Sobre a tembici

Dicas de trânsito: aproveite a pedalada com mais segurança

Atualizado em 09 jan. 2023 Dicas Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Dicas de trânsito: aproveite a pedalada com mais segurança

Andar de bicicleta pela cidade pode ser um desafio para quem não está acostumado com a movimentação dos demais veículos. Por isso, com algumas dicas de trânsito que podem facilitar os caminhos percorridos diariamente, você fica preparado para qualquer situação.

Com estas dicas de trânsito, você vai se sentir mais seguro para pedalar não apenas em parques, mas também nas demais vias do espaço urbano. Aproveite a liberdade de pedalar em segurança por todos os trajetos necessários, em curtas ou longas distâncias.

1. Prefira as ciclovias e ciclofaixas

Um dos benefícios de andar de bicicleta pela região metropolitana é a disponibilidade de uma malha cicloviária em diversos pontos estratégicos. Com ela, há uma maior segurança para pedalar nos espaços destinados apenas aos ciclistas, sem a preocupação de dividir com outros veículos.

É comum que carros e motocicletas ocupem a maior parte da via, gerando uma disputa por espaço, mesmo que ciclistas tenham o direito de andar no mesmo local. Portanto, a dica é manter-se nas ciclovias sempre que possível, a fim de evitar acidentes e garantir mais agilidade nos trajetos.

Apesar de ciclovia e ciclofaixa serem específicas para o trânsito de bicicletas, os ciclistas podem seguir caminho junto aos demais transportes. De acordo com as regras de trânsito, é permitida a circulação na via, desde que siga o mesmo sentido dela, e pelas laterais, sem haver ultrapassagem.

2. Atente-se às direções

Por mais que muitas ciclovias e ciclofaixas coincidam com faixas de pedestres, é possível que algumas não apresentem um bom planejamento nem uma continuação. Nesses casos, é preciso atentar-se à sinalização dos semáforos para atravessar quando for seguro.

Além disso, como mencionamos, é importante seguir a mesma direção dos outros veículos. Então, evite fazer mudanças repentinas na via, para não causar acidentes. Caso seja necessário, retorne pela ciclovia e direcione-se para o lado desejado.

A circulação na contramão só deve ser feita em casos excepcionais, quando as autoridades de trânsito permitirem. Nas calçadas, o trânsito também é proibido, visto que os pedestres circulam por ela e são prioridade nesse espaço. Lembre-se sempre de seguir as leis de trânsito para ciclistas.

3. Use uma boa iluminação

Uma das dicas de trânsito mais importantes para os ciclistas é equipar a bicicleta com uma boa iluminação. Durante o dia, apenas a luz do sol é suficiente para o pedal, mas pode haver dificuldade à noite, em vias que não apresentam postes.

Nesse caso, o ideal é que a bicicleta tenha uma lanterna ou um farol dianteiro e um traseiro. Com o feixe de luz, fica mais fácil visualizar o caminho à frente e ser identificado onde estiver pedalando. Para isso, também é possível usar um sinalizador com luz vermelha e posicioná-lo abaixo do selim.

Alguns ciclistas complementam os acessórios com uma lanterna para capacete. Esse modelo é ideal para levar a luz a mais direções, já que não é fixo na estrutura da bicicleta e intensifica o outro feixe.

Pessoa andando de bike.

4. Não esqueça da sinalização

A principal dica de segurança no trânsito é utilizar a sinalização para indicar as direções. As bicicletas não possuem setas como os carros, de modo que os sinais são feitos com as mãos e os braços do ciclista.

Os sinais utilizados por quem anda de bike são universais, mas nem todo ciclista iniciante os conhece. O mais conhecido é a parada, indicada pelo braço levantado para cima com a mão aberta. Outros também comuns são as conversões à direita e à esquerda, em que o braço é esticado para a lateral correspondente.

Para indicar que há um obstáculo à frente (por exemplo, buracos e barreiras), o ciclista deve esticar o braço para baixo em direção diagonal, indicando o local. Isso deve ser feito apenas para leves desvios.

Em um cruzamento, seguindo linha reta, deve-se levantar o braço em uma altura que mantenha o cotovelo dobrado. A mão fica com a palma para dentro e realiza um movimento de “vai e vem”, como se fosse um sinal de adeus, mas indicando a direção para a frente.

5. Siga as regras

Uma das dicas de trânsito que não poderia estar fora desta lista é seguir a legislação . Se você está iniciando no mundo das bikes, tire um tempo para conhecer os direitos e deveres do ciclista. Afinal, assim como os demais condutores, estes seguem placas específicas para contribuir para a mobilidade.

Além das placas de sinalização que orientam a movimentação das bicicletas, há outras regras do ciclismo. Algumas já foram citadas por aqui, como a circulação no mesmo sentido dos demais veículos e a proibição das bicicletas nas calçadas.

Outras são:

  • manutenção da bicicleta frequente;
  • utilização de equipamentos de segurança (campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor);
  • prioridade de passagem em relação aos outros automóveis.

Ainda assim, vale lembrar que o pedestre tem prioridade no trânsito.

Confira mais dicas com a bike Itaú!

Com essas dicas de trânsito, você vai pedalar com mais tranquilidade e segurança nas vias urbanas. Não esqueça de conferir mais indicações que vão fazer toda a diferença no seu pedal aqui no blog da bike Itaú!