Sobre a tembici

O que fazer em Salvador? 3 atrações para conhecer de bike

Atualizado em 25 nov. 2022 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
O que fazer em Salvador? 3 atrações para conhecer de bike

Tem viagem marcada para o Nordeste e já começou a planejar o que fazer em Salvador? Pesquisar previamente os pontos turísticos e organizar os passeios pode ser bastante útil, tendo em vista a infinidade de atrações que você encontra na cidade.

Então, se a sua preocupação é o que fazer em Salvador, fique tranquilo, pois opção é o que não falta! A cidade histórica tem muito a oferecer, e vale a pena conhecê-la com calma, desfrutando cada minuto dos cenários e sabores de tirar o fôlego!

Para ajudar no planejamento da sua viagem para Salvador, separamos três dicas de passeios de bike para fazer durante a estadia. Além de serem divertidos, eles são ótimos para imergir e conhecer um pouco mais da cultura local. Confira as nossas sugestões e boa leitura!

Salvador: uma cidade histórica cheia de belezas naturais

Com sol o ano inteiro e uma gastronomia marcante, selecionar o que fazer em Salvador não é uma tarefa difícil. O destino é muito buscado por turistas nacionais e internacionais devido às suas praias e ilhas exuberantes, com águas cristalinas que parecem ter saído de um filme.

A terra do acarajé, do vatapá e do azeite de dendê guarda muita história, afinal, possui mais de 400 anos de existência! Nomeada a primeira capital do Brasil, os resquícios das memórias estão por toda a parte, especialmente na arquitetura das construções localizadas no Centro Histórico.

Diante desse cenário, planejar o que fazer em Salvador é fundamental para que você organize o seu tempo e aproveite ao máximo a cidade. Para facilitar os seus passeios, nossa dica é que você alugue uma bike para se deslocar com mais facilidade.

3 atrações em Salvador para conhecer de bike

Para te ajudar a decidir quais passeios em Salvador fazer, selecionamos três dicas de atrações imperdíveis para conhecer de bike. Separe um capacete, o cantil de água e o protetor solar e considere as nossas sugestões!

Parque de Pituaçu

Quem não gosta de descobrir dicas de Salvador para passear gastando pouco ou até mesmo nada? Programas acessíveis são ótimos para economizar sem abrir mão da diversão!

Esse é o caso do Parque de Pituaçu. Com entrada gratuita, ele está localizado na orla marítima e ocupa mais de 420 hectares dispostos ao longo de quase 15 km de extensão. O parque é um dos principais pontos turísticos de Salvador e oferece diversas atrações para adultos e crianças.

Se você gosta de praticar atividades físicas, o complexo oferece duas quadras poliesportivas, pista de skate e de patinação. Para quem prefere pedalar, há trechos leves e trilhas medianas, com algumas subidas e terreno arenoso.

Praia de Salvador com o Farol da Barra atrás.

Cidade Baixa

Tirou o dia para conhecer a Cidade Baixa? Em uma única manhã ou tarde, é possível conhecer os principais bairros da região: o Bonfim, a Ribeira e o Monte Serrat. Aqui, a nossa sugestão de roteiro em Salvador começa pelo Mercado Modelo.

Você pode alugar uma bicicleta compartilhada da bike Itaú no posto 16 (Terminal da França), que fica a poucos metros do Mercado. Na sequência, você pode passar pela Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, fazer uma parada na Feira de São Joaquim e seguir para o Ribeira.

Em seguida, conheça a icônica Igreja do Bonfim, famosa por ter milhares de fitinhas amarradas nas grades da fachada. Para encerrar o trajeto, visite o Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat e o Farol de Humaitá, que fica ali ao lado. Essa região é muito conhecida por ter um dos mais belos pores do sol da cidade.

Centro Histórico

O polígono do Centro Histórico de Salvador, formado pela arquitetura colonial e por inúmeros monumentos, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, tamanha a sua importância e valor. Portanto, dedicar uma tarde para conhecer essa região é uma ótima forma de admirar a cultura local e a história da cidade.

Assim como grande parte dos moradores costuma se deslocar de bike em Salvador, você pode fazer o mesmo para passear pelo Centro Histórico. Para chegar a essa parte da cidade, dependendo de onde estiver, vale aproveitar o Corredor da Vitória, uma larga avenida coberta por árvores que liga a Barra até a região central.

Economize com locomoção utilizando a bicicleta compartilhada

Para conferir todas as atrações que sugerimos, você pode contar com o serviço de bicicleta compartilhada e se locomover de forma mais econômica e prática. Para tanto, invista na bike Itaú, presente não somente em Salvador, mas também em outras cidades do Nordeste, como Recife e Olinda.

Com planos acessíveis, é uma ótima forma de explorar a cidade sem se preocupar onde vai estacionar o carro ou com os preços do combustível. O melhor é que há dezenas de postos para retirada e devolução da bike ao longo da cidade.

As estações estão localizadas em pontos estratégicos, justamente para facilitar os seus roteiros enquanto explora a capital baiana. Portanto, se você pretende visitar a cidade, baixe o aplicativo e confira com antecedência onde encontrar os postos.

Vai para Salvador? Conte com a bike Itaú!

Após conferir nossas dicas, já sabe o que fazer em Salvador? A cidade oferece muitas atrações e é o destino perfeito para quem gosta de história, comida boa e lindas praias. Na sua próxima visita a esse pedaço do paraíso nordestino, conte com a bike Itaú e desloque-se pedalando!