Sobre a tembici

Pontos turísticos de Salvador: conheça 5 locais para visitar na capital baiana

Atualizado em 08 dez. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Pontos turísticos de Salvador: conheça 5 locais para visitar na capital baiana

roteiro para aproveitar seus dias de férias ao máximo. Para isso, que tal incluir alguns pontos turísticos de Salvador e conhecer as atrações pedalando com uma bicicleta compartilhada?

Salvador é uma cidade mágica, repleta de histórias e pontos turísticos de tirar o fôlego. Para conhecer a cidade e visitar locais com uma beleza natural única, leia este guia com sugestões. Todas as opções podem ser visitadas de bike!

Pelourinho

Um dos pontos turísticos de Salvador recomendado pelos moradores e muito procurado pelos visitantes é o Pelourinho. A paisagem é composta por casas coloridas, arquitetura colonial barroca portuguesa, chão de pedra e extensas ladeiras.

O bairro fica repleto de turistas tanto durante o dia quanto à noite. Conta com restaurantes e bares que apresentam a culinária local. Portanto, se você quer experimentar acarajé, moqueca e carne de sol, a dica é almoçar ou jantar nos estabelecimentos da região.

Para chegar ao local, não é necessário ficar parado no trânsito, pois existem bicicletas disponíveis. Com elas, é possível economizar tempo no trajeto, que pode ser mais demorado nas épocas de temporada, quando o turismo em Salvador movimenta a cidade.

Igreja Nosso Senhor Bonfim

O Santuário Nosso Senhor Bonfim é um dos passeios em Salvador para quem deseja se conectar com a religião católica e ver uma das obras arquitetônicas que a cidade reserva. A estrutura foi construída em 1772 com azulejos importados de Portugal no século XIX.

A igreja tornou-se um dos pontos turísticos de Salvador por apresentar a famosa paisagem de amarração de fitinhas coloridas. Para chegar até ela e seguir a tradição de fazer um pedido, basta se direcionar para a Praça Senhor do Bonfim, caminhando, pedalando ou com os ônibus de turismo.

Lagoa dos Dinossauros

Com acesso gratuito, a Lagoa dos Dinossauros é outro ponto turístico que não pode faltar no seu roteiro de viagem para Salvador. Ela possui esculturas de tamanho real dos animais, que emitem sons característicos com a aproximação das pessoas.

É uma ótima opção para as crianças se divertirem e conhecerem os animais vistos na televisão. Por ser aberto, o local também pode ser visitado em dias de sol, quando é possível aproveitar ao ar livre.

Devido à localização na Av. Prof. Manoel Ribeiro, esse é mais um dos pontos turísticos de Salvador em que a bicicleta pode ser utilizada facilmente. A partir de bairros próximos, como Pituba e Armação, leva cerca de 20 minutos. Vale lembrar que a entrada no parque é feita por ordem de chegada, então antecipe-se!

Farol da Barra.

Praia de Itapuã

Se você adora curtir uma praia, não deixe de conhecer a praia de Itapuã. Homenageado nos versos de Vinicius de Moraes e Caetano Veloso, o local encanta pelas águas cristalinas e pelas piscinas naturais que se formam em algumas épocas do ano.

O visual fica completo com o farol, que se vê em uma extremidade, e com a orla repleta de coqueiros. Para aproveitar o dia na praia, os turistas indicam comer porções de carne de sol e frutos do mar, vendidas nas barracas ao redor da orla.

Farol da Barra

Localizado no Forte de Santo Antônio (uma das construções militares brasileiras mais antigas da cidade), o Farol da Barra é um dos pontos históricos que não podem faltar no seu roteiro de férias.

Mais que apreciar o exterior do local, os turistas podem visitar o Museu Náutico da Bahia. Apesar de ser aberto ao público de forma gratuita, é necessário agendar um horário para visitação. Essa é uma forma de limitar a quantidade de pessoas por vez, tornando a experiência mais agradável e organizada.

Como turistar com as bikes compartilhadas

Para aproveitar ainda mais a estadia em Salvador, faça os passeios utilizando o sistema de compartilhamento de bicicletas. Elas estão espalhadas por pontos estratégicos da capital baiana, permitindo a conexão entre os principais bairros e melhorando a mobilidade urbana.

Com as bikes compartilhadas, você pode conhecer os pontos turísticos de Salvador com praticidade. Dessa forma, o trânsito não é um problema, e os trajetos são feitos em menor tempo, evitando atrasos e tendo um descanso maior.

Bike Itaú

A bike Itaú Salvador é o principal sistema de bicicletas compartilhadas, com planos que se encaixam perfeitamente no seu bolso e na sua rotina. Para verificar as ofertas, basta realizar o cadastro e consultar no aplicativo ou, se preferir, diretamente nas estações.

No aplicativo, também é possível verificar qual é a estação mais próxima, se há bikes disponíveis e vagas livres para devolução. No total, há mais de 50 estações espalhadas pela cidade, o que facilita a utilização de onde quer que você esteja.

Experimente a bike Itaú pelo Brasil!

Agora que você já sabe quais pontos turísticos de Salvador podem melhorar suas férias, que tal garantir uma boa locomoção na capital baiana com a bike Itaú? Cadastre-se pelo aplicativo e selecione um plano econômico, tendo a facilidade de pedalar uma laranjinha quando quiser!