Conheça os campeões de bike das últimas competições
Assim como nos demais esportes, o ciclismo possui competições nacionais e internacionais. Elas acontecem anualmente, como forma de incentivo à prática e para destacar os ciclistas mais habilidosos de cada modalidade, que ficam conhecidos como campeões de bike.
A seguir, os principais campeonatos de bike serão apresentados com seus respectivos campeões. Como existe uma ampla quantidade de provas, além das que estão listadas, cada país ainda possui seus próprios circuitos e outros participantes.
Quais são as principais competições de ciclismo?
Os campeões de bike saem vitoriosos de uma série de circuitos, como os de ciclismo de estrada, mountain bike, cross country e short track. Normalmente, os participantes começam a carreira em provas nacionais e passam para as internacionais ao se acostumarem com o ritmo e adquirirem mais confiança.
No Brasil, por exemplo, os ciclistas possuem competições espalhadas por todo o território. Minas Gerais e Bahia são os estados com o maior número de provas anuais, o que se torna um atrativo para aqueles que já pedalam profissionalmente ou querem acompanhar as diferentes modalidades de bike.
O treino constante é essencial para o bom desenvolvimento para as provas. Isso porque, entre um ano e outro, mais competidores podem aparecer e conquistar os títulos, cujos vencedores anteriores procuram manter e até mesmo alcançar em distintos países.
Taça Brasil de Cross Country
O Taça Brasil é uma competição de mountain bike. A categoria que exige habilidade de pedalar na montanha e nos arredores, onde o terreno é irregular e há obstáculos. A bicicleta, nesse caso, precisa ser resistente e ter rodas mais largas para facilitar os movimentos sem que o pneu fure ou rasgue.
A cada ano, três finalistas são escolhidos para as equipes feminina e masculina. Na última edição, realizada em Goiânia, o ouro ficou com Raiza Goulão e Henrique Avancini. A medalha de prata foi entregue a Hercília Najara e Jhonnatan Botero, e a de bronze, para Leticia Candido e José Gabriel.
Brasil Ride Bahia
A competição baiana se inicia em Porto Seguro e parte em direção a Arraial d’Ajuda. São sete dias de percurso entre montanhas e demais terrenos comuns nas provas de MTB. Como o percurso é extenso, há uma equipe especializada para atendimento médico, estrutura para acampamento, alimentação e hidratação.
O atleta de bike pode disputar desde que participe de uma equipe e pedale em uma modalidade: feminina, mista, open, master (mais de 40 anos), grandmaster (mais de 50 anos), corporativa (até três pessoas), nelore (mais de 90 kg) e iron rider (dois atletas experientes em provas de longa distância ou intermediária do triatlo).
Na edição de 2022, os campeões de bike foram Henrique Avancini em primeiro lugar, Tiago Ferreira em segundo e Edson Rezende em terceiro. Na categoria feminina, os três primeiros lugares, em respectiva ordem, foram para Marcela Toldi, Naima Diesner e Daniela Costa.
Tour de France
A Tour de France é uma competição de ciclismo de estrada que se diferencia não apenas por ser na França, mas por exigir desafios: a distância (mais de 3.300 km), 21 etapas, 160 km por dia e o tempo limitado para completar o percurso. Para isso, os ciclistas precisam treinar bastante e atingir uma velocidade média de 40 km/h.
Existem etapas planas, individuais e de alta montanha. Ao longo do trajeto, as equipes usam a técnica rendez vous, um revezamento em escalera para alcançar os competidores mais rápidos enquanto gastam menos energia. Dessa forma, o líder da equipe fica atrás, protegido contra o vento forte.
Os mais rápidos da última edição no ranking geral foram o dinamarquês Jonas Vingegaard, seguido do neerlandês Dylan Groenewegen e do norueguês Alexander Kristoff. Vale ressaltar que cada dia pode ter um ciclista vencedor, mas apenas o com maior velocidade, ao término de todas as etapas, ganha o título de campeão.
Race Across América
Essa competição, conhecida como RAAM, é ainda mais desafiadora do que a anterior, pois são 1.600 quilômetros a mais no percurso. A corrida de longa distância conta com 4.830 km iniciados na Califórnia e finalizados após 12 estados, em Maryland, no leste dos Estados Unidos.
Diferentemente das demais, a hora de sono não é obrigatória, o que leva muitos ciclistas a descansarem menos e pedalarem por longas horas. Eles podem pedalar sozinhos, em equipes com dois, quatro e oito integrantes em, no máximo, 12 dias — tempo limite para o percurso e descanso.
Um dos campeões de bike deste ano na categoria masculina de quatro participantes com menos de 50 anos foi Ivan Albano. O brasileiro fez mais de 145 horas de prova, com uma média de 34 km/h ao lado de Cleyton Souza, Bernardo Kochen e José Graça.
Saiba mais sobre o mundo do ciclismo com bike Itaú!
Gostou de conhecer alguns dos campeões de bike em diferentes competições ao redor do mundo? Aqui, no blog de bike Itaú , você fica por dentro de diversas curiosidades sobre o mundo do ciclismo. Mais do que isso, você pode ter experiências únicas pedalando nossas laranjinhas!