Sobre a tembici

Ciclovia no Rio de Janeiro: dicas de passeio pela cidade

Atualizado em 20 jan. 2023 Ciclovias Por: Redação Bike Itaú Leitura: 6 min.
Ciclovia no Rio de Janeiro: dicas de passeio pela cidade

Imagine andar de bicicleta em uma ciclovia no Rio de Janeiro enquanto admira as paisagens únicas e especiais da Cidade Maravilhosa. Pontos turísticos, praias, passeios urbanos e culturais podem ser explorados ao pedalar sentindo o clima caloroso da metrópole.

As diversas opções de trajetos não se limitam apenas às regiões que atraem o turismo. Pelo contrário, elas se estendem para outras zonas e para a faixa litorânea, onde os cariocas adoram pedalar no final da tarde, marcado por um belo pôr do sol.

Quer saber qual é a ciclovia mais próxima de onde você mora ou vai se hospedar? Então, confira estas dicas e faça rotas diferentes das que já está acostumado. Afinal, não há nada melhor do que conhecer novos lugares e ter novas aventuras!

O que são ciclovias?

As ciclovias são faixas isoladas e, geralmente, paralelas às vias de automóveis. Elas apresentam uma sinalização que indica se o uso é reservado apenas para quem está pedalando ou compartilhado com os pedestres que estão caminhando e praticando exercícios físicos.

De acordo com o mapa de ciclovias do Rio de Janeiro, elas estão presentes em todas as regiões. São mais de 250 km na Zona Oeste, 130 km na Zona Sul, 50 km na Zona Norte e 9 km no Centro. Nesses caminhos, se destacam as que cortam a cidade a partir da Marina da Glória e vão até a Zona Sul.

Cada cidade tem seu próprio projeto de expansão das ciclovias e ciclofaixas, a fim de ampliar a mobilidade desse transporte sustentável, o qual incentivam o uso cada vez mais. Com esses espaços, os ciclistas têm maior liberdade para pedalar seguindo um ritmo confortável e sem disputar espaço com os demais veículos.

Malha cicloviária no Rio de Janeiro

A cidade conta com mais de 450 km de ciclovias, tornando o pedal mais confortável e seguro em faixas exclusivas para as bicicletas. Como grande parte das ciclovias são movimentadas nos diferentes períodos do dia, os projetos de extensão crescem constantemente e buscam melhorias.

Desde 2021, a prefeitura do Rio discute a possibilidade de expansão da malha cicloviária. Nesse período, segundo documento oficial divulgado, eram estimadas 123 novas faixas e trechos de ligação entre as vias já existentes e nos pontos da Estrada de Jacarepaguá, da Orla Conde e da Avenida Presidente Vargas.

No ano seguinte, o plano de ampliação foi atualizado e lançado no Dia Mundial Sem Carro. A rede de mobilidade foi revisada e houve contribuição de moradores de todas as zonas cariocas, que puderam propor ideias, compartilhar experiências e as necessidades da infraestrutura.

O planejamento, chamado CicloRio, também busca estimular o uso de bicicleta para além dos momentos de lazer, interligar toda a cidade, facilitar o acesso aos outros transportes e tornar a quantidade suficiente para toda a população.

Sugestões de trajetos na região carioca

Para você conhecer e aproveitar a cidade utilizando um meio de transporte sustentável, veja algumas dicas de passeios no Rio de Janeiro. Todos eles seguem uma ou mais ciclovias, e podem ser adaptados de acordo com a sua localização.

Zona Sul

Um dos trajetos mais comuns entre os cariocas, e que você não pode perder, é o de Copacabana a Ipanema, pela ciclovia João Saldanha. Esse trecho se estende por uma pequena parte do Arpoador e passa pela Rua Francisco Otaviano.

Se você quer um passeio de turismo no Rio de Janeiro, pela Enseada da Glória, é possível contornar toda a Marina da Glória e ainda ver o Aeroporto de Santos Dumont (e o seu monumento), o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. Assim, por essa ciclovia no Rio de Janeiro, você pode conhecer alguns cartões postais da cidade!

Rio de Janeiro.

Zona Norte

Se você é fã de futebol, não deixe de pedalar na ciclovia que contorna o Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã, e visitá-lo. Com mais de 70 anos de existência, o local já foi palco de momentos históricos, como o milésimo gol de Pelé e as finais das Copas do Mundo em 1950 e 2014.

Quem passa pela região consegue ver diversos ciclistas nesse trecho em direção às avenidas Professor Eurico Rabelo e Presidente Castelo Branco, além da Rua Mata Machado.

Zona Oeste

Ao falar em ciclovia no Rio de Janeiro, não podemos deixar de fora a da Barra da Tijuca, uma das mais extensas e frequentadas. Ela percorre a orla da Praia da Barra da Tijuca pela Avenida Lúcio Costa e pela Avenida do Pepê. Esse trajeto é uma ótima oportunidade para admirar o mar e repor as energias tomando água de coco.

Ainda na Zona Oeste, a Eco-Orla liga a Barra e o Recreio dos Bandeirantes, seguindo o trecho da reserva ecológica da Lagoa de Marapendi. Se possível, deixe esse pedal para o final da tarde, quando o pôr do sol colore a superfície da lagoa.

Centro

A partir da Zona Sul, você pode pedalar em uma ciclovia no Rio de Janeiro que tem um nome famoso: a Mané Garrincha, localizada entre o Leme e o Centro da cidade. Ela se estende pela Avenida Princesa Isabel, no bairro de Copacabana, passa pela General Severiano, em Botafogo, e segue pelo Parque do Flamengo.

Para visitar essa região andando de bicicleta, há inúmeras opções de trajetos partindo das demais zonas da cidade. Portanto, não deixe de acompanhar as rotas com um mapa cicloviário atualizado.

Conheça o aluguel de bicicleta no Rio

Se você se interessou por essas dicas, uma opção econômica e que proporciona uma experiência única é o aluguel de bicicleta no Rio de Janeiro com a bike Itaú, que está disponível também em outras cidades do país.

O sistema é encontrado em diversas estações próximas aos pontos citados e muitos outros. Isso facilita o acesso e a locomoção de quem quer aproveitar o dia da melhor forma possível, pedalando com praticidade e se conectando com o meio ambiente.

bike Itaú

Para começar a usar as bikes Itaú, basta fazer o download do aplicativo na App Store ou no Google Play e escolher entre os planos avulso, mensal ou anual. Cada opção varia pela quantidade de viagens e pelo período de duração. Opte por aquele que mais se adequar ao seu estilo de vida e orçamento.

No Rio, o diferencial é a bike elétrica, que facilita a pedalada, com um motor que impulsiona o movimento e requer menos esforço nos trajetos. Assim como os modelos convencionais, elas oferecem conforto, com um banco que se adapta ao seu tamanho, e segurança, com as lanternas de LED.

Pedale no Rio com bike Itaú!

Com essas dicas, esperamos que tenha ficado com vontade de experimentar o passeio com a bike Itaú em alguma ciclovia do Rio de Janeiro. Para começar a pedalar nas laranjinhas, acesse o nosso site. Fique por dentro das novidades no blog e veja mais sugestões de passeio ao redor do Brasil!