Sobre a tembici

Como escolher a melhor bicicleta para iniciantes?

Atualizado em 07 dez. 2022 Pedalar Por: Redação Bike Itaú Leitura: 5 min.
Como escolher a melhor bicicleta para iniciantes?

Se você começou a pedalar agora ou pretende começar em breve, é fundamental saber escolher a melhor bicicleta para iniciantes. Isso porque o modelo da bike influencia diretamente o desempenho e o conforto do ciclista.

Além disso, há vários fatores determinantes para a primeira bicicleta ser a ideal. Por exemplo, é preciso checar a altura do ciclista e ajustar o veículo de acordo com as dimensões adequadas.

Para escolher a melhor bicicleta para iniciantes, prossiga a leitura! Ao longo deste conteúdo, você confere quais são os principais pontos de atenção a serem considerados.

Tamanho da bicicleta

Você já experimentou pedalar na bike de um amigo ou de um parente que não tinha o seu tamanho? Se sim, provavelmente, reparou que um certo desconforto surge na região da lombar e nas pernas devido ao esforço extra de cada movimento. Isso pode ter tornado as coisas mais difíceis no caminho.

Para evitar essas situações no dia a dia, a melhor bicicleta para iniciantes é aquela que faz você se sentir pronto para pedalar sem realizar o dobro de esforço, mesmo em curtas distâncias.

Então, o primeiro ponto a considerar é o tamanho da bicicleta, definido pela medição do cavalo. Traduzindo para o dicionário dos iniciantes, essa parte é a altura entre o solo e a região da virilha, que, medida com uma fita métrica, corresponde a um valor específico do quadro da bike.

Dimensões ideais do quadro

Imagine que um ciclista mede o próprio cavalo, que é de 72 cm. Como ele vai saber para que essa medida serve? Para facilitar a vida de quem ainda não sabe por onde começar, existe uma tabela universal de tamanho de quadros, a qual todos podem consultar e identificar o mais adequado.

Essa tabela é uma ajuda extra para quem quer entender o tamanho, mas não é a única maneira de escolher a melhor bicicleta para iniciantes. No caso, essa decisão varia conforme a altura, o tipo de bike e a finalidade de utilização.

O quadro é a estrutura das bicicletas em que fica o suporte para corrente, o encaixe do selim (também conhecido como banco), a caixa de direção e a maioria dos demais componentes. Assim, em relação ao tamanho do quadro, o que faz diferença no conforto e no equilíbrio é a distância entre o selim e o guidão.

Modelos disponíveis

Além de entender como escolher o tamanho da bicicleta, você precisa pensar no modelo. Isso porque há tipos de bicicleta mais indicados para quem já tem uma certa prática em pedalar.

Nesse sentido, a melhor bicicleta para iniciantes que pretendem pedalar em parques e centros urbanos é a bike urbana. Ela é confortável para o cotidiano e oferece a segurança necessária para os momentos de lazer.

No entanto, a bike urbana pode não ser interessante para quem deseja praticar esportes radicais ou pedalar em diferentes superfícies. Para esses casos, os modelos mais indicados são mountain-bike ou speed. O primeiro é ideal para diferentes superfícies. O segundo serve para quem quer alcançar alta velocidade.

Senhor andando de bike.

Iniciando a atividade

Agora que você já sabe que a bicicleta para ciclismo iniciante ideal é aquela que melhor se adapta ao seu tamanho e os modelos urbanos podem ser boas opções, vale conferir dicas úteis para iniciar a atividade.

Para andar de bike de forma confortável, lembre-se de vestir roupas que não limitem os movimentos e deixem você à vontade. Caso pretenda pedalar até o trabalho, a dica é levar uma troca de roupa na mochila.

Outra sugestão para quem está começando a pedalar é atentar-se aos percursos. Preste atenção nas placas, nas sinalizações e no tráfego ao redor. Após um tempo, esse hábito se torna natural, e você automaticamente se mantém concentrado durante a atividade.

Atente-se quanto à manutenção periódica

Saber quais são as melhores bikes não é o suficiente. Você também deve pesquisar um pouco mais sobre o modelo escolhido e se preparar para as futuras manutenções, como revisões, regulagens e troca de pneus, câmbio e outras peças.

Essas etapas podem ser realizadas com um prazo que depende da frequência de uso e dos cuidados para conservação. Para evitar desgastes e manter a bicicleta em boas condições, faça limpezas regulares, lubrifique a corrente e regule os freios, o câmbio e os demais componentes sempre que for necessário.

Bicicletas compartilhadas: uma opção interessante para os iniciantes

É ciclista iniciante e não tem uma bicicleta, mas deseja inseri-la na sua rotina como principal meio de transporte? Então, considere investir nas laranjinhas da bike Itaú! Com esse serviço de bike compartilhada, não há preocupação, nem gastos adicionais com manutenção, o que torna a opção mais prática e econômica.

planos avulsos, mensais e anuais. Fica a seu critério qual escolher. Para começar a utilizar, basta fazer o download do aplicativo na App Store ou no Google Play e cadastrar-se.

Por meio do próprio aplicativo, você também localiza as estações mais próximas. Assim, fica ainda mais fácil retirar e devolver a bike. Por fim, vale destacar que as laranjinhas são ideais para o ambiente urbano e podem ser usadas tanto por iniciantes quanto por quem já tem o hábito de pedalar.

Sendo ciclista iniciante ou experiente, conte com a bike Itaú!

Gostou de saber mais sobre como escolher a melhor bicicleta para iniciantes? Seguindo essas dicas, são grandes as chances de acertar a decisão! Agora, se prefere contar com a praticidade das bicicletas compartilhadas para pedalar, sendo ciclista iniciante ou experiente, conte com a bike Itaú!