trata, essa atividade ainda ajuda a fortalecer a musculatura dos joelhos, evitando dores repentinas, desde que a postura esteja adequada.

Não apenas os músculos saem em vantagem, mas também os sistemas cardiovasculares. O pedal de meia hora, ao ser frequente, pode contribuir para a saúde do coração e, de acordo com cardiologistas, reduz em 50% o risco de infarto, devido ao controle da pressão arterial.

A saúde mental é mais uma beneficiada por essa atividade física. É comum que, após pedalar, as pessoas sintam leveza, tranquilidade e sensações de bem-estar. Tudo isso é resultado do aumento da produção de serotonina e endorfina, hormônios que proporcionam a felicidade e o efeito antiestresse.

Com o corpo menos tensionado, as noites de descanso se tornam melhores. Conforme a Unimed afirma, os níveis desses hormônios relaxam o corpo e levam a um sono saudável.

Homem andando de bike.

O que é essencial para pedalar todos os dias?

Mais do que responder à dúvida “quanto tempo devo pedalar por dia”, é comum que as pessoas busquem saber como introduzir essa prática no cotidiano. Para isso, temos três dicas que vão melhorar seu pedal!

Organize sua rotina

Apesar de ser pouco tempo, 30 minutos nem sempre estão livres na rotina de muitas pessoas. Nesse caso, a rotina pode ser organizada a fim de manter esse período livre, o tempo pode ser reduzido em dias excepcionais ou a bike pode ser utilizada como transporte no dia a dia. Para isso, uma saída é utilizar bike Itaú!

Por se tratar de uma atividade física, o ideal é praticá-la quando há menos incidência de sol. Antes das 9 horas da manhã e após as 16 horas, a prática se torna mais segura, evitando dores de cabeça e tontura.

Respeite os limites do seu corpo

Se tiver dúvida sobre quantos km andar de bike por dia, a resposta está atrelada aos limites do corpo. Pedale apenas as distâncias que seu corpo aguenta, pois os músculos podem se sobrecarregar, causando cansaço e lesões que podem prejudicar o bem-estar.

Ao reparar indícios de lesões, evite pedalar até que o músculo esteja recuperado. Procure ajuda médica para identificar a gravidade e receber orientações, a fim de tratá-la corretamente e acelerar a recuperação.

Tenha constância

A cada 30 minutos, o corpo se acostuma com o pedal e permite que maiores distâncias sejam percorridas. Logo, o tempo também aumenta e se torna cada vez mais presente na rotina.

Com o hábito constante, o desempenho no pedal também melhora. O equilíbrio se mantém, a resistência do corpo aumenta e suporta percursos com maior nível de dificuldade.

Pedale diariamente com a bike Itaú!

“Quanto tempo devo pedalar por dia” já não é mais uma dúvida, mas agora temos uma dica extra: pedale com a bike Itaú! Seja por apenas 30 minutos, seja em viagens mais longas, as laranjinhas garantem o conforto, segurança e economia no pedal.

Com planos que variam pela frequência de uso, você pode pedalar por um valor acessível e ter experiências únicas com a bicileta. Escolha um plano, que atenda às suas necissadades e respeite seu orçamento, e comece a pedalar!

Tags:
Compartilhe: